sexta-feira, 25 de setembro de 2009

cicatrizando

Ontem não consegui atualizar o quadro porque eu não aguentei e dormi cedo... acordei de madrugada, mas naquele momento não quis fazer movimento para não acordar a Silvana. Portanto ficou para hoje.

A Deise (ortopedista) fez o curativo na mão e gostou do que viu. Cicatrização vem sendo boa e não existe mais necessidade de cobertura do local do enxerto, podendo ficar livre de ataduras. A Silvana vai manter a atadura enquanto o Nuno estiver em casa para evitar traumas com a aparência, mas em princípio não existe mais essa necessidade.

Na quarta feira a Mirta (amiga nossa e cirurgiã plástica) esteve com a Silvana e elas já começaram a tratar do aspecto estético das diversas cicatrizes e manchas na pele resultantes do acidente. A Mirta inclusive esteve no momento em que a Deise fez a visita para tratar do curativo da mão e elas tiveram uma "conversa de almirantes", ou seja, manda quem pode e obedece quem tem juízo, mas ninguém interfere no comando do outro...

De toda a forma, a Mirta será a responsável pela recuperação das cicatrizes (isso já era óbvio) e provavelmente teremos algumas intervenções extras (o que também já era esperado). Inicialmente a Mirta vai fazer a mágica dela com os cremes e loções.

A Deise também refez a primeira opinião de uma nova cirurgia porque quer ver a mão com maior mobilidade antes de se decidir sobre nova intervençao cirurgica.

De resto continuamos com a fisioterapia e o cateterismo. A Silvana vem mostrando avanços no equilíbrio e na mecânica do movimento do caminhar assim como os movimentos do quadril. O braço direito já mostra um desenvolvimento capaz de dar segurança a ela para se apoiar e usá-lo para se levantar. Já consegue girar as pernas para sair da cama (sempre pelo lado direito) e quando está deitada no lado esquerdo da cama já consegue ficar de lado e voltar a se deitar de barriga para cima sem qualquer ajuda, o que vem melhorando bastante a qualidade do repouso dela porque se mexe na cama conforme o desejo dela.

É isso... a cada dia temos um passo a frente na recuperação o que deixa a todos muito animados. É lógico que ela se sente um pouco desanimada, principalmente quando assiste à alguma cena na televisão que a lembra de momentos domésticos conosco e não encontra ainda um prazo para voltar a fazer isso. Nesses momentos cabe uma conversa e logo ela se sente mais animada novamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

E as coisas continuam bem!!!!! hehehe Abraços do amigo da pequetita 883 (ainda) azul..... beijos em ambos.... hehehe