segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Ecos do Fuck Izzo

A ação do MP RS acabou sendo ventilada em vários fóruns de discussão que costumo frequentar, e em todos o sentimento de que tudo irá acabar em pizza é predominante.

O maior motivo desse sentimento é a impressão que a matriz passa de total descaso com o mercado brasileiro. Embora seja fato que o nosso mercado é pequeno, e perto do mercado americano é praticamente uma gota, não acredito que isso seja justificativa para o descaso demonstrado pela matriz.

Acho que continua valendo fazer movimento, protestar e demonstrar que o mercado encontra-se abandonado no que tange a pós-venda e manutenção, assim como o próprio setor de vendas não esteja tão bem assim em virtude da ciranda financeira que é de praxe no autorizado brasileiro.

Retirei trechos dos fórums dos Biduzidos (www.biduzidos.com.br) e Motonline (www.motonline.com.br) que se completam muito bem e demonstram essa desilusão que impera no meio dos proprietários de HD:

Do fórum dos Biduzidos:
Vou contar um fato que ilustra a relação Izzo+mercado brasileiro e postura de grupo...

A Faiveley, onde eu trabalho, é o segundo maior fabricante de sistemas ferroviários do mundo com um faturamento na casa de Bilhão de Euros, em um negócio que estávamos fechando no Brasil que significaria um contrato bastante interessante de alguns milhões de reais, quando fomos solicitar a intervenção do Vice-presidente do grupo em uma negociação ele respondeu que tinha outras prioridades, o nosso presidente ficou indignado e questionou o fato e ouviu a seguinte resposta : este negócio fará que a sua participação no grupo passe de 1,8% para 10% ? Não, então aguarde que temos coisas mais importante para resolver...

Péssima postura ? Pode significar mais de 10% do nosso faturamento ? pode afetar o resultado da empresa ? resposta sim, eles estão esquentando com isto ? Não. Por que ? Francês só dá camisa para francês, assim como americano só para americano...

A Harley está recebendo o quinhão das vendas aqui no Brasil ? Sim... Nós temos uma participação de mercado que merece atenção ? Não... como clientes esta postura deveria ser outra, mas garanto que a empresa olha números, a nossa satisfação só seria levada em conta caso estes números fossem afetados negativamente...

É a triste realidade, mas americano ainda acha que paulista, tem bigodão e sotaque mexicano...
wbugno
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pegando um gancho na resposta do Bungo....

Alguém sabe qual o "valor" da operação Brasil para a HD?

Que eu saiba, não é tão desprezível.

Abraços,
Celestino
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Não sei informar o valor no Brasil, mas lembro que ouvi que 86% da receita da HD estava nos EUA, 14% para o resto do mundo não deve sobrar um percentual muito significativo para o Brasil.
wbugno


Me arrisco que nesses 14% a maior fatia é brasileira......cade o DRPJ??

Abraços,
Celestino
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Banquei o DRPJ....

Link completo:

http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/node/5908

frase extraída:

(sic)Apesar de os clientes da moto pertencerem a diversas idades, a classe social em que se encontram é apenas uma. “Harley hoje no Brasil é classe AA, é cultura de alto luxo”, afirma Buffara. Embora seja um país emergente, o Brasil é o quarto maior mercado do mundo da Harley, perdendo apenas para países como Japão e Estados Unidos.(sic)

Não quero crer que seja uma fatia desprezível, mas.....

Abraços,
Celestino
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Com essa chuva, nao tendo nada melhor para fazer...

Em 2.008, nos EUA, a harley vendeu 303.479 unidades no mercado interno, que já mostrava sinais de cansaço, preve-se que em 2.009 não se chegue às 300.00 unidades....

No Brasil......2.338 motos em 2.007 e 2.775 motos em 2.008......infelizmente, não significamos nada mesmo..... ....

]

A gente ama nossas Hds, mas pelo visto a fábrica mal sabe da nossa existencia....

Abraços,
Celestino
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Achei o link com o Investor Report 2008 da HD, os números são :
EUA : 68,7%
EUROPE : 16,2%
JAPAN : 4,6%
AUSTRALIA : 3,0%
REST OF WORLD : 2,5% ( estamos na categoria peanuts )

e neste volume estão incluídas as vendas da Buell, MV Agusta, partes e acessórios... ou seja eles nem sabem quem é o Paulo Izzo provavelmente,,,
wbugno
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e do fórum do Motonline:
Caros,

Acho que se levar a ferro e fogo, vai resultar em uma ação que tramitará de forma mais lenta que o agendamento de revisões no Izzo e levará anos e anos até que saia uma sentença, pois creio que dificilmente o IZZO ajustará com o MP ( Ministério Público) um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), pois tais termos evidentemente pressupõe uma multa pesada em caso de descumprimento.

