sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

usar ou não o colete

Com a série Son of Anarchy os chamados "one-percent motoclub" voltaram a cena.

Do mesmo modo o uso do colete voltou. Os coletes servem principalmente para identificar os diversos membros dos motoclubes e são uma tradição no mundo motociclístico.

Normalmente o colete representa uma conquista e quem o usa, o faz com orgulho. Afinal para chegar ao colete com todas as insígnias e patches o candidato (prospect) precisa ralar e ser aceito pela maioria dos membros do motoclube (normalmente por meio de votação).

O HOG é um pouco diferente, pois não existem prospects já que todo proprietário de HD se elege automaticamente a membro do HOG. Mas mesmo assim podemos ver uma hierarquia pelos patches e pins que são exibidos nos coletes. Quanto mais antigo no HOG, maior o número de patches anuais exibidos. Sem falar nas diversas "condecorações" concedidas conforme a quilometragem feita na sua HD.

O colete é uma mística e representa uma distinção a ser exibida para os colegas de motoclube ou motogrupo e para os demais motociclistas.

Eu uso o meu colete sempre que posso (nem sempre o trabalho me permite) e como rodo durante a semana em estradas federais, pude perceber que as autoridades policiais também mostram uma certa distinção entre o motociclista que usa o colete com seus patches e o motociclista que não usa.

Quando estou fazendo uso do colete normalmente não tenho problemas de fiscalização e quando sou parado, na maior parte das vezes é simplesmente para receber parabéns pela motocicleta.

Quando estou sem o colete acontece o oposto: nas fiscalizações os policiais normalmente pedem os documentos da motocicleta e habilitação.

Dentro das esferas administrativas (Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal) percebo que a PRF tem prazer em conversar com os membros de motoclubes, principalmente aqueles que estão pilotando HDs. Já os demais cumprem suas obrigações, demonstram respeito pelos motociclistas, mas não existe a camaradagem que existe com a PRF.

Para mim vale a pena estar vestindo o colete do HOG.

22 comentários:

Paulo disse...

Adelino, aqui vai a pergunta de um novato: Tem algum motivo para o colete ser sempre de couro? Por que não um colete jeans?

Um abraço, Paulo

wolfmann disse...

o colete não é sempre de couro. A maioria prefere o colete do couro por conta da tradição.

Vários colegas de motoclubes diferentes (Iron Cross, Harley Dogs e até mesmo do HOG) usam colete jeans.

A minha preferência pelo colete de couro é por conta da facilidade de limpar e ajustar em cima da roupa do corpo. Nem sempre você vai usar o colete em cima de uma camiseta, muitas vezes você usa o colete em cima de um casaco (que pode ser mais fino ou mais grosso) e se não consegue fechar o colete, vai acabar "batendo asas" pela estrada.

Sem falar que quando você vê alguém chegando usando um colete de couro, já espera para ver qual o clube a que ele pertence, enquanto isso não ocorre tão frequentemente se você enxerga alguém usando um colete jeans.

Vai da escolha pessoal. Fique tranquilo porque o colete de clube não precisa necessariamente ser de couro (a menos que o clube assim o exija).

Anônimo disse...

Independente de um motoclube, posso usar um colete personalizado?

wolfmann disse...

E por que não? O colete não é uma exclusividade dos membros de Clubes. Existem vários coletes com os patches do Lone Wolf, No Club e a HDMC tem modelos de coletes com a marca e espaço para prender patches.

Se gosta, use.

E se aceita uma sugestão, não use colete popularizado por séries de tv como SOA.

Anônimo disse...

Olá Adelino, não sou membro de nenhum clube, mas estava pensando em comprar um colete dos SOA. Acabei vendo em um comentário abaixo em que você diz que é melhor não utilizar coletes popularizados por tv. A minha dúvida é: por que evitá-los?
Obrigado pela atenção!!

wolfmann disse...

O colete fechado (escudo e Rockers superior e inferior) tem significado importante para membros de MCs.

Usar um colete fechado sem passar pelos ritos é visto com desprezo, e principalmente quando o escudo reporta a um MC de ficção, implicando que o usuário não sabe o que faz ou apenas segue a "moda" de usar colete de MC.

