segunda-feira, 4 de julho de 2011

AK Phase: chegaram aos EUA

Quase 15.000 kms percorridos: Artur e Robertinho já rodam pelo Texas em direção a Albuquerque para fazer revisão nas Electras.

Uma aventura impressionante que pode ser caracterizada pelo e-mail enviado pelo Robertinho ao Luizinho dos Dogs, divulgado via Facebook no grupo do Bikers Friends.

Tomo a liberdade de reproduzir porque realmente mostra bem como vem sendo a aventura, principalmente para quem conhece o Robertinho:


Mensagem do Robertinho para os Dogs (viagem ao Alaska) : Ontem finalmente entrei nos EUA, que alivio !!!!!
Na Colombia sabiamos das Farc , mas as estradas das montanhas estavam cheias de miltares muitas retenções, barreiras, que de certo modo dava uma segurança. Tudo começou quando atravessavamos as montanhas do Peru , derrepente tre...s moto apareceram no sentido contrario , eram dois Chilenos e um Argentino que pararam e disseram que estavam voltando porque na America Central estava perigosa demais e que no México toda a região da Fronteira era um zona de guerra e eles foram aconcelhados a voltar da viagem aos EUA . Bom a partir dai, claro !!! ja fiquei com aquilo na cabeça .
Depois em Bogota quando embarcamos as motos, todos já falavam sobre a violencia a partir do Panamá , descemos do avião pegamo um taxi , o mototrista avisou : não saiam do hotel
Na recepção muitos soldados do exercito com metralhados , eles falaram que as gangs dos Maras estão dominando o Panama, Hondoras, El Salvador, Guatemala, paises que tinhamos que atravessar, a estrategia era chegar cedo nas cidades entrar no hotel e só sair no dia seguinte pela manhã, isso tudo durante todos esses dias com as pessoas só falando para termos muito cuidado nas estradas desertas que atravessavamos na floresta Equatorial , mata fechada mesmo, bonita, mas apavorante ! cada curva era uma espera de uma barreira dos Maras.
Na Guatemala quando numa cidadezinha acabamos de entrar num hotel ( num buraco ) deram rajadas de metralhadora na frente da portaria, perto da fronteira da Costa Rica, na Floresta, encontramos com uma fila de carretas atravessadas na estrada por kilometros , os motoristas estavam a dois dias parados por problemas entre os dois paises, com medo de passarmos a noite na estrada, resolvemos arriscar e fizemos um trilhazinha ( off road ) pelo mato, e acreditem conseguimos com essas HDs Electras
O pior veio no México , aqui é querra total Carteis X Carteis x Exercito x Policia , tudo envolvido, o sofrimento aqui foi demais, pois só se fala em assassinato em massa , sequestro de onibus, carros nas estradas.
Eles fazem isso para recrutar combatentes para os carteis, essa semana acharam um cova com mais de trezentos corpos, na tv só falavam de desaparecimento de turistas ( muitos ) quando chegamos perto da fronteira uns 1000 km para a cidade de Matamoros, a querra estorou lá, e tambem entrou o furacão Arlene que inundou as estradas e destruiu cidades pelo caminho, tivemos que voltar para uma cidade chamada Texpan, quando entramos no hotel Best Westenr, parecia aqueles filmes de correspondetes de zona de querra, conhecomos um reporte da associet Press, que falou para não pegarmos a estrada para Tampico que ficava no caminho para a fronteira, a noite
quando encontramos com ele, tinha recebido ordem de voltar para a Vera Cruz e pegar o avião para sair da região (ele mora a quatro anos no Mexico , e disse e o pais acabou)
Nesse clima o que fazer ? tentei transporte aereo, terrestre, navio, não era possivel, depois de muito converssar eu e o Artur sabendo que as chuvas iriam aumentar resolvemos partir no dias seguinte, baseados que, com temporal os carteis, e o exercito não estariam na estrada, assim foi, caimos na estrada passamos por Tampico batidos e chegamos a Cidade Victoria, lá tambem só se falava da violência nas estradas, que o Cartel dos Zetas estavam pegando as pessoas. Rezei para ter furacão no dia seguinte (Deus atendeu , não sou de pedir muita coisa a ele) partimos de manhã debaixo de ventania e muita agua, atravessamos por Monterrey (segunda maior cidade do México) e pegamos a estrada pedagiada.
Para Laredo, a chuva parou, mas agora a estrada era boa e chegamos cedo na cidade, muito calor horas de espera para sairmos do México, e na entrada dos EUA, o Oficial fez de tudo para não entrarmos, mas o chefe dele foi legal e liberou no visto.
Bom !! eu não sou de contar história, nem para mais nem para menos, já sofri assaltos com arma na cabeça no minimo umas seis ou sete vezes, nunca senti medo, agora nesses dias eu tive foi MEDO mesmo, os ultimos quatro dias não dormi nem com remédio tamanha tensão .
Hoje escrevo esse email, mais como um desabafo, para virar essa pagina e zerar (noite passada acordei as seis horas , coisa que nem em casa eu faço !!)
Abraços aos Dogs
Roberto


Continuamos acompanhando. May the Mother Road be with you!

2 comentários:

Pedrão disse...

E aê Velhinho,
Aposto que vale cada quilômetro.
Abs,
Pedrão

wolfmann disse...

É admirável a aventura... eu vou acompanhando pelos relatos do Artur, mas esse mail do Robertinho precisava ser publicado.

Quem conhece o Robertinho e lê o mail já começa a sentir a pedreira que foi passar pela América Central.

Eu continuo torcendo por eles, que a viagem é histórica.