terça-feira, 2 de agosto de 2011

vale a pena ser dono de oficina especializada em HD?

De tempos em tempos aparece uma sugestão para montar uma oficina para cuidar das motos dos amigos.

Senhores, eu sou um mero curioso e a minha experiência se resume a cuidar da minha Fat Boy e antes do acidente, da FX que foi da Silvana.


Além disso, temos alguns problemas sérios que merecem ser pensados antes de enfrentar um projeto desses.


Inicialmente levamos em conta a concorrência: temos bons mecânicos que trabalham por conta própria e bons mecânicos que trabalham em oficinas que já estão no mercado há bastante tempo. Mas não temos bons mecânicos ociosos ou querendo ser empregados de alguém.


Como a base de uma boa oficina é o mecânico, já começamos sem a peça principal já que tirar um desses mecânicos da oficina em que trabalha vai custar caro e causar problemas.


Outro problema é garantir que o estoque de peças não entrará em quantidade crítica. Administrar um estoque de peças não é complicado, mas mantê-lo abastecido é um gargalo no atendimento ao cliente. Qual harleyro nunca passou por problema de falta de peça para manter a sua moto rodando? Isso acontece porque muitas das peças que quebram não são as de manutenção corriqueira e algumas manutenções preventivas exigem peças que imobilizam capital que poderia ser gasto em uma peça de giro rápido ou uma peça de customização (leia-se enfeite) de venda rápida. Por conta disso, uma peça mais específica precisa ser encomendada e muitos não pensam em prevenção, apenas em reparo acabando ficando com a moto parada.

E agora o que era complicado ficou mais difícil: com o impedimento obrigatório por parte da HDMC para os dealers americanos venderem world wide, ficamos na mão dos importabandistas estabelecidos ou de atravessadores americanos que vendem via e-bay para conseguir peças originais por preços mais acessíveis. A alternativa é ir aos EUA buscar pessoalmente ou fazer estoque graças à boa vontade de amigos que viajem para lá (torcendo para não ficar preso na alfândega já que a legislação complicou a entrada de peças de automotivos como bagagem de porão ou bagagem acompanhada).


Depois disso temos outro problema: existem clientes para encher a oficina do dealer (que está funcionando) e as oficinas que já tem sua tradição no mercado. Sobrou algum excedente ou você vai precisar cobrar preços de canibalização do seu capital de giro só para que os clientes comecem a prestar atenção à sua oficina?


Fidelização do cliente começa com bom serviço e preço justo, mas o preço justo precisa ser justo para o cliente e para o prestador do serviço. Hoje em dia ninguém trabalha de graça... até relógio de pulso precisa trocar bateria hoje em dia.

Pensando nisso tudo é que vou manter a minha contribuição para a manutenção das HDs cuidando da minha Fat usando os serviços da Brazil Custom e do Adriano, dando os meus pitacos na hora de entender os pepinos que aparecem, ajudando os amigos na hora de remapear com o SERT/SEST/SEPST e procurando soluções para problemas interessantes.

5 comentários:

andré disse...

Wolfmann o que você acha do SUBSIDER? Mecanismo que deixa as Harleys injetadas com lenta de carburada. http://subsider.com.br

Abs

wolfmann disse...

jà visitei o site, li sobre o mecanismo, mas existem outros mecanismos no mercado para essa "mágica".

A alteração no motor de passo, fixando-o para manter a lenta abaixo do limite recomendado pela fábrica para as injetadas (800 rpms), é interessante, mas exige que você fique manipulando o mecanismo conforme a exigência que você vai dar na moto.. se você precisar que o motor de passo esteja funcionando normalmente e ele estiver preso pode acabar te atrapalhando em uma situação não esperada.

Um amigo de Biduzidos fez uma alteração no motor de passo da Sporster dele que deixa a lenta bastante abaixo do limite recomendado, mas não limita a ação do mesmo, deixando a moto respondendo de forma normal em qualquer situação.

Do mesmo jeito o Artur Porcão do Fórum HD tem produtos que já vi funcionando e não vi problemas com o mesmo objetivo: é Idle Control eletrônico e a versão mais simples que o substituiu o Idle SE que tem mais usuários avaliando o produto.

Além disso, o Subsider está limitado às Sportsters porque o criador do dispositivo ainda não conseguiu resultados nos Twin Cam, o que deixa o brinquedo limitado a determinados modelos.

Outra forma de baixa a lenta é através de scaner digital, seja da HD ou não, e quem vem fazendo esse serviço em São Paulo fora das autorizadas é o Dotz da Ride'n'Roll Garage (http://ridenrollgarage.blogspot.com).

Gerardo disse...

Olá amigos, estou disponibilizando transporte de motos inter-cidades em carro fechado e com possibilidade de transportar mais de uma moto e tb seus donos. Emitimos nota fiscal e o seguro poderá ser acrescido ao preço do serviço. Contato Gerardo 21 99751-6569

nelson lins disse...

Boa tarde ! Estive observando suas postagens sobre mecânicos em oficinas . pois estou â procura de uma oficina para realizar serviços e desenvolvimentos de customização e serviços. tenho experiência no ramo de motos hã anos tive uma H D quando morei nos EUA . Hoje a vida tomou outro rumo, me formei como Técnico em Manutenção Automotiva e estou disponível para atuar no ramo . se estiver interesse podemos conversar . meu email: nelsonlinsaudioeletronica@gmail.com . tenho uma pequena oficina onde estou atuando ha menos de hum ano, pois estive ha quatro anos somente estudando em um curso técnico para aprimorar os conhecimentos e garantir certificação perante os órgãos de reconhecimento técnico como CREA - RJ . Quem sabe podemos somar, tudo depende de conversar-mos e se tiver algum interesse . como já mencionei estou enviando currículo para as empresas do segmento automotivo. desde já att: Nelson Lins

wolfmann disse...

Nelson, eu não planejo investir em oficina de customização na atual fase do país.

Publiquei seu comentário para dar visibilidade ao seu e-mail e, quem sabe, proporcionar aos interessados nesse investimento que façam contato com você.

Sorte.

Abraço.