sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Mesa dianteira - problema crônico das softails

Minha Fat quebrou, pela segunda vez, o parafuso que segura a mesa dianteira.

Há coisa de um ano quebrou o parafuso do lado direito que foi descoberto, antes de fazer grandes estragos, quando estava trocando o óleo da suspensão dianteira durante a revisão dos 24000kms. Parafuso trocado, óleo trocado sem necessidade de trocar os retentores e a vida segue em frente.

Mas na semana passada comecei a ouvir barulho na suspensão dianteira e sentí-la mais dura. Como me encontrava perto da Brazil Custom resolvi passar por lá para verificar. Loja fechada, decidi fazer o precisava ser feito (estava a caminho de Niterói) e voltar depois.

Posso garantir uma coisa: se você cuida da moto, ela também cuida de você. Não cheguei a rodar 500 metros e a mesa desceu por inteira e começou a vazar óleo na canela esquerda... retorno e fiquei esperando a loja abrir. Se tivesse insistido provavelmente ficaria a pé no caminho para Niterói.

Frente desmontada e o vilão apareceu: o parafuso que prende a mesa, dessa vez o esquerdo, estava partido e as pancadas originadas do nosso "asfalto liso" acabaram desrosqueando a canela fazendo vazar óleo... o Adriano disse que nunca viu isso acontecer: a canela desrosquear e óleo vazar sem estourar retentor foi novidade.

No final restou apenas a troca de óleo e do parafuso quebrado, sem maiores prejuízos para a suspensão, mas este defeito é crônico e acontece com muitas softails. Portanto atenção aos ruídos na mesa e a diferenças no comportamento da suspensão... normalmente o vilão é esse parafuso.

Nenhum comentário: