domingo, 8 de março de 2009

883 off road




Para o pessoal que veio do off road para as HDs e quer uma idéia de conciliar os dois mundos, um italiano modificou uma 883 para andar na terra.

A matéria foi pulicada na Motociclismo Magazine no provedor Terra em 5/3 (http://motociclismo.terra.com.br/index.asp?codc=458#). Abaixo a íntegra da matéria:


5/3/2009 12:58:00

Harley tem possível moto off-road.
Criada por Oberdan Bezzi, a Personal Best rivalizaria com a Triumph Scrambler.

A vontade de aventurar-se com motocicletas de rua em terrenos fora-de-estrada está presente na cabeça de muitos motociclistas. Porém, uma empreitada como essa pode não ter o resultado esperado, já que a maioria das motos não estão preparadas para tal situação. Com essa ideia em mente e um lápis na mão, o designer Oberdan Bezzi “deu vida” a Harley-Davidson 883 Personal Best.

Utilizando como base a conhecida Sportster 883, o italiano fez as mudanças necessárias para que a moto encare desafios na terra, como uma autêntica scrambler. Essa denominação surgiu no final dos anos 1960, em um segmento que contava com motos de rua com possibilidades off-road.

Assim, as suspensões do conceito Harley têm maior curso em ambos os eixos. Além disso, na frente a moto está equipada com um garfo invertido, enquanto na traseira mantém o duplo amortecedor. Outra modificação importante ocorreu na balança, que passa a ser de alumínio.

Pensando na segurança dos usuários, Oberdan deu à moto um duplo disco dianteiro de freios com pinças Brembo. O dispositivo costuma aparecer apenas nas máquinas mais esportivas da marca norte-americana. Continuando, os escapes foram colocados acima da balança, evitando que algum elemento indesejado os invada.

As rodas são de 19” (dianteira) e 18” (traseira), mostrando as aptidões off-road da motocicleta. Entretanto, os pneus apresentam protuberantes cravos, algo não muito apropriado para uma scrambler de uso misto. A Personal mantém a correia dentada típica da Harley. A motocicleta trata-se apenas de um conceito, mas se realmente chegasse ao mercado bateria de frente com a Triumph Scrambler.

Na década de 1970, tivemos no Brasil uma moto que lembra a 883 Personal Best. A Harley 125 Motovi era uma opção para aqueles que queriam usar uma moto no dia-a-dia e depois enfrentar situações fora-de-estrada.


Rafael Miotto

Imagens Oberdan Bezzi

Nenhum comentário: