sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Um pedido da Silvana

Ontem a noite, após o último cateterismo e já com o Nuno dormindo, foi o momento em que consegui realmente saber como a Silvana estava se sentindo de volta para casa.

Ficou muito satisfeita, mas se sentindo muito cansada. Conversamos sobre as necessidades atuais dela e ela está convencida de que no momento vai realmente precisar das enfermeiras em tempo integral e deixo de me preocupar com o cateterismo das 23h pois teremos sempre uma enfermeira para fazer esse serviço.

Ela se mantém animada, mas fez um pedido muito especial: não quer receber visitas enquanto não se sentir novamente em forma, com maior mobilidade que garanta a saída dela da cama com segurança e podendo receber a todos se sentindo novamente como sempre foi.

Ela agradece a todos por toda força que recebeu e vem recebendo, sabe da ansiedade de todos para vê-la novamente, mas ela pede paciência e um tempo para se recuperar.

Essa foi a primeira vez que ela parou realmente para pensar em como foi bom voltar para casa e a vontade de retomar a vida dela, sendo do jeito que todos conhecemos. Apesar da vontade de retribuir, agradecer e voltar a ver todos, ela chegou a conclusão de que não basta voltar para casa, precisa estar de bem com ela mesmo física e emocionalmente.

Eu já tinha comentado em outra mensagem da restrição inicial de visitas, mas achei importante relatar esse pedido dela porque a aceitação é o primeiro passo para a superação e ela deu esse primeiro passo, os próximos ficarão mais fáceis porque é sempre difícil o primeiro passo de uma caminhada.

Agradeço aos amigos que me indicaram os profissionais para o cateterismo das 23h, mas no momento vou esperar ela me dizer que não precisa mais dos cuidados da enfermagem antes de contratar esse profissional.

Agora eu realmente acredito que ela vai voltar a ser como era muito antes do que qualquer pessoa imagina, inclusive ela mesma porque o processo de recuperação emocional começou. O carinho de todos vai ajudar bastante nessa recuperação e logo vamos poder demonstrar isso pessoalmente.

3 comentários:

Clédia disse...

Adelino e Silvana, altamente compreensível esse pedido!!! Realmente nesta hora você, Silvana, deve focar todas suas energias para sua recuperação... Haverá muitos outros dias e momentos para comtemplarmos a amizade que sentimos por vcs.!! O pensamento positivo continua....
Beijos mil
Clédia

Unknown disse...

Estou muito feliz e torcendo para que essa evolução continue e aumente ainda mais.
Aguardamos ansiosos para as visitas!

UM grande beijo,

Paola

Roberto Cohen disse...

OK, brother.

Eu não vou visitá-la, até por que nem conheço.

Mas devido a sua dedicação e amor pela prenda, sigo torcendo por aqui pelas melhorias e chuleando o dia que venham aos pagos do Rio Grande.

Nesse dia, o churrasco é por minha conta.

Abraços,

EL GDM