Na verdade, muitas ações tramitam na Justiça contra o Grupo Izzo e as mais pesadas correm aqui em S.Paulo perante varas da Fazenda Estadual, buscando o recolhimento de importâncias milionárias que decorreriam de tributos não recolhidos e/ou recolhidos de forma insuficiente.

Sinceramente creio que a Harley-Davidson não está nem aí com os problemas que seu representante e distribuidor exclusivo no Brasil insiste em provocar nos clientes, pois certamente a contrapartida econômica deve esar sendo vantajosa.

É inocente pensar que a H-D não saiba de tudo o que acontece aqui e que não possua mecanismos contratuais que permitam botar o Izzo no espaço.

O fato concreto é que, problemas terríveis à parte, o Izzo faz um bom trabalho quando o assunto é venda e divulgação da marca, tendo obtido resultados invulgares nos últimos anos, o que ter feito que a H-D USA tolere toda sorte de deslizes, que passam para a conta de pecadinhos veniais.

Abç
JF-HD/FAT
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JF-HD/FAT,

Humildemente discordo de você!

Se a H-D USA tem conhecimento ou não das barbaridades que o "Grupo" comete aqui na "Banana Republic", niguém pode afirmar!

A questão primordial é que se de fato ela sabe e não faz nada é porque o mercado tupiniquim não significa muita coisa em termos de lucro para a marca!

A América Latina e o Caribe - pelo menos ainda - não reconhecidos como grandes mercados de itens tidos como superfluos!

Se vende pouca moto de grande cilindrada (que é o caso das H-D's) no Brasil!

Qualquer país do leste europeu é mais menina dos olhos para a H-D USA do que o Silbra!

Acha que os caras vão esquentar a cabeça com meia dúzia por causa de mais meia e complicar a parceria coom o "Grupo" na fábrica de Manuas? E que diga-se de passagem manda para os EUA e para a Europa quase 90% da sua produção que não é das maiores?

Ou o MP arrepia os cars (e dificilmente irá arrepiar) ou vai ficar tudo como esta!

Pois a H-D USA não está nem aí pro Hemisfério Sul ( a não ser para sua fábrica no AM)!

Brax a todos!
Valeixo-Marcel
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Caro Valeixo-marcel,
Acho que nosso pontos de vista são convergentes e diferem apenas em nuances.
A H-D USA vendia, antes da crise, algo em torno de 200 mil motos por ano.
O Brasil responde por algo em torno de 2,5 mil motos por ano.
Isso dá pouco mais de 1%, o que apesar de ser pouco não é irrelevante.
Tanto isso é verdade que há a "fábrica" em Manaus.
Sei por fonte segura que o Izzo de tempos em tempos toma um "tranco" da H-D USA em razão dos problemas que todos nós conehcemos/sofremos.
Mas os caras vendem bem e "popularizaram" a marca no País.
Então....
Guenta Izzo.

Abç
JF
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Entendi sua colocação JF-HD/FAT!

Mas 1% como você colocou, no meu entendimento não justifica absolutamente nada em termos de mercado!

Diga-se de pasagem que a H-D "ainda" consegue vender 2,5 mil motos por ano porque a fábrica é aqui e devido ao "espetcular" esquema de índice obrigatório de nacionalização, as motos que ficam para o mercado internao ficam mais em conta!

A fábrica em Manuas tem como objetivo quase que único a exportação para o mercado norte americano e europeu das motocicletas aqui montadas/fabricadas!

Com a fábrica em Manaus o custo final da motocicleta fica mais em conta do que nos EUA!

Sem falar da logística, que também é interssante!

O mercado interno nunca terá capacidade para absorver pelo menos metade da produção da fábrica em Manaus!

O Grupo na "estória" toda só pegou o boi pelo chifre!

Não fez mais nada!

Deve ter arrumado uma forma de facilitar a instalação da fábrica no AM (aquelas abridas de pernas clássicas que os governos estaduais fazem para as multinacionais) e em troca ganhou o direito de vender a marca H-D no Brasil e pelo visto do jeito que bem quiser!

Acredito que se pelo menos 25% da produção da fábrica fosse absorvida pelo mercado interno a H-D já teria se pronunciado sobre a folia que o Grupo comete com os clientes da marca! Ou até mesmo se visse um mercado consumidor mais "atraente", provavelmente teria montado suas próprias concessionárias e não cedido a terceiros como fez!

