sábado, 6 de junho de 2009

e viva a tecnologia!

Hoje voltei a rodar com a minha Fat Boy. Mais de vinte dias se passaram (eu acho que foram vinte e cinco)e a minha Fat não foi ligada nenhuma vez nesses dias. O medo de que a bateria estivesse descarregada era grande, mas isso não aconteceu. A moto ligou na primeira tentativa como se tivesse parado de rodar ontem.

A bateria acumula energia para movimentar o motor de arranque e a forma para manter a carga da bateria é rodando e fazendo girar o dínamo que, com a ajuda do regulador de voltagem e alternador, carregam a bateria. Como o dínamo não foi movimentado a carga restante na bateria deveria ser utilizada da melhor forma possível nesse primeiro arranque após o período parado.

Quem ajudou, e muito, no melhor uso possível da energia para ligar a moto foi a injeção eletrônica. Se ao invés da injeção, a moto ainda usasse carburadores para alimentar o motor talvez isso não tivesse acontecido.

A injeção foi eficiente garantindo o melhor fluxo, evitando engasgos ou entupimentos tão comuns nos carburadores em motores parados por longos períodos (basta dizer que muitas scooters que ficam paradas mais de três dias normalmente descarregam a bateria ao tentar ligar o motor).

Sei que muitos ainda sentem falta da marcha lenta nos motores com carburadores, mas a injeção é um avanço considerável, ainda mais se você tiver as ferramentas adequadas para tirar o melhor uso delas.

Do mesmo modo a presença de ABS auxiliando as frenagens e aumentando a segurança representa um avanço significativo na pilotagem da motocicleta. Pena que esse dispositivo só esteja disponível na família Touring.

Portanto, livre-se do preconceito e aprecie as mudanças que vem sendo implantadas nas Harleys. Muitas vezes a tecnologia embarcada representa uma diferença que vale a pena o investimento em uma moto nova.

Um comentário:

Paulo disse...

Bacana seu blog Wolfmann! Parabéns!
Como esse mundo H-D não é tão pequeno, conheço pessoas que vc conhece também: Claudio, Celestino, etc. Estive em Campos. Provavelmente nos cruzamos por lá. Também tenho um blog. Dá uma passada por lá qualquer hora dessas. http://pr40.blogspot.com
Abraços