terça-feira, 15 de maio de 2012

Furtos: o sistema de segurança HD

Quem vem comprando as HDs zero vem tendo a opção de ativar o sistema de segurança instalado como equipamento de série.

É um alarma conjugado a sensor de presença que não permite o acionamento do motor e dispara o alarme se alguém mexe na moto. Nos cafés da manhã é normal a gente escutar o apito do alarme funcionando.

Em tempos de furtos semanais isso vem fazendo sucesso, mas como já li mês passado no blog do Daniel Bayer (e acabou passando em branco na época: http://www.olddogcycles.com/2012/04/alerta-aos-donos-de-harley.html), esse alarme tem uma senha mestre que precisa ser reconfigurada já que o sistema permite desarmá-lo sem o sensor de proximidade em caso de perda desse sensor.

Não vale a pena mostrar o caminho das pedras publicamente, mas o alerta do Bayer vale a pena ser repercutido: troque a senha padrão por uma senha pessoal para dificultar o trabalho da gatunagem.

Para os amantes do Harley-Davidson life style, a HDMC tem em seu catálogo americano trancas e correntes HD, Para os curiosos: http://www.harley-davidson.com/browse/browse_products.jsp?FOLDER%3C%3Efolder_id=2534374302289671&PRODUCT%3C%3Eprd_id=845524442292241&ASSORTMENT%3C%3East_id=2534374309149263&bmUID=1337015653154&bmLocale=en_US .

Embora eu seja um pouco reticente em relação à correntes e trancas (tem fechadura? Pode ser arrombado!), a mera colocação de uma tranca ou corrente já atrasa o gatuno que muitas vezes escolhe outra para levar.

Não custa lembrar que existem várias opções ao catálogo HD e que a venda desses produtos pode estar incluída na política de vendas que a HDMC vem impondo aos proprietários de HD.

E mais uma vez: não compre peça sem procedência. Até mesmo os importabandistas que atuam no mercado devem ser indicados. Evite alimentar o mercado de peças roubadas: quem perde é sempre o proprietário, tanto o que compra como o que teve a moto furtada porque mesmo aquele "esperto" que compra a peça à preço de banana também acaba sendo reconhecido como alvo para um próximo fornecimento.

4 comentários:

Bayer // Old Dog disse...

Valeu pela indicação Wolf!

Mas é Daniel Bayer, hehehe.

wolfmann disse...

Daniel,desculpa pela "bostagem"... hehehehehe.

Já corrigi. Abraço!

luc savi disse...

Grande Wolfmann, me esclareça uma dúvida, por gentileza: notei que quando passo 2 ou 3 dias sem ligar a motoca, ao girar o botão de partida, surge no painel a mensagem ENERGY PIN. Uma vez deu uma leve refugada, mas pegou. Sempre pega, na verdade. Não achei nada no manual. ⁠⁠⁠Pensei na bateria do FOB, fraca ou perto do celular.
Abraço.

wolfmann disse...

Luciano, nunca li nada sobre essa mensagem. Fiz algumas pesquisas, mas todas inconclusivas. A sua teoria faz sentido, mas seria bom consultar algum mecânico do dealer para eles buscarem a resposta no manual de serviço deles.