segunda-feira, 21 de novembro de 2011

luto

No sábado passado um amigo e colega de HOG RJ teve um acidente fatal.

Ronaldo Rocha bateu com sua Fat Boy Special em um poste na av. Armando Lombardi, Barra da Tijuca e faleceu.

Não se sabe ao certo as razões do acidente, mas estive no local e foi um acidente muito violento.

Funeral aconteceu no domingo e por motivos de compromissos de família não pude comparecer.

As homenagens a ele continuam no Facebook de todos que o conheceram.

A morte faz parte da vida, acredito que o Ronaldo teve um bom período andando com o HOG, estava satisfeito com a vida e isso é o que se pode desejar a qualquer pessoa: estar satisfeito com a vida que leva.

De tudo isso, aliado ao acidente do Kazé dos Lobos ocorrido há cerca de dois meses, o acidente da Silvana ocorrido há mais de dois anos, ficam traumas a serem vencidos.

A minha receita para superar esses traumas de acidentes é pegar a moto o mais breve possível e rodar para espantar os fantasmas e homenagear o amigo abatido. Sempre fiz isso e dessa vez não foi diferente.

A primeira marcha engatada, a primeira curva feita são sempre quadradas e mal feitas e somente após alguns quilometros e alguns minutos rodados é que se consegue retomar a normalidade.

Dos acidentes devem sobrar apenas as lições, pois a sabedoria é aprender o máximo com os erros dos amigos para não ter de encará-los ao acontecer consigo mesmo.

O Ronaldo, pelo que vi no acidente, não estava em velocidade excessiva, não cometeu imprudência, estava equipado com luva, casaco e capacete integral e mesmo assim não conseguiu escapar da morte. Bateu sozinho e nem mesmo podemos dizer que foi vítima de um motorista imprudente. Falha mecânica é algo que não se pode afirmar e de tudo isso só se pode aprender a aproveitar a vida como ele vinha aproveitando porque as vezes tudo está dentro das regras do manual e ainda assim o impensável acontece.

Espero que o Ronaldo esteja bem aonde estiver e que possa ser mais um a espantar o impensável do caminho dos amigos harleyros.

4 comentários:

Anônimo disse...

Existe um risco inerente ao motociclismo, que pode ser minimizado com ações prevencionistas. A melhor forma de superarmos esses traumas é ir pra estrada e acelerar. Lamento muito a morte desse colega PHD .
Leoclima

andré disse...

Tive o prazer de conhecer o Ronaldo no sábado retrasado na HD. Que ele esteja em paz e com bastante luz. Abs.

Anônimo disse...

Caro Wolfmann.
Tenho um irmão, dentista, 57 anos, que se acidentou com sua Fat Boy 2009. Motociclista experiente, bateu com sua Harley de frente com um carro, a uns 80 km/h. Sobreviveu, porém ficou todo quebrado. Só agora, nove meses depois, está andando de novo. Sem sequelas, graças a Deus. Motivo do acidente: andava tomando remédios pra dormir (diazepínicos) e, depois de uns chopes com os amigos, estava indo pra casa, quando numa curva, ultrapassou um ônibus e, de repente, apagou. Foi parar a vinte metros da batida, tendo voado por sobre o carro. A moto acabou. Está aí um exemplo pra nós nos prevenirmos! Ele ainda está se recuperando, física e psicologicamente. Abs

Cezar - FXD 2009 Black Pearl / Niterói-RJ

Anônimo disse...

Lamento a morte do nosso amigo Ronaldo ,que o mesmo esteja rodando nas estradas da eternidade!
Força pros amigos e principalmente pra Família!
Só quero que assistam esse clipe de música (muitos já o conhecem pois creio que tenha sido feito em 2007,quando vi pela primeira vez) e nunca esquecer o prazer que andar de moto nos proporciona e que proporcionava a ele.Vamos rodar em sua homenangem!
It´s all about the freedom of the Open Road http://www.youtube.com/watch?v=JvIDknGSNq8