quinta-feira, 5 de março de 2009

suspensão dianteira e guidão

O defeito na moto do Rogério trouxe várias dúvidas em relação à suspensão dianteira e o guidão das Fat Boys. Mais de um colega veio perguntar se era normal a mesa descer ou o retentor estourar e associavam ao guidão frouxo ou a moto não conseguir andar em linha reta.

Como diria Jack the Riper, vamos por partes. Inicialmente todas as FLST (Heritage, Fat Boy e Deluxe) tem o mesmo sistema de caixa de direção e suspensão e portanto o que acontecer com um modelo pode acontecer com os demais modelos.

É normal que guidão fique frouxo, principalmente se você procura uma posição mais adequada para a sua pilotagem. O guidão é preso na mesa por buchas, que com o passar do tempo acabam ficando frouxas e dando a imprensão de que o guidão está balançando. Muita gente associa isso a folga na caixa de direção, o que não é verdade. É uma vibração que pode acarretar em folga nas buchas, mas não é causa e efeito.

Outra coisa é a moto puxando para algum lado, que nas Fat Boys pode ser também por conta dos pneus maiores. Normalmente a caixa de direção apresenta folga e pode ser regulada quando você sentir a moto puxando e tiver certeza que seus pneus estão devidamente calibrados ou não estão furados (caso recente foi o furo no pneu traseiro da Fat Boy do Rodrigo, que inclusive estava achando que havia desaprendido a pilotar a moto quando na verdade vinha rodando com o pneu furado há pelo menos um mês - só calibrando o pneu sem se dar conta que podia estar furado).

E finalmente existe um terceiro sintoma (barulho ao passar em irregularidades) que aponta para a suspensão (defeito da moto do Rogério).

Dos três sintomas, com certeza o mais grave é o sintoma do barulho ao passar em irregularidades. Bem verdade que nossos escapamentos atrapalham na detecção desse sintoma, mas o barulho vem acompanhado por uma suspensão muito irregular e que quase não absorve as irregularidades do piso.

Portanto, se você sente seu guidão frouxo ou desalinhado sem perceber qualquer tipo de alteração no alinhamento da moto, provavelmente suas buchas estão necessitando de aperto ou troca.

No caso de sentir que a moto não consegue trafegar alinhada, provavelmente seu problema está na caixa de direção, que pode ser regulada no parafuso por baixo da mesa que fica em posição central na frente da moto. Lógico que você pode ter uma consequencia desse defeito que redunda em aperto das buchas do guidão.

E se você vem sentindo a frente da moto muito boba, recomendo verificar e trocar o óleo da suspensão, que ao desmontar a suspensão para essa verificação você pode se deparar com um dos parafusos que prendem a mesa quebrados (aconteceu comigo na revisão de 24000 km sem que chegasse ao extremo pelo que passou o Rogério na subida para Teresopólis). A substituição é rápida e você vai sentir uma diferença brutal no comportamento da moto.

Geralmente o aperto da caixa de direção e buchas do guidão é feito nas revisões periódicas, mas parece que você precisa reclamar isso no momento da abertura da OS porque senão essa verificação não é feita.

A troca do fluído hidraúlico da suspensão dianteira é feita a cada 16000 km (eu me precavi e mandei fazer isso fora de época e achei o parafuso quebrado), mas também recomendo que seja pedido essa troca no momento da abertura da OS como forma de precaução.

A moto do Rogério teve esse problema reclamado na revisão de 1600 km, parece que ele não foi atendido e o parafuso estourou aos 4000 km (cerca de dois meses depois). Certo que tudo foi feito em garantia (é por isso que se recomenda que as revisões dentro do período de garantia sejam feitas na autorizada), mas sempre fica a sensação de mal estar pelo acontecido, ainda mais quando se havia reclamado o defeito na revisão e mesmo assim nada foi feito até o momento em que a quebra ocorreu.

É chato ficar reclamando, mas se você tem algum problema e sua moto ainda está em período de garantia, não deixe passar em branco e faça valer o seu direito a garantia de fábrica.

Manutenção periódica é uma garantia de que a sua moto terá menos chances de parar em uma viagem.

6 comentários:

marcelo disse...

olá wolfmann, recentemente comprei uma fat okm e primeira coisa que fiz foi trocar as ponteiras por uma screaming eagles, porém agora uma vontade me consome..gostaria de trocar o guidão original por um tipo beach bar, porém sou extremamente cru neste assunto de harley. vc já andou numa fat com este guidão,? é confortável? estive na AZ motorcycle e queriam me cobrar 750,00 pelo guidão e 1200 pelos cabos aeroquip que segundo ele se não trocar nao fica bom...Salgado não? ou é o pre;co mesmo? .Aproveitando onde posso encontrar este guidão assim como cabos com um bom preço?

Desculpe por tantas perguntas mas já vi que vc é um expert em harley.

abs Marcelo

wolfmann disse...

Marcelo, o guidão beach bar é um guidão clássico e bastante largo. Já vi várias Road Kings usando esses guidões e uma Deluxe, e ambos modelos tem raiz clássica.
Nunca vi uma Fat com esse guidão e a impressão que posso te dar é de uma RK: achei que fiquei com os braços muito abertos e com o peito muito exposto ao vento frontal, na estrada isso vai ter um custo em termos de cansaço (uma solução é a adoção do WindShield).
A troca do guidão normalmente necesita de troca de cabos e dutos de fluído de freio, como você menciona cabo aeroquip parece que existe alguma confusão.
O aeroquip é um duto flexível para o fluído de freio e nas Fats a partir de 2008 já é de série (antes eram rígidos) e talvez não haja essa necessidade de troca (verifica se não vai ficar muito esticado).
Os cabos que normalmente devem ser trocados são os dois cabos do acelerador e o cabo da embreagem, além dos cabos elétricos (pisca, farol, starter e corta-corrente), mas esses estão embutidos no guidão e podem ser emendados.
Os valores indicam acessórios nacionais e não originais HDs, o que pode ou não ser um problema mais tarde por conta de coloração ou fragilidade.
O grande problema que vejo e que você não comentou é a bitola do guidão da Fat: o guidão original tem bitola 1,25 polegada, além dos risers e fixação da mesa. Normalmente só encontro o guidão beach bar com bitola de 1 polegada, o que vai acarretar troca de riser, fixação na mesa e deixar a fiação elétrica visível (o guidão de 1,25 polegada foi adotado para esconder essa fiação).
Sorte na troca do guidão e boas estradas.

Anônimo disse...

Wolfmann já tive problemas com minha fatboy 2011 e quando fui para a manutenção já fui com dicas que peguei aqui nas duas ou mais oportunidades dito e feito,portanto este blog é extremamente útil para quem tem HD bem, o fato é que faz algum tempo que percebo que o guidon da minha fat parece estar torto e procurando aqui no blog li atentamente este caso a impressão que dá é que parece que a moto caiu ou bateu só que não é este o ocorrido provavelmente as buchas estão necessitando de aperto ou troca de qualquer maneira vou levar o texto imprimido para a concessionário ou um outro mecânico aqui em Maringá Pr. muito obrigado pela dica.

Ronaldo Ramires - Maringá Pr.

Anônimo disse...

Tenho uma FAT Bob zero 2016. Rodei 300 km nela ao pegar na consecionaria. Notei em piso irregular sem acionar os freios que existe um barulho na suspensão dianteira ou cx de direção. Um Tok Tok. Tanto pra baixo qnt retorno pra cima.alfuem me dá uma dica do que possa ser????

Anônimo disse...

Tbm com o escape original ouço um barulho de válvulas batendo tipo a 1500 / 1700 rpm sem forçar. Tipo tucho batendo. É uma FAT Bob 2016 zero.
Esse motor 1600 faz esse barulhinho de válvulas????

wolfmann disse...

esse barulho pode ser caixa de direção seca ou tanque solto. Se fosse algo nas canelas você estaria vendo algum vazamento.

Sobre o barulho do motor, o Twin Cam sempre foi muito barulhento. Te sugiro comparar com outras motos para ver se o barulho também está presente.