quinta-feira, 26 de junho de 2008

Peças e acessórios: como comprar?

Comprar peças para Harley Davidson já foi mais difícil, que o digam os harleyros mais antigos. Ainda assim continua sendo bastante complicado comprar peças e acessórios para HD, isso sem falar no custo.

Se você tenta comprar uma peça ou acessório na autorizada muitas vezes se decepciona: ou não tem o que você quer e você precisa esperar meses pela peça (eu mesmo já esperei dez meses por uma peça a ser trocada em garantia) ou quando tem acaba tendo um valor bastante elevado quando comparado com os valores nos EUA.

Aí você procura uma peça similar nos catalogos da Kuryakin ou mesmo uma similar nacional. As vezes os valores caem bastante, mas a peça escolhida nem sempre consegue o resultado que você queria, ou quando você encontra um substituto, o preço acaba sendo quase o mesmo do catalogo da HD, e isso estamos falando de acessórios porque as peças "genéricas" acabam dando mais dor de cabeça do que aliviando o bolso.

Solução para tentar superar esses "pequenos problemas" são as compras via internet nos EUA. Aí começa outra dor de cabeça: se você tem pressa e pede entrega via empresas especializadas, você tem de pagar os impostos e acaba saindo quase o preço da loja, sem falar que você ainda vai pagar a mão-de-obra para instalar ou trocar a peça. Se você pede via correio normal, demora e muitas vezes você acaba pagando o imposto para retirá-la no correio.

Resultado disso tudo: você fica entre a cruz e a espada. Não tem jeito, você vai ter de pesquisar para encontrar a melhor solução. Mandar vir do exterior é fácil quando você tem um contato pessoal (parente, amigo) que trata de comprar e despachar para você (dica: peça para ele despachar a encomenda como "gift", declarando valor menor para evitar os impostos), ou você viaja aos EUA e traz na tua mala (lembre-se que você pode sofrer a revista aleatória e ter de pagar multa de 100% sobre os valores devidos, se não quiser arriscar a revista declare os valores e pague os impostos sobre os valores que ultrapassarem a sua cota).

Eu tenho pesquisado muito, utilizo muitas vezes as lojas autorizadas da HD (principalmente em Miami), sempre me identificando como membro do HOG internacional, e uso os serviços da empresas transportadoras. Existem também lojas na internet, sendo as mais conhecidas a Adventure (www.hmhd.com) que entrega no Brasil e a Zanotti (www.zanottimotors.com) que você precisa manter contato via telefone (para quem tem Skype e serviços similares a ligação acaba sendo mais barata que uma ligação local).

O PHD indicou a moto import (www.importautopecas.com) como empresa idônea. eu fiz cotação com eles e os valores são bastante acessíveis em relação aos valores praticados no Brasil. A empresa tem sede em Miami, te envia via correio ou empresa transportadora, você paga em reais através de depósito ou cartão de crédito. É uma alternativa bastante viável.

Se você faz compra pela internet, verifique os descontos para valores por eles especificados e procure fazer uma encomenda grande para diminuir o valor do frete por quilo enviado, pois quanto mais quilos menor o preço unitário do quilo. Catálogos e livros não pagam imposto e vale a pena tê-los em mão pois tudo que você pede necessita do "part number" (referência da peça) para ser cotado e comprado.

Com as cotações na mão procure nas lojas no Rio e São Paulo, não se esquecendo das lojas autorizadas que podem reservar algumas surpresas, porque muitas vezes acaba valendo pagar um pouco mais para já ter a peça colocada na moto ou ter maiores facilidades de pagamento (compras no exterior normalmente não são parceladas e impostos devem ser pagos na entrega).A Harley é um brinquedo de adulto e boa parte da brincadeira é encontrar os acessórios. Faça as suas compras sem pressa que as experiências servem de assunto nos encontros.

Nenhum comentário: