Meu amigo Célio, também conhecido como Karuna, tem uma Sportster 883 R azul (a única do Rio como ele mesmo gosta de dizer) e já fez várias modificações desde as de praxe como trocar os amortecedores traseiros (fez no mesmo dia em que tirou a moto da loja) até a tradicional troca de escapes e filtro de ar.
Hoje a moto usa alforges de couro e uma bolsa de couro por baixo do farol. Tem um pequeno sissy bar e guidão seca de 12 polegadas. A suspensão traseira usa amortecedores Progressive de 11,5 polegadas (menos duas polegadas em relação aos originais). Tentou dar maior inclinação na suspensão dianteira, mas a necessidade de uma nova mesainviabilizou o projeto, ao menos momentaneamente.
Nessas alterações, o que incomodou foi o desempenho da moto após a troca dos escapes (nacionais do Jimmy de São Paulo). Segundo ele a moto ficou "xoxa" e perdeu arrancada. Em tempo, ele é novato em HD e vinha de uma XT 600 e esperava bem mais do motor original HD 883 e só ficou decepcionado após a troca dos escapes.
Partiu para a instalação de um módulo Intercept para alterar a injeção, mas após várias tentativas de acerto o desempenho continuava bem aquém do que ele pretendia. Isso fez com que cogitasse uma modificação mais radical e instalar o kit 1200.
Com o kit 1200 em mente ele abandonou o Intercept e partiu para o SERT e instalou um Hypercharger no lugar do filtro de ar original.
O SERT para as Sportsters 883 só tem um mapa, ao contrário das softails, dynas e touring, e esse mapa leva em consideração a troca de escape e filtro (que foi fundamental para a decisão de instalar o Hypercharger).
Não fez nenhuma adaptação para melhorar esse mapa, mas ele já constatou que o mapa traz diferenças sensíveis em relação ao mapa original que ele conseguiu fazer gravações no data mode antes de fazer o download do novo mapa.
Em termos de desempenho o mapa trouxe novamente esperança para o Karuna já que o consumo se mostrou mais estável e o desempenho já começa a deixá-lo satisfeito e esquecer a dor de cotovelo por não ter comprado uma Dyna quando se decidiu pela Sportster.
Em termos práticos posso dizer que a moto dele está andando forte. Saimos da loja HD RJ e voltando para casa aceleramos juntos. A minha Fat cortou a 75 km/h em primeira marcha enquanto a Sportster continuou acelerando mais um pouco antes de ouvir a passagem de marcha. A moto seguiu acelerando forte e abriu distância rapidamente até paramos em um sinal de transito. Cheguei a 100 km/h e deixei ele ir embora, mas isso não é uma justificativa para que a Sportster abrisse distância.
Mesmo que estivessemos acelerando juntos no momento da "largada" (o que não deve ter ocorrido pois poderia estar acelerando antes dele ou ao contrário), acho que a Sportster pela velocidade em que trocou de primeira para segunda marcha teria conseguido chegar antes no sinal em que paramos.
Em relação a outras Sportsters é clara a constatação que a Sportster do Karuna já tem um desempenho diferenciado pelo uso do mapa mais adequado aos novos parametros de admissão de combustível e exaustão de gases demonstrando a validade da opção do SERT para as Sportsters.
Após as modificações buscando o melhor desempenho (e para isso ele está usando como parametros os mapas desenvolvidos para os TC 96 e adaptando para as curvas de torque e capacidade volumétrica do motor Evolution da Sportster 883) acredito que o projeto do kit 1200 vai sofrer um atraso até que ele se canse do 883.
Um comentário:
Olá querido!!!! Como está você e sua bela esposa? Espero que bem, pois a vida me fez largar tudo a meu redor, inclusive amigos do coração que encontrei nesse belo mundo das HDs... rsrs
Quanto ao projeto 1200.... Meu psiquiatra me deu alta e voltei a velha idéia da transformação... rsrsrs
Como já troquei o carro da mulher, posso agora me dar o luxo de gastar a grana que não tenho (como diz um amigo em comum.... rsrs)
Portanto, concomitantemente com a compra dos caríssimos remédio psiquiátricos (HAHAHAHAH) vou agora concretizar meu sonho de ter uma HD 1200cc....
Abraços e vou me lembrar de ligar para vocês.... antes que os remédios comecem a fazer novamente os efeitos... rsrsrsrrs
Postar um comentário