No Brasil é comum criar um grupo e usar um colete apenas para ser visto como "membro da comunidade de duas rodas".

Por mais que o uso de um colete de merchandising mostre que a pessoa é fã da série, ainda assim os MCs tradicionais encaram a vestimenta com afronta à tradição do MC e, em boa parte dos eventos, isso acaba trazendo problemas e até mesmo violência na retirada do colete com consequente inutilização do mesmo.

Sugiro a leitura dos postos publicados pelo Bayer no Old Dog Cycles: http://olddogcycles.com/2013/09/mas-afinal-o-que-e-um-motoclube-1er-ou-outlaw-parte-1.html e http://olddogcycles.com/2014/12/a-origem-das-coisas-coletes-para-andar-de-moto.html

Abraço.

Rodrigo disse...

Boa tarde meu caro!
Existe alguma regra para montar o colete do HOG?
Existe um lado correto para se colocar o nome e os pactches e pins?
Parabéns pelo blog.
Grande abraço!

wolfmann disse...

Rodrigo, a regra é patch de um lado, pin do outro. E nas costas o escudo e o Rocker superior indicando o Chapter.

Muitos usam patches dos dois lados e não existe nada que proíba, uma vez que os PINs acabam soltando e sendo perdidos.

A forma mais comum é o patch pequeno do HOG no lado esquerdo e uma identificação do cargo honorário que exerça ou exerceu (Road Captain, Director, Past Director). Os mais sofisticados tem uma indicação do ano que exerceram o cargo honorário, mas não é regra.

Meu colete conta com o escudo do HOG e um Rocker indicando o Chapter em dois tamanhos (pequeno à esquerda na frente e grande no centro atrás), o Rocker de Road Captain recebido em 2012 na frente e acima do Rocker do Chapter é um Rocker comemorativo de dez anos como HOG member por baixo do escudo do HOG na frente. No lado esquerdo estão os PINs anuais recebidos ao longo dos dez anos.

Nas costas estão Rocker e escudo do HOG no meio das costas e nas laterais estão patches comemorativos de eventos HOG que participei.

Lembre que o HOG não é MC e por isso o colete pode ser usado para mostrar seus "feitos no HOG".

Abraço.

Unknown disse...

Sou sozinho não tenho MC ou MG. Não quero fazer parte de nenhum. Talvez um dia criar o meu mc. Por enquanto ando só. Há uma semana comprei um colete de couro e nele coloquei na frente os 3 símbolos mais usados e que a qual eu admiro, a caveira, a águia, e a cruz malta. Meu tipo sanguíneo e uma frase inspiradora. Nas costas em cima a bandeira do Brasil no meio uma águia segurando o nome de Jesus. Tudo isso em bordado. Em baixo meu nome escrito com tetras de arame farpado D.I.E.G.O e um esquema que elaborei para em caso de acidente a pessoa que me resgatar rompa o velcro e em baixo dele está meu endereço e telefone de minha família. Agora vem a dúvida. Posso usar este colete? Acho lindo usar. Sem falar que nele está minha vida. Posso ou não ? Valeu Abraços !!!

wolfmann disse...

É claro que você pode usar o seu colete. Não vejo incompatibilidade com o uso feito pelos MCs e nem nenhum tipo de ofensa à tradição do colete de MC.

Abraço

Unknown disse...

Sobre o escudo HOG: é necessário passar por alguma hierarquia para obtê-lo? Qual o processo? Caso nã, onde conseguir?

Obrigado e parabéns pelo ótimo blog!

wolfmann disse...

Não existe hierarquia no HOG e nem processo para ser escudado. O escudo do HOG pode ser comprado nos dealers ou através do HOG USA junto ao fornecedor oficial, a NORSCOT.

A única diferenciação dentro do HOG é fazer parte da diretoria e receber os patchs referentes ao posto que desempenhou (Director, Head Road Captain, Road Captain, Treasurer, Officer e assim por diante).

Unknown disse...

