sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

usar ou não o colete

Com a série Son of Anarchy os chamados "one-percent motoclub" voltaram a cena.

Do mesmo modo o uso do colete voltou. Os coletes servem principalmente para identificar os diversos membros dos motoclubes e são uma tradição no mundo motociclístico.

Normalmente o colete representa uma conquista e quem o usa, o faz com orgulho. Afinal para chegar ao colete com todas as insígnias e patches o candidato (prospect) precisa ralar e ser aceito pela maioria dos membros do motoclube (normalmente por meio de votação).

O HOG é um pouco diferente, pois não existem prospects já que todo proprietário de HD se elege automaticamente a membro do HOG. Mas mesmo assim podemos ver uma hierarquia pelos patches e pins que são exibidos nos coletes. Quanto mais antigo no HOG, maior o número de patches anuais exibidos. Sem falar nas diversas "condecorações" concedidas conforme a quilometragem feita na sua HD.

O colete é uma mística e representa uma distinção a ser exibida para os colegas de motoclube ou motogrupo e para os demais motociclistas.

Eu uso o meu colete sempre que posso (nem sempre o trabalho me permite) e como rodo durante a semana em estradas federais, pude perceber que as autoridades policiais também mostram uma certa distinção entre o motociclista que usa o colete com seus patches e o motociclista que não usa.

Quando estou fazendo uso do colete normalmente não tenho problemas de fiscalização e quando sou parado, na maior parte das vezes é simplesmente para receber parabéns pela motocicleta.

Quando estou sem o colete acontece o oposto: nas fiscalizações os policiais normalmente pedem os documentos da motocicleta e habilitação.

Dentro das esferas administrativas (Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal) percebo que a PRF tem prazer em conversar com os membros de motoclubes, principalmente aqueles que estão pilotando HDs. Já os demais cumprem suas obrigações, demonstram respeito pelos motociclistas, mas não existe a camaradagem que existe com a PRF.

Para mim vale a pena estar vestindo o colete do HOG.

12 comentários:

Paulo disse...

Adelino, aqui vai a pergunta de um novato: Tem algum motivo para o colete ser sempre de couro? Por que não um colete jeans?

Um abraço, Paulo

wolfmann disse...

o colete não é sempre de couro. A maioria prefere o colete do couro por conta da tradição.

Vários colegas de motoclubes diferentes (Iron Cross, Harley Dogs e até mesmo do HOG) usam colete jeans.

A minha preferência pelo colete de couro é por conta da facilidade de limpar e ajustar em cima da roupa do corpo. Nem sempre você vai usar o colete em cima de uma camiseta, muitas vezes você usa o colete em cima de um casaco (que pode ser mais fino ou mais grosso) e se não consegue fechar o colete, vai acabar "batendo asas" pela estrada.

Sem falar que quando você vê alguém chegando usando um colete de couro, já espera para ver qual o clube a que ele pertence, enquanto isso não ocorre tão frequentemente se você enxerga alguém usando um colete jeans.

Vai da escolha pessoal. Fique tranquilo porque o colete de clube não precisa necessariamente ser de couro (a menos que o clube assim o exija).

Anônimo disse...

Independente de um motoclube, posso usar um colete personalizado?

wolfmann disse...

E por que não? O colete não é uma exclusividade dos membros de Clubes. Existem vários coletes com os patches do Lone Wolf, No Club e a HDMC tem modelos de coletes com a marca e espaço para prender patches.

Se gosta, use.

E se aceita uma sugestão, não use colete popularizado por séries de tv como SOA.

Anônimo disse...

Olá Adelino, não sou membro de nenhum clube, mas estava pensando em comprar um colete dos SOA. Acabei vendo em um comentário abaixo em que você diz que é melhor não utilizar coletes popularizados por tv. A minha dúvida é: por que evitá-los?
Obrigado pela atenção!!

wolfmann disse...

O colete fechado (escudo e Rockers superior e inferior) tem significado importante para membros de MCs.

