sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Capacete de astronauta

A Silvana deixou o tubo e agora usa um capacete de astronauta. Esse capacete é uma viseira que cobre todo o rosto e mantem a ventilação sobre pressão para que ela possa respirar com menos esforço. Esse capacete é chamado de VNI (ventilação não invasiva) e garante conforto para ela enquanto reaprende a respirar sozinha.

A VNI é intercalada com uma máscara de oxigênio para alívio dela que detesta capacete fechado pela sensação claustrofóbica. Não tenho dúvidas que isso será determinante para que ela se supere mais uma vez e se veja livre da VNI.

As últimas são que ela se encontra estável, respirando com o uso de capacete que envia O2 sob pressão e cobre todo o rosto. Nada de novo, o hematoma permanece preocupando os médicos do CTI, ela vem saturando bem de oxigênio, pressão e batimentos cardiácos normais.

Começou a beber água e vai alternando o capacete com uma máscara de inalação. Os antibióticos continuam sendo ministrados, analgésicos da mesma forma. Exames laboratoriais não indicam infecção (pode ser ação do antibiótico ou a inflamação ser resultado de uma flebite causada pelo longo tempo do uso do catéter, que foi modificado de local), mas mesmo assim os médicos do CTI permanecem cautelosos e acho que ela vai ultrapassar os dois dias de observação no CTI, provavelmente ficando ao longo do fim de semana lá como forma de garantir que nada irá atrapalhar a progressão dela.

Ontem, ao falar com o médico fiquei sabendo dos detalhes da extubação: foi extubação "espontânea".... ela não aguentava mais o tubo e com a mão direita puxou tudo para fora causando grande rebuliço no CTI. Palavras do médico: "ela olhou para nós sorrindo e disse que agora estava se sentindo muito melhor...".

Pois é, depois dessa já sabemos que o braço direito está perfeito!

Agora vai ser preciso cultivar a paciência para vê-la fora do CTI e iniciar a recuperação em quarto. Não existe previsão ainda para isso ocorrer e enquanto estiver no CTI os médicos passam uma indicação de que o quadro ainda preocupa.

Tenho focado minha energia em passar calma e serenidade para ela, pois somente assim ela vai conseguir superar o trauma respiratório. Continuo na vígilia, continuo pedindo que não desanimem na corrente positiva em torno dela.

Obrigado a todos.

4 comentários:

Marcela Alexandra disse...

Wolf,

Cada pequena melhora da Silvana para nós é uma grande alegria.

A cautela dos médicos em transferi-la da CTI para o quarto é absolutamente normal, mesmo que contrarie nossas expectativas.

Continuamos aqui enviando nossas vibrações positivas para a Silvana e não poderiamos deixar de te agradecer por encontrar um tempo para nos atualizar.

Beijos aos dois

Marcela e Celestino

Clédia disse...

Adelino, a cara dela a extubação "espontânea"... Como você disse agora é cultivar a paciência... Continuo daqui mandando bons pensamentos e torcendo para que ela supere o CTI, pois a pior batalha ela já superou e todos nós sabemos disso!!!

Bjsss para vocês e um especial bem grande para minha amiga!!!

Clédia

HARLYSTAS - RIO GRANDE DO SUL disse...

Grande Wolfmann,
É bom saber que tudo está se encaminhando de maneira positiva.
Continuamos na torcida por noticias cada vez melhores. Um grande abraço pra ti e um beijo na SILVANA.

REI e FERNANDA

Pedrão disse...

Caro Wolfmann,
Grato pelos preciosos relatos sobre Silvana. Um dia nos conheceremos para um rolé por aí.
Abs,
Pedrão e Pedrinho.
Los Pedros on the Harley