Como o objetivo da fábrica é a exportação, dá lhe "Grupo"!

Brax!
Valeixo-Marcel
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Dados do setor através do relatório Abraciclo:
Vendas 2008 = 5.194 motos: http://www.abraciclo.com.br/dsuploads/ven2008.pdf

Produção 2008 = 6.305 motos: http://www.abraciclo.com.br/dsuploads/prod2008.pdf

supergerson



Vale notar que existem uma pequena discrepância entre os números publicados nas revistas econômicas e os números da ABRACICLO, mas em 2009 o único mercado que não se retraiu foi o mercado brasileiro... resta saber até onde isso será lido pela matriz como um bom trabalho do autorizado brasileiro ou como um bom motivo para investir em qualidade e captar ainda mais clientes em nosso mercado.


Vale lembrar, se você tem algum relato de problema não resolvido entre em contato com o MP RS e engrosse o inquérito, pois o processo ainda não existe e somente com volume de provas haverá indícios suficientes para que o MP RS possa agir na via judicial.

6 comentários:

Roberto Cohen disse...

Salve.

Há um ano atrás, tinha grana pra comprar uma Heritage. Comprei uma Varadero.

A patroa não gostou da moto, mandou trocar. Mas nem de longe penso na Harley enquanto tiver que levar na Izzo.

Vamos com Yamaha, Suzuki etc.

Enquanto a Izzo estiver assim, nada de Harley em casa.

Abraços,

EL GDM

HARLYSTAS - RIO GRANDE DO SUL disse...

Meu bom amigo Wolfmann,
Muito obrigado pela divulgação das matérias. Aqui no SUL não vamos dar treguá para o GRUPO IZZO, quanto a sensação de ACABAR EM PIZZA, só nos resta acreditar. A turma do MP que assumiu o caso aqui no SUL é de primeira e está empenhada na ação. Tenho outras para te contar, como por exemplo: O GRUPO IZZO TENTOU IMPEDIR A TURMA DA HDPOINT DE SC DE SORTEAR UMA HARLEY... ACREDITA NISSO. A turma conseguiu uma liminar e FUCK IZZO AGAIN, mais uma TRAPALHADA DO PALHAÇO RIZZO ( nome de uma nova seção de matérias no site ). O importante é não ficar parado e se conformar. Fora isso começaram ataques pessoais por parte da loja em seu "SITE OFICIAL", claro que não deixamos barato. Grande abraço

REI

Viajar de Moto disse...

Tenho um blog com dicas de viagem, se puder publicar...
blogviajardemoto.blogspot.com
periodicamente dicas em forma de livro
abraços
Lauro
p.s. não precisa publicar como comentário deste post

wolfmann disse...

EL GDM, você retrata exatamente o desserviço que o concessionário brasileiro vem prestando à marca.
Não existe pessoa, que usando o bom senso (porque bom senso todos tem, mas nem todos usam), vai pensar em comprar um bem sabendo que poderá ter grandes dores de cabeça no momento em que precisar fazer uso do autorizados pelo fabricante.
O que posso te dizer é que hoje é bastante fácil comprar uma usada pouco rodada e se você mora em SP é muito fácil manter a HD rodando. No Rio, BH, Curitiba, Florianopólis e Porto Alegre existem menos opções, mas mesmo assim não é difícil manter uma HD rodando. O resto do país é complicado.

wolfmann disse...

Reinaldo, acho que o nosso papel é procurar não deixar a coisa esfriar, mas o sentimento de impunidade continua forte assim como o descontentamento e a imobilidade dos colegas que andam de HD.
Abusos parecem ser o ponto alto do tratamento que recebem os proprietários de HD, sejam eles oficiais ou oficiosos (já que o HOG não tem vínculo oficial, apenas tradicional, com o dealer HD). Verbas HOG são tratadas como segredo mafioso, sujeito às maiores penalidades possíveis se for violado.
Eu torço fortemente para que o inquérito se torne processo judicial rapidamente, assim como torço por uma solução de execução rápida da parte do Judiciário.
Anos de luta judicial só fortalecem a posição do concessionário brasileiro.

wolfmann disse...

Lauro, visitei o blog, que ainda está nascendo, e acho a idéia muito boa.
Inclusive pretendo viajar até Punta para o evento tradicional (se houver porque até o momento não consegui descobrir datas ou forma de inscrição) e pretendo contar com as dicas que vai escrever.