De tempos em tempos aparece uma sugestão para montar uma oficina para cuidar das motos dos amigos.
Senhores, eu sou um mero curioso e a minha experiência se resume a cuidar da minha Fat Boy e antes do acidente, da FX que foi da Silvana.
Além disso, temos alguns problemas sérios que merecem ser pensados antes de enfrentar um projeto desses.
Inicialmente levamos em conta a concorrência: temos bons mecânicos que trabalham por conta própria e bons mecânicos que trabalham em oficinas que já estão no mercado há bastante tempo. Mas não temos bons mecânicos ociosos ou querendo ser empregados de alguém.
Como a base de uma boa oficina é o mecânico, já começamos sem a peça principal já que tirar um desses mecânicos da oficina em que trabalha vai custar caro e causar problemas.
Outro problema é garantir que o estoque de peças não entrará em quantidade crítica. Administrar um estoque de peças não é complicado, mas mantê-lo abastecido é um gargalo no atendimento ao cliente. Qual harleyro nunca passou por problema de falta de peça para manter a sua moto rodando? Isso acontece porque muitas das peças que quebram não são as de manutenção corriqueira e algumas manutenções preventivas exigem peças que imobilizam capital que poderia ser gasto em uma peça de giro rápido ou uma peça de customização (leia-se enfeite) de venda rápida. Por conta disso, uma peça mais específica precisa ser encomendada e muitos não pensam em prevenção, apenas em reparo acabando ficando com a moto parada.
E agora o que era complicado ficou mais difícil: com o impedimento obrigatório por parte da HDMC para os dealers americanos venderem world wide, ficamos na mão dos importabandistas estabelecidos ou de atravessadores americanos que vendem via e-bay para conseguir peças originais por preços mais acessíveis. A alternativa é ir aos EUA buscar pessoalmente ou fazer estoque graças à boa vontade de amigos que viajem para lá (torcendo para não ficar preso na alfândega já que a legislação complicou a entrada de peças de automotivos como bagagem de porão ou bagagem acompanhada).
Depois disso temos outro problema: existem clientes para encher a oficina do dealer (que está funcionando) e as oficinas que já tem sua tradição no mercado. Sobrou algum excedente ou você vai precisar cobrar preços de canibalização do seu capital de giro só para que os clientes comecem a prestar atenção à sua oficina?
Fidelização do cliente começa com bom serviço e preço justo, mas o preço justo precisa ser justo para o cliente e para o prestador do serviço. Hoje em dia ninguém trabalha de graça... até relógio de pulso precisa trocar bateria hoje em dia.
Pensando nisso tudo é que vou manter a minha contribuição para a manutenção das HDs cuidando da minha Fat usando os serviços da Brazil Custom e do Adriano, dando os meus pitacos na hora de entender os pepinos que aparecem, ajudando os amigos na hora de remapear com o SERT/SEST/SEPST e procurando soluções para problemas interessantes.
5 comentários:
Wolfmann o que você acha do SUBSIDER? Mecanismo que deixa as Harleys injetadas com lenta de carburada. http://subsider.com.br
Abs
jà visitei o site, li sobre o mecanismo, mas existem outros mecanismos no mercado para essa "mágica".
A alteração no motor de passo, fixando-o para manter a lenta abaixo do limite recomendado pela fábrica para as injetadas (800 rpms), é interessante, mas exige que você fique manipulando o mecanismo conforme a exigência que você vai dar na moto.. se você precisar que o motor de passo esteja funcionando normalmente e ele estiver preso pode acabar te atrapalhando em uma situação não esperada.
Um amigo de Biduzidos fez uma alteração no motor de passo da Sporster dele que deixa a lenta bastante abaixo do limite recomendado, mas não limita a ação do mesmo, deixando a moto respondendo de forma normal em qualquer situação.
Do mesmo jeito o Artur Porcão do Fórum HD tem produtos que já vi funcionando e não vi problemas com o mesmo objetivo: é Idle Control eletrônico e a versão mais simples que o substituiu o Idle SE que tem mais usuários avaliando o produto.
Além disso, o Subsider está limitado às Sportsters porque o criador do dispositivo ainda não conseguiu resultados nos Twin Cam, o que deixa o brinquedo limitado a determinados modelos.
Outra forma de baixa a lenta é através de scaner digital, seja da HD ou não, e quem vem fazendo esse serviço em São Paulo fora das autorizadas é o Dotz da Ride'n'Roll Garage (http://ridenrollgarage.blogspot.com).
Olá amigos, estou disponibilizando transporte de motos inter-cidades em carro fechado e com possibilidade de transportar mais de uma moto e tb seus donos. Emitimos nota fiscal e o seguro poderá ser acrescido ao preço do serviço. Contato Gerardo 21 99751-6569
Boa tarde ! Estive observando suas postagens sobre mecânicos em oficinas . pois estou â procura de uma oficina para realizar serviços e desenvolvimentos de customização e serviços. tenho experiência no ramo de motos hã anos tive uma H D quando morei nos EUA . Hoje a vida tomou outro rumo, me formei como Técnico em Manutenção Automotiva e estou disponível para atuar no ramo . se estiver interesse podemos conversar . meu email: nelsonlinsaudioeletronica@gmail.com . tenho uma pequena oficina onde estou atuando ha menos de hum ano, pois estive ha quatro anos somente estudando em um curso técnico para aprimorar os conhecimentos e garantir certificação perante os órgãos de reconhecimento técnico como CREA - RJ . Quem sabe podemos somar, tudo depende de conversar-mos e se tiver algum interesse . como já mencionei estou enviando currículo para as empresas do segmento automotivo. desde já att: Nelson Lins
Nelson, eu não planejo investir em oficina de customização na atual fase do país.
Publiquei seu comentário para dar visibilidade ao seu e-mail e, quem sabe, proporcionar aos interessados nesse investimento que façam contato com você.
Sorte.
Abraço.
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