sábado, 29 de agosto de 2009

um dia para tomar fôlego

Bom, depois de tantas emoções, ontem o dia foi tranquilo e de recuperação.

Eu vi a Silvana logo cedo pela manhã, quando encontrei o Márcio, e ela estava cansada e respirava um pouco melhor, mas ainda usando a VNI.

Ao longo do dia visitei-a mais duas vezes (à tarde, por volta das 15h, e à noite quando encontrei novamente com o Márcio).Visualmente já se notavam sinais de uma recuperação, com ela permanecendo fora da VNI (está na "névoa", que vem a ser o jato de O2 soprando livremente como se fosse uma brisa sobre o rosto dela).

A grande diferença desse dia foi o começo da fisioterapia respiratória.

Clinicamente, ela vem se mantendo estável, com marcadores de pressão arterial, batimentos cardiácos e saturação de O2 dentro da normalidade. Fez uma ponta de febre e os marcadores de infecção pioraram um pouco, mas nada que assustasse ao Márcio. Foi ministrado um novo antibiótico, ela teve ansia de vômitos em duas ocasiões (quando foi ministrada medicação para dar mais conforto), não se encontra sob sedação, apenas medicamentos para controlar a dor.

A respiração se mostra bastante tranquila e ela vem encontrando um bom ritmo.

Na visita da noite, o Márcio liberou-a para beber agua pelo copo e ficou satisfeito com a evolução dela. Ela fez alguns exames, incluindo um ultrassom de tórax, e ele ficou satisfeito com os resultados. Não sei falar sobre esses resultados porque não perguntei a fundo, me satisfazendo saber que ele ficou satisfeito com os resultados.

Na quinta feira eu havia notado uma tala na perna esquerda e acabei lembrando de perguntar somente ontem a noite: a tala se deve a uma fratura de patela que ele percebeu pela inclinação da perna e durante os exames tomográficos de domingo foi confirmada, estando imobilizada desde então. Como era uma fratura menor, acabou esquecida de ser mencionada no relatório de domingo perante tantos problemas encontrados e só perguntei quando efetivamente vi aquilo. Esse detalhe também acabou negligenciado em Petrópolis pois ela permaneceu sempre com a perna liberada. A patela fica na rótula, é uma fratura menor e vai consolidar por si só, mas é mais um detalhe do acidente que ficou para trás e foi resolvido no Samaritano.

Perspectivas de saída para o quarto ainda não existem, apesar dela já estar se comunicando com o sopro de voz dela e as visitas continuam restritas a mim, Marina e Amilcar (que chegou ontem de madrugada para vê-la).

O encontro matutino com o Márcio não tem hora marcada, pois ele me disse que ontem ia descansar, avisando quando fosse ao Samaritano, mas devo me encaminhar para lá assim que o Amilcar mostrar desejo de ir para lá.

O Nuno hoje tem a companhia do Pedro (filho do Amilcar) e deve se manter ocupado com brincadeiras com o Hugo, os primos ou algum amigo de escola, pois todos os pais de amigos de escola vem manifestando o desejo de que deixe ele ir brincar com os filhos para ajudar a distraí-lo.

Agora é esperar pela evolução dela, manter o pensamento positivo que ela vai continuar evoluindo dessa maneira e que o milagre da volta dela irá se concretizar em breve.

Mais uma vez, obrigado pela solidariedade que todos vem demonstrando a nós.

2 comentários:

Simone disse...

Adelino, fico muito emocionada em ver que as coisas estão acontecendo... É um momento de agradecer o que Deus tem feito e o que Ele ainda fará!! "Um coração verdadeiro, sincero e transparente, Deus não desprezará e Ele abrirá os caminhos, para mudar todas as circunstâncias..."
Muitos beijos na Silvana e nossa corrente continua !!! Bjs

Nessa Ayres disse...

Adelino,
Maravilhosas notícias. Está quase perto do fim, logo, logo, ela estará fazendo piadas novamente e tudo isso não passará de uma simples lembrança. As orações continuam. Fiquem com Deus!!!!
Beijos especiais para a Silvana.