O balanço de produção e vendas do primeiro semestre indicava um ano bem pior do que o balanço atualizado até Outubro/2011 mostra agora.
Mesmo descontando os dois primeiros meses em que o antigo dealer representava a marca no Brasil, a HDMC já consegue um resultado melhor que 2006, 2007 (primeiro ano completo de fabricação das motocicletas em Manaus), 2009 (ano de crise econômica nos EUA) e 2010 (ano da confusão para encerrar o contrato de exclusividade do antigo dealer).
De Março a Outubro de 2011 a HDMC já produziu 3820 motocicletas (3934 incluindo Janeiro e Fevereiro) e vendeu 3503 motocicletas (3762 incluindo Janeiro e Fevereiro), só não superando o ano de 2008 (6061 motos produzidas e 5153 motos vendidas).
A HDMC achou um bom ritmo para a produção e o mercado vem escoando (e compraria mais se encontrasse opções mais tradicionais ao invés do amarelo, orange sedona, red sunglo e combinações de azul e preto) e basicamente o encalhe ainda vem da produção não vendida em 2010 que o antigo dealer não conseguiu vender pela falta de credibilidade e dos problemas de entrega e licenciamento que fizeram a demanda diminuir.
Hoje, de acordo com a ABRACICLO, a HDMC tem um estoque de cerca de 700 motos, a maioria Dyna e Sportster 883R.
Promoções desses modelos seguem aparecendo, como pode ser confirmado pelos e-mails enviados pelos dealers de fora do Rio oferecendo condições de 50% de entrada e saldo em 12x sem juros para as 883R, com preço de R$26K.
A linha dark vem fazendo sucesso, basta ver as vendas da Fat Boy Special (Lo no mercado americano) e Sportster 883 Iron: 527 e 461 unidades vendidas respectivamente. A Dyna teve a sua melhor relação custoxbenefício reconhecida pelos consumidores e é o best seller da HDMC com 632 motos vendidas, sendo batida apenas pelo volume de vendas absoluto da Fat Boy com 958 unidades vendidas (527 Special e 431 tradicionais) e Sportster 883 com 780 unidades vendidas (461 Iron e 319 Roadster).
As tourings seguem com seu mercado cativo, vendendo praticamente tudo que é produzido, assim como as Heritages e Deluxes, mas sempre em volume bem menor que Fat Boy, Sportster e Dyna (proporção de 1 para 3).
As VRSC encontraram seu mercado no Brasil e vem vendendo tudo que é produzido, chegando mesmo a ter fila de espera em alguns estados do Brasil.
A Rocker saiu da catálogo e apresenta uma produção/venda bem pouco significativa (apenas 50 motos no ano inteiro) deixando os fãs da chopper de fábrica muito ansiosos pela chegada da Blackline.
E a XR1200 vai se confirmando como o mico do ano: cerca de 170 motos produzidas e 130 motos vendidas deixando um estoque na fábrica de cerca de 40 motos em outubro (quase um quarto da produção encalhada), vai sendo a candidata a negociação por melhores condições de compra.
Médias mantidas, a HDMC deve chegar a 4500 motos produzidas e, com alguma promoção de fim de anos, deve conseguir vender tudo antes mesmo da virada do ano deixando livre o caminho para a chegada da linha 2012 ainda em Janeiro, coisa que não lembro de ter visto na terra brasilis.
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