sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Inspeção visual

Um dos argumentos dos colegas que insistem em lavar a moto com regularidade praticamente semanal é manter a conservação da pintura e evitar oxidação por conta da maresia.


Mas esses colegas não lavam as suas motos, normalmente pagam pela lavagem.


Sei que lavar a moto é chato, cansativo e na maioria das vezes uma perda de tempo porque logo em seguida chove. Por isso eu não lavo a minha.


Mas existem um motivo válido para você lavar a moto e não mandar lavar a moto. Inspecionar a moto de forma mais atenta. Existem alguns detalhes que chamam a atenção no momento em que você seca ou está limpando a moto.


Como eu não faço isso e nem mando lavar a moto, perco tempo pelo menos uma vez no mês antes de sair com a moto verificando pequenos detalhes como estado dos pneus (gastos ou não, gastos de forma desigual ou com rachaduras na lateral), se as lâmpadas estão funcionando normalmente (nada pior que usar o freio e o veículo atrás de você não saber disso e acarretar uma colisão), estado dos cabos (se estão desgastados, se as capas apresentam desgaste nas pontas, se estão desfiando), estado do engraxamento de manetes e pedais (se estão secos, frouxos ou mesmo praticamente soltos) e tensão da correia (não vai verificar com régua, mas se você se acostuma a verificar a folga vai saber se essa folga aumenta ou diminui).


Ganhando esse hábito você vai começar a perceber aquele parafuso que caiu ou a mancha de óleo que apareceu.


Pode ter certeza: se você cuidar do problema enquanto ele ainda é pequeno, fica bem mais barato manter a moto.

4 comentários:

Pedrão disse...

E aê velhinho, se você soubesse o que já encontrei lavando a moto...

Meus óculos perdidos:
http://www.infernaismotorcycles.com/2011/08/harley-e-foda.html

Cabos de vela desconectados:
http://www.infernaismotorcycles.com/2011/10/lave-sua-moto-e-nao-fique-na-estrada.html

Cabo de embreagem mordido:
http://www.infernaismotorcycles.com/2011/11/reparando-o-cabo-de-embreagem.html

Aconselho.

[]s,

Pedrão

wolfmann disse...

pois é, meu velho... acho importante perder tempo inspecionando a moto (perder tempo lavando continuo achando desnecessário) e sei que muita gente que manda lavar não se preocupa em dar uma olhada na moto.

Se cada um perder dez minutos por semana olhando a moto garanto que muitos pepinos podem ser evitados.

Anônimo disse...

Wolfmann, normalmente lavo a moto 1 vez por mes, ou a cada 2 meses. Como uso bastante a moto na estrada, ela acaba sujando, principalmente quando pega chuva. Um detalhe importante para quem lava a moto com frequencia é olhar os ajustes dos cabos do acelerador/retorno e embreagem. Tirar a capa de borracha e verificar senão estão enferrujados... eu tive esse problema e consegui resolver parcialmente aplicando rust off nesses locais - mas os cabos do acelerador/retorno estavam dificeis de serem regulados. São detalhes que ficam escondidos e numa rapida inspeção visual, não são vistos. Vela a pena alertar a turma.
Abraços,
Renato

Anônimo disse...

Eu não tenho muito costume de lavar a moto, quem lava é o Marcelinho 7869-9641 ali no posto do itanhangá, bem na subida do alto. Ele é muito conhecido pela galera do HOG e realmente lava muito bem. Mesmo assim não tenho uma frequencia muito grande dessas lavagens por ser contra mão para levar. Por isso a minha HD já está cheia de ferrugens. Comprei inclusive alguns produtos da harley na minha última viagem e vou passar a lavar com mais frequencia, mas estou bastante preocupado com as ferrugens que já estão lá. Alguma dica?