quarta-feira, 13 de julho de 2011

quem está comprando HD zero?

Com a publicação dos números da ABRACICLO referentes ao primeiro semestre (veja mais na postagem http://wolfmann-hd.blogspot.com/2011/07/primeiro-semestre-da-hdmc.html ) começaram as especulações sobre as estratégias de vendas dos novos dealers.

Analisando os números, nota-se que os modelos de vendas mais fortes tem sido as softails e tourings, deixando encalhadas as Sportsters e Dynas (que já haviam herdado um encalhe do final de operação do Grupo Izzo).

Nas conversas tenho visto muitos colegas mantendo o perfil de uso normal: motos rodando dois a três anos e sendo trocadas pelos motivos mais variados (quem tem softail indo para as tourings porque a garupa é melhor ou porque acham que a moto é mais confortável na estrada, e mesmo quem vem trocando as softails por outras softails por conta da maior segurança do ABS que é de série a partir de 2011) e vários proprietários de Sportsters e Dynas buscando mais conforto nas softails (tem subido bastante a oferta de usadas no mercado).

Tenho visto poucos se iniciando nas HDs e aqueles que buscam motocicletas maiores vindos de outras marcas tem se mostrado inclinados a aguardarem as BMWs nacionalizadas ou aturarem os problemas de "maternidade" das Ducatis e KTMs.

Nisso tudo fica demostrado que a HDMC precisa buscar novos interessados e convencer aos proprietários de motos custom de outras marcas que a HD é uma opção melhor do que ficar trocando de segmento porque atualmente quem compra HD é quem já tem HD e está simplesmente migrando de modelo ou atualizando a moto.

O mercado brasileiro é bom e interessa à HDMC ou então ainda estaríamos com o Grupo Izzo a frente do varejo, mas parece que apenas a tradição não está sendo motivo para comprar uma HD hoje em dia.

5 comentários:

Leandro disse...

Bem, eu como tenho interesse em uma Dyna, acho que pode ser o momento de forçar bem a pechincha por uma 0km nas lojas considerando que em SP temos uns 2 concorrentes já isso parece ser bem possível

Fabião disse...

eu tenho interesse em adquirir uma HD, mas gostaria de poder ir na concessionária fazer um test ride, mas parece que atéo momento nenhuma concessionária está permitindo isso.

Anônimo disse...

HDs são motos distintas.: Manetes mais largas, torque alto, grande peso, posição de pilotar baixa, etc...Deois que se acostuma, vira vício e não se consegue mais mudar de marca. As outras motos de outras marcas viram E.T's de duas rodas !

Abraços - Leoclima - Teresópolis - RJ

wolfmann disse...

Fabião, não existe mais uma política unificada de vendas com foi no tempo do antigo dealer. Acredito que você deva conversar na revenda a fim de saber se existe a possibilidade do test ride.

Pierre disse...

Eu já coloquei na cabeça que vou comprar um HD, só não sei se uma 883 usada, pois tem varias em otimo estado ou espero um pouco mais para me capitalizar e compro uma dyna. HD é HD. Um abraço a todos