domingo, 22 de junho de 2008

Inimigos de uma pilotagem segura



Quem anda de moto conhece o ditado "motoqueiro que diz que nunca caiu é mentiroso!". Isso é verdadeiro em parte, pois todo mundo acaba caindo e os tombos, além de servirem de estórias para conversa, acabam por ensinar alguma coisa a quem caiu.

Os tombos podem ser leves, graves ou mortais. Você tanto deixa a moto tombar parado (e para os harleyros isso é algo que pode acontecer até mesmo no posto de gasolina ao pisar em uma mancha de óleo) como pode ter um acidente com sequelas bastante graves (pinos e placas, sem falar nos arranhões de praxe).

A pilotagem segura é o melhor modo de evitar um tombo e o maior inimigo da pilotagem segura é sempre o piloto. Causa humana é o maior índice nas estatísticas de acidentes e os maiores culpados são o medo e o excesso de confiança. O motociclista que tem medo acaba sofrendo acidente pela falta de prática e o motociclista que tem confiaça demais em si mesmo acaba sofrendo acidente por não acreditar que aquilo possa acontecer com ele.

A melhor maneira de evitar os acidentes é a prática contínua e o conhecimento da sua moto. Quando você pilota por instinto, normalmente você não precisa pensar em como fazer a curva ou como frear, simplesmente faz. E o instinto nasce com a prática. Minha esposa foi a Tiradentes, pilotou por quase 300 quilometros dentro do trem de motos, sem pensar ou se preocupar, simplesmente acompanhando o grupo. Quase chegando lá, ela se descuidou e olhou para o velocímetro, pouco antes de uma curva, e quando viu a velocidade ficou com medo. Resultado: uma curva quadrada que o instinto consertou.

A Harley Davidson, preocupada com a segurança do piloto e passageiro, tem um curso em cinco etapas: o "Rider's Program". Aqui no Brasil, e em especial no Rio de Janeiro, o Grupo Izzo não consegue realizar com a devida periodicidade o Rider's Program. As razões são as mais diversas, desde a falta de datas até a falta de quorum. No nosso caso em especial (Chapter Rio de Janeiro), eu venho tentando fazer o primeiro módulo há dois anos, mas quando tem interessados (por exigência do Grupo Izzo é necessário um mínimo de 25 interessados) os organizadores modificam as datas e os interessados se desmotivam e o curso não sai. Colegas do Chapter tiveram que ir a São Paulo para fazer os dois primeiros módulos, mas mesmo em São Paulo não foi feito ainda o terceiro módulo.

Aliás teremos uma nova tentativa de Riders Program em Julho, nos dias 18 e 19, com custo de R$ 120,00 para o primeiro módulo. Procure maiores informações com a Patrícia, assistente do HOG Chapter RJ no telefone 2494 5500.

Aproveitando essa deficiência, o irmão PHD Captain, de São Pedro d'Aldeia, começou a apresentar e ministrar um curso em quatro módulos, tendo sido o último feito no dia 10 de maio no kartdrómo da Barra. Eu ainda não fiz por falta de tempo, mas quem fez o curso diz que é muito bom, repetindo sempre que podem.

O curso se chama curso de controle operacional em baixa velocidade para motocicletas pesadas, tendo sido divulgado pela revista especializada MOTO, no site dos PHD (http://www.phd-br.com/) e no site dos Biker Friends (http://www.bikerfriends.net/), site dedicado à customização de motocicletas, com uma seção de classificados muito boa. Para maiores informações sobre o curso, o PHD Captain mantém um site (http://www.aviaomotoskill.com/), onde você encontra tudo sobre o curso.

Para quem não tem tempo, fica o lembrete: motocicleta tem de andar e você, piloto, tem de fazer muitos quilometros com ela. Pilote equipado, respeite os seus limites e não se considere um "Evel Knievel", até mesmo porque Evel Knievel conseguiu quebrar todos os ossos do corpo. Ande por prazer, pilote com responsabilidade e aproveite para aprender com os erros dos outros porque quando o erro é nosso, normalmente custa caro.

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