quinta-feira, 27 de agosto de 2009

um dia animador

E o dia de hoje não terminou sem outra batalha ganha. Depois de acordar hoje cedo após se recuperar da cirurgia do sacro, a Silvana conseguir deixar o respirador às 17h00 e desde então respira sozinha.

Estive com ela desde as 20h00 (saí de lá às 22h00) e ela me pareceu bastante tranquila e com maiores condições de seguir estável.

O quadro clínico é bom, com marcadores de pressão arterial, batimentos cardíacos e saturação de O2 bastante bons.

Não teve febre e o leucograma continua bom. Deve continuar com os antibióticos até completar 8 dias (o que indica que as infecções estão controladas).

Nosso grande problema é a instabilidade da parede toráxica por conta das sete costelas quebradas que vem atrapalhando a mecânica da respiração. Ela hoje precisa se concentrar em fazer uma respiração lenta e compassada para ter um bom resultado.

Será iniciada a fisioterapia respiratória, ela encontra-se no VNI que no Samaritano parece um copo preso do pescoço para cima e aberto na altura do nariz (melhor para ela que tem os traumas claustrofóbicos).

A possibilidade de sentar-se em posição mais ereta também é um fator mais favorável para conseguir sucesso em se manter longe do respirador.

A nossa visita valeu para que ela se sentisse confortável e segura, por isso vamos nos revezar para ficarmos com ela o máximo possível. É impossível descrever a sensação de poder voltar a fazer algo concreto por ela... estar com ela e transmitir isso foi revitalizante.

Nossa corrente agora precisa ser no sentido de que ela se sinta tranquila a fim de superar o cansaço que vai ser originado pelo esforço em respirar com as costelas ainda não consolidadas de forma mais definitiva (prazo para uma fratura de costela varia de 4 a 6 semanas e no sábado completamos 3 semanas). Agora depende fundamentalmente dela, e a nós cabe apenas mantê-la segura e confortável para poder superar isso.

Vou continuar pedindo que não diminuam os esforços para fortalecer nossa corrente e fortalecer a ela com esse pensamento positivo.

4 comentários:

alexcazaes disse...

Ótimas notícias Adelino.
Eu e minha esposa continuamos aqui torcendo muito pela Silvana.
Abraços
Alex e Camila

Clédia disse...

Grande notícia Adelino!!!! Já ganhei meu dia!!! A cada dia que se passa ela fica mais próxima da volta ao nosso convívio!!! Impossível de expressar minha emoção em saber que ela está realmente progredindo!!!

A corrente continua, porque amigo é assim torce pelo outro em todos os momentos, os bons e os maus!!!

Bilhões de beijos para vcs.

Clédia

Paola Camero disse...

Mande nossas lembranças para ela!
Estamos aqui na torcida e pulando de alegria pela evoluções.

Agora é continuar torcendo por uma melhora rápida para podermos visitá-la. Diga que estamos com muitas muitas saudades!

Beijos

Simone disse...

Que maravilha ter noticias dessa pessoa tão especial ....Continuamos juntos nessa batalha , com fé !! E as coisas continuarão a acontecer!!!! Bjs e força!!!