quinta-feira, 26 de junho de 2008

A vista ou a prazo?

Com a maior possibilidade de comprar uma HD, alguns amigos tem me perguntado se vale a pena entrar em um financiamento para comprar uma Harley Davidson.

Pagamento à vista foi uma grande vantagem na hora de negociar o valor final da moto, ou carro... tanto faz. Hoje em dia a revendedora não te dá mais desconto para o pagamento à vista pela simples razão de que para eles tanto faz vender a vista ou a prazo. Se você chega para comprar uma HD hoje, o vendedor já te diz que a moto custa tanto e que você pode pagar a metade e financiar o resto em 24 vezes sem juros.

O próprio vendedor não está preocupado como você vai pagar a moto, ele quer é vender a moto e oferecendo de cara uma forma mais fácil de comprar fica mais fácil vender a moto.
Eu comprei a minha financiada, e do mesmo modo que eu quase todos fizeram assim. É difícil encontrar alguém que pagou a moto a vista. Teve gente que comprou a moto no AMEX em dez vezes sem juros... precisa falar mais?

A grande dúvida na hora da compra a prazo acaba sendo dar uma entrada ou não. Se você não quer amortizar uma parte, você acaba comprando a moto sem entrada ou fazendo um consórcio. E falando em consórcio temos outra opção que pode ou não ser vantajosa. Vai depender da sua ansiedade. Se você deseja fazer uma poupança ou acreditar na sua sorte, o consórcio é uma grande pedida. Se você vai para o consórcio para dar um lance no leilão, eu já não acho um grande negócio.

De cara, se você tem dinheiro para o lance, pode dar uma entrada e ter uma prestação fixa menor que o consórcio. Ou se acha que o dinheiro vai aparecer no decorrer do consórcio, você pode financiar e amortizar com desconto as parcelas finais do seu financiamento.

O grande problema do consórcio é o valor do bem. Sempre que o valor do bem aumenta e, no caso das HD, ele aumenta conforme a vontade do Grupo Izzo, a prestação aumenta. Mas, se o valor do bem diminui por conta de uma promoção, a sua prestação não diminui e você continua pagando o valor cheio.

É claro que a prestação do consórcio é menor que a prestação de vários financiamentos, mas se levarmos em conta o prazo total do consórcio, o valor do bem pode acabar ficando maior do que se tivesse sido financiado, sem falar que você não tem desconto se decidir antecipar o final do consórcio como no caso do financiamento.

Acaba sendo muito pessoal a forma de pagar a compra. Tem gente que quer a tranquilidade de não dever nada ao banco, outros preferem ter uma reserva e pegam um financiamento. Mas é bom não se iludir. Não existe aplicação financeira que possa dar retorno superior ao que é cobrado em um financiamento, exceção feita a parceria entre o Finasa e o Grupo Izzo, já que o saldo a ser cobrado tem 0% de juros.

Aliás essa forma de pagamento tem sido muito proveitosa para o comprador que tem o capital para a compra da moto com pagamento a vista, pois você paga a metade e aplica a outra metade e ao final do financiamento o rendimento vai ter pago pelo menos uma das parcelas.

Isso sem falar na loucura de algumas semanas atrás onde você pagava um preço menor se financiasse do que se comprasse a vista.

Se você quer a sua HD, o melhor conselho é não ter pressa. O mercado de usadas vai aumentar e os preços da motos novas estão derrubando o preço das usadas, o mercado atual é comprador e não vendedor. Promoções estão sempre aparecendo e os financiamentos tem variado muito conforme o risco que as financeiras estão dispostas a enfrentar.

Lembre que a sua HD foi feita para te dar prazer e não para ser um peso no orçamento doméstico. Compre a vista ou a prazo, mas não esqueça de escolher o melhor momento para isso, e esquece a idéia de ter lucro na hora de revender a moto porque provavelmente ela vai estar com tantos acessórios que o valor final vai ser algo para ser esquecido.

Nenhum comentário: