domingo, 1 de março de 2009

Andar em grupo

Já escrevi sobre esse assunto, mas a experiência de sábado na subida da serra de Teresopólis e a aproximação da viagem para Campos do Jordão fazem com que valha a pena voltar ao assunto.

Andar em grupo significa maior segurança para os motociclistas pois impedem que outro veículo faça uma manobra perigosa contra a motocicleta e faz com que o motociclista seja visto mais facilmente.

Mas andar em grupo implica em atenção aos sinais e responsabilidade com o companheiro que vai a frente e principalmente ter disciplina. O trem de motos não é lugar para brincadeiras ou pista de corrida onde é preciso ser mais rápido do que o colega da frente, pelo contrário, para manter a segurança do trem é primordial guardar a sua posição e evitar ficar trocando de lugar a todo momento.

O capitão de estrada deve ter em mente que não pilota uma moto, mas sim um enorme caminhão, e que suas manobras devem ser pensadas levando em conta o atraso no tempo de resposta de suas "outras rodas".

Na subida da serra o capitão de estrada foi cauteloso, mas algumas das suas "outras rodas" estavam bastante audaciosas, fazendo ultrapassagens perigosas e desobedecendo a recomendação de fila unitária na serra prevista nos manuais do Riders Program.

A experiência do capitão de estrada é adquirida com o tempo, do mesmo modo que os participantes do trem ganham essa mesma experiência e conseguem cada vez mais viajar de forma segura. Veteranos podem e devem passar a experiência adquirida aos calouros. Briefings podem ser chatos (foi complicado chamar a atenção para o briefing na loja), mas são importantes pois sem o briefing feito pelo Rodolfo não saberia onde era o local da parada e não seria possível avaliar se valia ou não a pena prosseguir com o Rogério até este local (subida de mais ou menos dois quilometros).

Depois de pouco mais de dois anos viajando com o Chapter RJ do HOG consigo apontar os três tipos de participantes que me dão medo no trem:
- o "tirinho": aquele cara que gosta de ficar para trás só para poder acelerar por fora do trem com a finalidade de se exibir. Esse piloto normalmente entra no trem de qualquer maneira e normalmente encavala a fila em que está forçando a entrada só para sair da posição novamente e ficar para trás e dar um novo tirinho;
- o "turista distraído": aquele cara que vai apreciando a paisagem, conversando com a garupa e apontando este ou aquele ponto, sem dar atenção ao trem e normalmente surpreendendo os colegas que vão atrás com freadas bruscas ou manobras inesperadas porque se deu conta de um buraco ou lombada que não tinha visto;
- o "escalador": aquele cara que gosta de ir "ganhando" posições e fica ultrapassando os demais em velocidade acima da velocidade do trem e trocando de fila a todo momento.


Anotem uma coisa: andar no trem não é obrigação pois você não está obrigado a andar no trem para participar dos passeios, mas se você se dispõe a andar no trem quando vai para um passeio você se obriga a se comportar dentro das regras de segurança para andar em grupo. Se você não gosta da velocidade ou modo de viajar do trem, sinalize e saia do trem. Não exponha os demais colegas a um acidente só porque você quer pilotar de forma diferente.

A viagem tranquila e segura começa no respeito aos demais colegas que vão com você.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Adelino!

Agora foi...

Abraço, Andre.