Usar um colete fechado sem passar pelos ritos é visto com desprezo, e principalmente quando o escudo reporta a um MC de ficção, implicando que o usuário não sabe o que faz ou apenas segue a "moda" de usar colete de MC.

No Brasil é comum criar um grupo e usar um colete apenas para ser visto como "membro da comunidade de duas rodas".

Por mais que o uso de um colete de merchandising mostre que a pessoa é fã da série, ainda assim os MCs tradicionais encaram a vestimenta com afronta à tradição do MC e, em boa parte dos eventos, isso acaba trazendo problemas e até mesmo violência na retirada do colete com consequente inutilização do mesmo.

Sugiro a leitura dos postos publicados pelo Bayer no Old Dog Cycles: http://olddogcycles.com/2013/09/mas-afinal-o-que-e-um-motoclube-1er-ou-outlaw-parte-1.html e http://olddogcycles.com/2014/12/a-origem-das-coisas-coletes-para-andar-de-moto.html

Abraço.

Rodrigo disse...

Boa tarde meu caro!
Existe alguma regra para montar o colete do HOG?
Existe um lado correto para se colocar o nome e os pactches e pins?
Parabéns pelo blog.
Grande abraço!

wolfmann disse...

Rodrigo, a regra é patch de um lado, pin do outro. E nas costas o escudo e o Rocker superior indicando o Chapter.

Muitos usam patches dos dois lados e não existe nada que proíba, uma vez que os PINs acabam soltando e sendo perdidos.

A forma mais comum é o patch pequeno do HOG no lado esquerdo e uma identificação do cargo honorário que exerça ou exerceu (Road Captain, Director, Past Director). Os mais sofisticados tem uma indicação do ano que exerceram o cargo honorário, mas não é regra.

Meu colete conta com o escudo do HOG e um Rocker indicando o Chapter em dois tamanhos (pequeno à esquerda na frente e grande no centro atrás), o Rocker de Road Captain recebido em 2012 na frente e acima do Rocker do Chapter é um Rocker comemorativo de dez anos como HOG member por baixo do escudo do HOG na frente. No lado esquerdo estão os PINs anuais recebidos ao longo dos dez anos.

Nas costas estão Rocker e escudo do HOG no meio das costas e nas laterais estão patches comemorativos de eventos HOG que participei.

Lembre que o HOG não é MC e por isso o colete pode ser usado para mostrar seus "feitos no HOG".

Abraço.

Diego Dearo disse...

Sou sozinho não tenho MC ou MG. Não quero fazer parte de nenhum. Talvez um dia criar o meu mc. Por enquanto ando só. Há uma semana comprei um colete de couro e nele coloquei na frente os 3 símbolos mais usados e que a qual eu admiro, a caveira, a águia, e a cruz malta. Meu tipo sanguíneo e uma frase inspiradora. Nas costas em cima a bandeira do Brasil no meio uma águia segurando o nome de Jesus. Tudo isso em bordado. Em baixo meu nome escrito com tetras de arame farpado D.I.E.G.O e um esquema que elaborei para em caso de acidente a pessoa que me resgatar rompa o velcro e em baixo dele está meu endereço e telefone de minha família. Agora vem a dúvida. Posso usar este colete? Acho lindo usar. Sem falar que nele está minha vida. Posso ou não ? Valeu Abraços !!!

wolfmann disse...

É claro que você pode usar o seu colete. Não vejo incompatibilidade com o uso feito pelos MCs e nem nenhum tipo de ofensa à tradição do colete de MC.

Abraço

HD FT disse...

Sobre o escudo HOG: é necessário passar por alguma hierarquia para obtê-lo? Qual o processo? Caso nã, onde conseguir?

Obrigado e parabéns pelo ótimo blog!

wolfmann disse...

Não existe hierarquia no HOG e nem processo para ser escudado. O escudo do HOG pode ser comprado nos dealers ou através do HOG USA junto ao fornecedor oficial, a NORSCOT.

A única diferenciação dentro do HOG é fazer parte da diretoria e receber os patchs referentes ao posto que desempenhou (Director, Head Road Captain, Road Captain, Treasurer, Officer e assim por diante).