Bom dia,não sou membro nem MC e MG , Mas gosto de ir em eventos de moto, E comprei um Colete Jeans. Gostaria de saber quais os lados coloco os patch do meu estado e do país, meu nome é tipo de sangue. Obrigado e um abraço.

wolfmann disse...

não existe uma regra definida, mas o que vejo mais frequentemente é patch do clube, abaixo o nome do membro e tipo sanguíneo no lado esquerdo da frente do colete.

Por analogia eu colocaria país, estado, nome e tipo sanguíneo no lado esquerdo da frente do colete.

Outra sugestão é país e estado lado a lado, com o seu nome e tipo sanguíneo na "linha de baixo", no lado esquerdo da frente do colete.

Abraço.

Old_Racer63 disse...

Wolfmann, qual o escudo mais indicado para usar no colete de motociclista Independente, existe um escudo internacional do Independente? Qual a correta montagem dos patch neste colete

wolfmann disse...

O patch mais conhecido usado em coletes de motociclistas independentes é o "no club, no rules, lone wolf".

A montagem é simples: o patch nas costas sem os rockers identificando qualquer tipo de chapter ou região e a frente com os patches que forem do seu agrado ou apenas uma patch menor igual ao patch das costas.

Existem várias imagens de patchs "no club" na web, basta fazer uma pesquisa via google que encontra.

E os anúncios de vendedores também são variados.

José Cerqueira disse...

Olá Wolfmann. Faço parte de um MC e já sou colete fechado. Gostaria de saber se, dentro das tradições do que versa sobre o colete, existem situações que NÃO devo utilizar meu colete mesmo estando de moto? Exemplo, encontros semanais de motociclistas onde se reúnem várias membros de MC, MG ou "no club". Passei na cidade com a esposa (o), etc...

wolfmann disse...

José, a tradição do colete implica em usá-lo como uma segunda pele, ou seja o tempo todo: na moto ou fora dela e nunca deixar o colete não ser visto o que implica em não carregar garupa.

Mas isso vale para MCs muito ortodoxos no cumprimento da tradição que criou os MCs.

Atualmente já temos uma boa flexibilização da regra do colete que permite o não uso do colete mesmo quando está de moto desde que não seja um evento que vá representar o MC. O mesmo vale para carregar garupa e eu já conheço vários MCs que permitem o uso de colete pela garupa como se fosse membro do MC.

Já temos até colete para família.

Respeite a regra do seu MC, já será o bastante.

Abraço.

Anônimo disse...

Olá, tudo bem? Eu comprei meu colete, e gostaria de saber se tem algum problema eu usar o Patch 1%, mesmo sem ser recebido como presente de um membro de MC.

Eu não sou membro nem pp, sou apenas amigo de vários MCs na minha cidade

wolfmann disse...

Você se enquadra como 1%? Os MCs que você frequenta como amigo o consideram como 1%?

Se a resposta for sim para as duas perguntas, não existe problema em usar um patch 1%.

Lembrando sempre que patches são conquistados e não simplesmente comprados.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar parabéns, mesmo depois de tantos anos continua respondendo as pessoas.

Comprei um colete recentemente para ser um motociclista individual. Mas há poucas informações sobre as patchs que poderia usar.

Vi que há motociclistas independentes que usam o mesmo tipo de colete, ficou parecendo um MC de MI.

E em outros locais vi que não colocaram nem nome, somente um pacth nas costas.

Estou com receio de errar e ofender algum MC

wolfmann disse...

Eu tento manter o canal aberto e difundir o que aprendi serve para que outros difundam a experiência nas duas rodas.

Sobre a sua pergunta, a regra vale para os MCs tradicionais.

No Brasil aceitamos mais facilmente flexibilizações nas tradições que nos EUA.

Basta você não usar o escudo de um MC que o seu colete não vai ofender ninguém.

O colete vem sendo usado como uma apresentação do motociclista, seja membro de MC ou não, e normalmente tenho visto patches de recordações de viagens feitas, algum escudo que o represente, nome e assim por diante.

A forma que os patches são exibidos costuma seguir a forma tradicional que os MCs usam por conta de um pertencimento que o motociclista deseja demonstrar.

Faça o seu colete de forma que sirva como um reconhecimento de quem você é.