terça-feira, 25 de agosto de 2009

abrindo caminho

Antes de mais nada, gostaria que desculpassem o bleckout de notícias, mas a transferência e a acomodação a novos horários me atrapalhou um pouco.

O Amilcar retornou ontem para SP e vai começar a ponte rodoviária Rio-SP, a Marina está de volta para me auxiliar com o Nuno e tenho um pouco mais de flexibilidade dentro dos horários em que converso com o médico.

Desde domingo a tarde, o Márcio vem fazendo uma série de exames e tomando uma série de providências para conseguir uma forma de ajudar a Silvana a conseguir uma forma menos cansativa para se recuperar.

Ela continua sedada, intubada, mas o quadro permanece estável. O coágulo era uma preocupação grande do Márcio, tanto que ele tentou a colocação de um filtro de veia cava no próprio domingo, mas não teve sucesso, mantendo o tratamento com anticoagulante.

Ontem, ele conseguiu colocar esse filtro e fazer uma broncoscopia (semelhante a uma endoscopia, mas feita no pulmão). As consequencias desses procedimentos foi afastar um risco de acidente vascular fatal (o coágulo, mesmo que se solte ficará travado pelo filtro e não causará problemas de embolias ou entupimentos de válvulas cardíacas) e conseguir uma limpeza do pulmão direito, dando maiores condições para que a famosa mancha seja absorvida em menor tempo e com menos esforço para ela.

A broncoscopia constatou grande quantidade de material purulento, que foi limpo com soro fisiológico, e foi feita coleta para determinar presença de bactérias. Ele começou a administrar um terceiro antibiótico que tem a função de potencializar o antibiótico usado no combate da infecção hospitalar.

A noite foi tranquila e ela se encontrava estável agora pela manhã.

As perspectivas melhoraram bastante depois dessas intervenções promovidas pelo Márcio. Ele espera tirar o dreno do pulmão em breve (depende de avaliação do cirurgião toráxico) e fazer uma primeira cirurgia no osso do sacro que irá permitir que ela se sente e seja movimentada com maior segurança.

Após essa cirurgia é intenção dele começar o "desmame" do tubo assim que ela estiver novamente estável após a cirurgia do sacro, mas isso são eventos futuros que dependerão da evolução da Silvana.

Como disse o Márcio hoje cedo, estamos caminhando (e não mais patinando como estávamos desde sexta passada - adendo meu).

Gostaria que todos mantivessem a corrente positiva para que ela se sinta cada vez mais amparada nas nossas intenções e possa evoluir por esse caminho que o Márcio está conseguindo abrir.

5 comentários:

Unknown disse...

Adelino,

Não se preocupe pois a torcida aqui é bem grande e não vai parar nem um minuto.
Estamos esperando ansiosos para poder visita-la.

Obrigada por nos manter informados!

Beijos

Marcelo disse...

Não conheço vocês pessoalmente, mas estou acompanhando tudo e pedindo a Deus que isso tudo passe logo!

Um abraço!

Clédia disse...

Isso aí!! Vamos aos poucos dando passos positivos, evoluindo...

Continuo aqui com pensamento positivo, vai dar tudo certo!!!

Beijos para todos

Anônimo disse...

Só boas noticias, que bom !! fico muito feliz e continuando a corrente positiva. Paz e força.
SJOliver - FHD.

Unknown disse...

Adelino, eu e minha esposa acompanhamos sempre seu blog, desejamos a Silavana uma ótima recuperação, é difícil sim, mas ela vai sair dessa com certeza.
Aproveitando, ofereço minha residência, moro na Rua Bambina a menos de 30 metros do Samaritano. Somos só eu e minha esposa, o quarto de hóspedes está VAZIO, o quarto tem computador/internet, FAX/Scanner/impressora, TV, ou seja, completo. Como você já sabe, minha loja é no shopping ao lado, tenho tempo disponível para ajudar no que precisar. Oferecemos o quarto , caso queira descansar, tomar banho, "dar um tempo", passar a semana....qualquer coisa, não irá atrapalhar em nada, usamos
o andar de cima e o andar de baixo fica praticamente VAZIO.
Me liga: 7861-2498 // 2246-4259
Estamos torcendo por ela.
Alex e Camila