domingo, 13 de maio de 2012

equipamento para estrada

Tenho feito passeios com o HOG RJ e nas conversas com o pessoal mais novo quase sempre me perguntam sobre equipamento para proteção na estrada: bota, luva, casaco? O que vale a pena comprar? Que marca de equipamento comprar? E assim por diante.

Eu recomendo sempre que compre algo que te deixe confortável sem abrir mão da segurança. Nesse binômio tem sempre um problema: conforto.

Conforto para rodar algumas horas é bem diferente do conforto para você sair de casa e ir até o trabalho.

Pensar apenas na armadura para ser usada na estrada pode trazer grandes problemas conforme o que você vier a pegar pela frente. Casaco, bota, luva muito pesados ou quentes serão problemas para atravessar uma cidade como o Rio antes de pegar a estrada e outro problema na hora da chegada.

Eu rodo normalmente de casaco, luva e bota mesmo que seja para ir apenas ao trabalho e por isso mesmo procuro sempre manter esse equipamento em boas condições de uso. Não adianta usar um casaco com proteções quebradas ou botas/luvas apresentando desgaste excessivo. Capacete nem se fala: depois de algum tempo você cansa do capacete e o capacete cansa de você.

Sobre marcas, usa aquela que puder ser mais segura e couber no seu bolso. Não existe a melhor marca. Mesmo com o Harley-Davidson life style trazendo várias opções em casacos, luvas, botas e etc., nem sempre vale a pena pagar os preços da marca. Uma excelente linha de equipamentos da HD é a FXRG, mas você vê bons casacos sem ser os FXRG, assim como luvas e botas.

Botas steel toe (biqueira de aço) são comuns no catálogo HD. Eu usei uma Crankshaft por cinco anos até que ela começou a rasgar no colarinho. Troquei pela soft toe (biqueira macia) Avis e achei muito proveitosa. A minha Surge impermeável (feita em Goretex) também já deu o que tinha que dar e consegui uma work boot, também soft toe, da Caterpillar (modelo Alaska) que passou hoje pelo teste da água: pés secos mesmo pegando um bocado de chuva. Botas mais leves são opções para um uso diário: eu gosto muito das hikking boots da Timberland.

Luvas da HD sem dedo são muito usadas, mas em termos de proteção para as articulações é a mesma coisa que não estar de luvas. Eu desisti das luvas HD: as FXRGs tem cano para cobrir o casaco e isso não me agrada e as demais perdem na comparação com luvas AlpineStars ou Dainese. Atualmente uso as AlpineStars.

Casaco é setor à parte: meus casacos são HD por conta da boa construção e da proteção eficiente que eles tem, mas foram comprados nas promoções do Grupo Izzo ou importadas via correio dos EUA. Comprar casacos HD no Brasil é caro e você tem várias opções dentro das marcas Jaspion que são bem mais em conta. Vale a consulta ao bolso. Particularmente gosto dos casacos em cordura para viagens longas por serem mais leves e mais eficazes quando se pega chuva.

Calças são outro assunto bastante controverso. A maioria não gosta de usar calças específicas para motocicletas, mas vale a pena em uma viagem mais longa. Eu tenho calças em cordura impermeáveis com forro removível da AlpineStars para uso em viagens. Para os passeios gastronômicos do HOG vou mesmo com um bom e velho jeans.

Apenas uma recomendação: antes de comprar, experimente. Sente na moto, faça alguns movimentos para ter certeza que é confortável porque não tem nada pior do que ir se acomodando em cima da moto ao longo da viagem porque está sem posição por conta da roupa.

3 comentários:

Eduardo Gil disse...

Olá Wolfmann,

Sou novo no ramo das motos, ou seja, nem moto tenho ainda, mas gostaria de saber qual o melhor equipamento para se andar nas ruas do RJ com segurança.

Pretendo comprar minha primeira moto, que será uma HD, mas antes queria me preparar para encarar o trânsito.

Então, o que vc recomendaria para se usar no dia a dia e que tenha uma eficácia boa no quesito segurança pessoal.
As jaquetas FXRG valem a pena? digo isso pq minha espesa está nos EUA e achei que seria uma boa oportunidade de se comprar alguns equipamentos de segurança por um preço mais em conta.
Gostaria daquelas que possam ser usadas com proteções para coluna, ombros...sabe?


Sei também que num simples comentário não consiguirá esclarecer todas minhas dúvidas mas será um bom começo. Quem sabe num dos cafés da manhã na HD_RJ eu não posso ir esclarecendo aos poucos minhas dúvidas.


Desde já agradeço a ajuda.
Eduardo.

wolfmann disse...

Eduardo, equipamento é pessoal e depende muito do equilíbrio proteçãoxconforto.

Você vai ver muitos colegas de HD andando até mesmo de bermuda e chinelo.

Vou te responder com base na minha experiência.

No trânsito urbano venho usando um capacete que é muito versátil: o Nolan N-43 que tem queixeira e viseira removíveis. Acho importante não perder a visão lateral principalmente com os mad dogs que insistem em se ver como sucessores dos Highlanders.

Uso sempre casaco (exceção ao dias do alto verão onde abro mão do casaco em nome do conforto).

Prefiro o casaco de couro ao de cordura para o uso na cidade por ser mais macio. Venho alternando casacos de couro na cidade: o Thunder Valley (p/n 98297-08VM)e o Brown Genuine HD (p/n 97085-12VM). Ambos tem preço semelhante (cerca de 200 doláres mais barato que o FXRG) e daria preferência ao Thunder Valley por ter aberturas frontais e proteções nos ombros e cotovelos (o Genuine HD tem apenas espuma e permite o uso de proteções, mas precisa comprar a parte).

Luvas e Botas existem várias opções ao equipamento HD: hoje em dia estou usando uma Alpine Stars SPS e mantenho a minha boa e velha luva sem dedo da HD.

Botas voltadas para caminhadas em trilhas (hikking) costumam ser um boa opção para uso na cidade e dê preferência às que tem membrana de Goretex: são mais leves e impermeáveis mantendo reforço no calcanhar e biqueira. Boas opções nos EUA são as Timberland e Caterpillar (no Brasil você às encontra na faixa de R$500,00). Se quiser um produto HD, a última que comprei (Apollo Hiker p/n D94376) também é boa compra, resta saber até onde vai o bolso.

Espero ter ajudado, e nos encontramos na loja HD RJ.

Abraço.

Eduardo Gil disse...

Obrigado Wolfmann, como sempre muito prestativo com os menos experientes.

Excelente capacete. Para quem se interessar segue um review dele no youtube:
http://www.youtube.com/user/RevZillaTV?v=M4sqZnqdtSs&feature=pyv&ad=9828588668&kw=nolan%20n43

Luva e bota eu gostei das opções.

Quanto ao casaco, como ainda tenho tempo, afinal nem moto tenho ainda (rsrs),vou namorar mais alguns para que eu não me arrependa. Até pq comprar sem ver pode dar dor de cabeça quando for usar. Como vc falou no post não pode ficar nem apertado em largo demais.

Bermuda e chileno?!?! Minha nossa....

Se ajudou? Sempre!

Mais uma vez obrigado.