domingo, 10 de julho de 2011

recuperação da imagem da HDMC e do HOG

Relatos de problemas são sempre mais numerosos que os relatos de bom atendimento e essa é uma realidade que não vai mudar.

Mas nota-se que o otimismo entre os colegas que andam de HDMC em relação à fábrica ainda se mantém.

Apesar da lentidão de certas providências por parte da fábrica em resolver problemas, herdados ou não do antigo dealer, os proprietários de HD vem se mostrando satisfeitos com as pequenas vitórias anunciadas com o início de atividades dos novos dealers.

Acho que o SAC HD vem mostrando um serviço abaixo da crítica na solução dos problemas, mas estiveram funcionando bem durante o episódio do mega recall.

Os dealers vem mostrando suas armas para enfrentar a concorrências entre si, mas vira e mexe acusam-se alguns problemas com o relacionamento com os clientes e devem se mostrar mais rápidos para solucionar esses problemas sob pena de serem comparados com o antigo dealer e perderem na comparação.

Para cada ação pró-ativa que é anunciada, algum problema mancha o esforço inicial.

Acredito que para se manter o otimismo que ainda é crescente, essa lentidão na solução dos problemas deve ser eliminada. Ninguém quer comprar um produto premium e ficar com esse produto parado porque a bateria teve problema e não se encontra uma bateria nova para resolver o problema.

Junto com isso, vejo os novos diretores dos Chapters empenhados em aglutinar os diversos sub-grupos existentes dentro de suas regiões visando um fortalecimento do HOG, mas parece difícil dissociar a imagem formada anterior e que é preconcebida e difundida pelos antigos não frequentadores do HOG.

O HOG e seus diretores está empenhado em agregar companheiros, sejam eles de moto clubes ou não, para poder ganhar força e influência junto aos novos dealers. É sempre bom lembrar que o HOG não é composto por funcionários do dealer que dá suporte ao Chapter local, mas sim por colegas que simplesmente acham válido doar tempo e esforço para melhorar o relacionamento entre os colegas e entre eles e o dealer.

Entre as iniciativas do HOG para reuperar a imagem desgastada pelo preconceito, tenho lido relatos de satisfação de quem se permitiu participar dos eventos e por isso acho que o caminho é esse.

Críticas devem ser feitas quando houverem fatos a serem criticados e não apenas pelo simples prazer de criticar o trabalho do vizinho. Elogios devem ser feitos sem medo de serem taxados como mera bajulação.

Quanto antes os colegas se conscietizarem disso, mais cedo os resultados podem aparecer.

Espero sinceramente que o dealer carioca se sensibilize e comece, ainda que de forma provisória, a dar suporte às iniciativas dos colegas que se preocupam em preencher a lacuna deixada pela transição entre os dealers, que no Rio vem sendo feita de forma lenta e amadora.

7 comentários:

andré disse...

Nos meus 30 anos de motociclismo nunca levei as minhas motocicletas à alguma autorizada, sempre no mecânico de confiança. E depois que comprei a Dyna e tive conhecimento dos maus serviços prestado pela IZZO a minha desconfiança com os dealers aumentou, independente da marca.
Abs

Anônimo disse...

Engraçado, tenho sentimento contrário com relação aos dealers, pelo menos o de Campinas, que utilizo. Compramos 3 motos lá e sempre fomos bem atendidos - epoca Izzo. Todas as revisões da minha Fat foram feitas no Izzo Campinas e, talvez, pelo fato de ter feito feito amizade com eles, até acompanhar a revisão na oficina eu acompanhava. Quando fecharam, no final de 2010, precisei fazer revisão das dynas e a Tennessee fez de imediato, mesmo sem ainda ter condições de emitir NFe. Sabado estive em Campinas e noto que preços de motorclothes e acessorios estão muito bons e com muita variedade. Praticamente não compensa comprar pelo eBay. Por exemplo, comprei uma mala que, se trouxesse pelo ebay, sairia R$ 400,00 - paguei R$ 450,00 em 3X... acredito que para a coisa melhorar de modo mais rapido, depende de nós mesmos, pelo menos, começar a ver o trabalho deles com bons olhos.
Abraços,
Renato

Estêvão disse...

Bom, até agora a única diferença que percebi foi quanto à abertura de novos dealers. Só que os dealers continuam sem peças sobressalentes (que demoram, literalmente, meses para chegar) e com vendedores incompetentes. Minha esperança de que isso fosse mudar acabou quando um amigo levou uma queda em março e está até hoje sem PREVISÃO de reparo. E isso quem diz não é a concessionária, é a própria Harley-Davidson (SAC). Será que o HOG mudará isso? Perdoem o pessimismo, mas acho difícil...

andré disse...

Um colega levou a HD para realizar a revisão dos 1600 KM e entregaram a moto em menos 2 horas! Na Brazil Custom você deixa a motocicleta na manhã e pega no final da tarde. É um motivo para desconfiar do novo dealer.
Abs

wolfmann disse...

Se eu tivesse colocado esse post há seis meses atrás, só teríamos manifestações negativas sobre os serviços. Hoje já se vê um pouco mais de equilíbrio.

É certo que não teremos 100% de acerto, mas já se vê esses acertos e é nisso que baseio a opinião de que existe esforço para recuperar a imagem, tanto do HOG quanto da fábrica.

Sobre os dealers, vai caber a cada um deles se livrar da fama de incompetente criada pelo dealer anterior.

Acredito que a imagem do HOG vai ter uma recuperação mais rápida por conta dos novos diretores que assumiram. Vejo a divulgação dos passeios do HOG-SP pelo Hermann (e alguns em conjunto com o HOG-Campinas), o trabalho do Kadu do HOG-Curitiba divulgando e defendendo o HOG nos diversos fóruns de proprietários que participamos e acredito no trabalho de base que o Rômulo do HOG-BH pretende fazer.

Sobre o HOG-RJ, não se pode fazer mais do que o que já é feito pelo Rodolfo, mantendo os colegas motivados usando tudo o que está a disposição nas redes sociais (em Tiradentes tivemos pelos menos 50 motos do HOG-RJ participando do evento, sem loja ou auxílio da HDMC).

É o trabalho dedicado dos novos diretores em acolher os novos proprietários que pode diminuir o preconceito e melhorar a imagem de panelinha que sempre foi propagada.

A HDMC deve efetivamente fiscalizar seus novos dealers se não quiser que eles acabem de vez com a imagem mantida pelos fãs, além de mostrar um pouco mais de serviço do que convocar para mega recall de heat shield.

Anônimo disse...

Leoclima.

Eu acho que o mau atendimento, em se tratando de motocicletas é geral, talvez com excessão da Honda. Minha dyna está com quase 24.000 Km e eu nunca entrei em oficina , pois eu mesmo faço minhas revisões. E pretendo trocar por uma nova, antes dos fatídicos 50.000 Km, que é onde começam os problemas de desgaste geral dos componentes .

Rômulo disse...

Wolf, muito sensato seu artigo. Creio que que no próximo ano devemos ser mais firmes na cobrança de soluções e agilidade nas respostas destes casos de falta de peças, mas devemos dar tempo à HD para que ela se estruture, pois imagino que não é fácil implantar uma logística eficiente para atender a um público tão diferenciado como os clientes da Harley.

Uma observação é que algumas pessoas acabam confundindo HOG com a HDMC e a loja. Elas têm uma interrelação forte, mas não é responsabilidade do HOG a solução de alguns problemas.

Grande abraço