segunda-feira, 31 de agosto de 2009

domingo de preparação

Ontem, a Silvana começou o dia meio deprimida pela visão que tinha de si própria no leito do CTI. Cheguei cedo e conversei com ela, disse que os pais dela estavam vindo vê-la como ela havia pedido e que o Amilcar estaria com eles.

Eles entraram e eu saí por conta do grande número de pessoas que ficariam junto ao leito. Voltei após a saída deles e ela já se encontrava mais animada por ter visto e ter sido vista pelos pais dela. Fez muito bem ao ânimo dela.

Voltei em outras ocasiões durante o dia de ontem, entre procedimentos e fisioterapias, e vi que ela se mostrava mais forte como se estivesse colhendo forças no ar. Pelo que ela me falou, um episódio fez com que ela avaliasse melhor o estado de animo dela: o leito quebrou e não conseguiam movimentar o colchão... quebrou exatamente na hora do almoço, e após uma boa conversa dela com o pessoal do CTI, o leito foi trocado.

Desse episódio, ela chegou a conclusão que ela estava com um baixo astral muito pesado para conseguir quebrar a cama e decidiu que ia melhorar... e melhorou.

Hoje a Silvana está fazendo a cirurgia da clavícula. Ela foi para o centro cirurgico às 8h40 para fixar a clavícula, refixar o antebraço que apresenta um desvio anormal, necessitando que a cirurgia feita em Petrópolis seja refeita e por último reduzir e fixar o metacarpo para depois fazer enxertação de tecido.

A ótima notícia é que o diagnóstico feito em Petrópolis foi exagerado e ela não necessitará de prótese para recuperar os movimentos do polegar esquerdo, e consequentemente a mão esquerda. Como são dois metacarpos que prendem o polegar ao punho e somente um foi ralado até a perda total, o metacarpo que restou estava quebrado e escondido em um exame menos rigoroso, mas o exame feito na chegada constatou a presença do osso no local, devendo ser consertado com pinos e parafusos.

Indispensável dizer que isso deixou a Silvana extremamente feliz, porque a noção que ela tinha era que ela havia perdido um dedo, e ao saber que não houve perda que deixasse sequelas ficou muito animada. O grande receio dela é acordar novamente entubada, mas o Márcio diz que isso não vai ocorrer porque ela apresenta um quadro respiratório aceitável.

O quadro respiratório inclusive foi outra boa notícia: ela já não faz uso de O2 nem na modalidade de "névoa", saturando bem e conseguindo fazer as trocas com o ar que respiramos.

A noite foi tranquila, ela adormeceu com ajuda de um sedativo leve e acordou hoje às 7h20, hora em que estava chegando no Samaritano.

Pulso e pressão estão perto da normalidade, demonstrando que a recuperação vem sendo consistente.

Agora nos resta esperar pelo final da cirurgia, torcer e manter a corrente positiva para que tudo corra bem e aguardar ela acordar mais tarde.

O próximo objetivo é fazer com que ela saia do leito e sente-se em uma poltrona. A dieta líquida deve permanecer por mais alguns dias, até por conta da recuperação da cirurgia, e assim que possível mudar para uma dieta pastosa que vai permitir a retirada da sonda nasogástrica.

Obrigado a todos pelo pensamento positivo e por tudo que vem enviando para ela e para nós aqui em casa.

2 comentários:

Erika e Anderson disse...

Ficamos muito felizes com a noticia da mao da Silvana. Deus esta olhando por vcs e em breve ela estara em casa!

Erika e Anderson

Clédia disse...

Adelino a cada dia as notícias são melhores... Fala para ela que estamos daqui torcendo muito e que tudo dará certo no final!!! Diz para ela afastar esse baixo astral, não combina com ela!!! Temos muito a agradecer, todos nós e todos os dias!!! Hoje será mais um dia de excelentes notícias!!! Tô só aqui esperando!!!
Um beijão para todos vocês

Clédia