quarta-feira, 18 de setembro de 2013

mais um capítulo da novela Fat Boy

A pedido, levei os bicos de volta ao mecânico que fez a limpeza. Visualmente não pareciam sujos (estado bem diferente do estado inicial), mas ainda assim foi feita nova limpeza.

Inicialmente um dos bicos (o bico do cilindro frontal) parecia entupido enquanto o outro bico espargia normalmente. O mecânico deu batidas leves na lateral do bico e aumentou a pressão da bomba de limpeza (dobrou a pressão de 3 para 6 bar) e o bico começou a dar sinal de vida até voltar a espargir normalmente.

Segundo o mecânico, pode ter travado o diafragma que controla a abertura do bico e com esse aumento de pressão ter vindo a normalizar.

Só tinha um jeito de verificar: instalado novamente, a moto funcionou bem por uns três minutos e voltou a trabalhar mal, falhando e não mantendo a marcha: somente com a ajuda do acelerador. Não houve erro no log, o que leva a crer que o erro anterior foi acarretado pelo travamento total do injetor, deixando de haver combustão no cilindro frontal e que no momento o injetor ainda deixa passar algum fluxo de combustível, mas de maneira completamente fora do padrão.

Resumo da brincadeira: parece que preciso de novos injetores. A bem da verdade só precisaria de um injetor, mas acredito que o defeito, se for mesmo nos injetores (ainda existe a possibilidade de ser a bomba de combustível, mas ela foi testada na mesma oficina que limpou os bicos e manteve a pressão de serviço em 3,5 bar), seja derivado da má qualidade da nossa gasolina ou desgaste por tempo de uso.

Recomendação normal: troca do par. Problema também normal: achar um par de injetores. Na limpeza, o mecânico havia descartado problema nos bicos, parecendo que tudo estaria funcionando normalmente, tanto na parte elétrica quanto na parte mecânica, e por isso não trouxe bicos injetores dos EUA.

O dealer carioca tem apenas um injetor ao preço de R$519,00, com o desconto HOG sai por R$ 496,00. Na última cotação que fiz na Brazil Custom (julho deste ano) me foi dado preço de R$445,00 também preço unitário, mas seria necessário importar e o prazo era superior a um mês.

Cotando no dealer que costumo importar tenho um preço de U$ 93 por bico, acrescido de frete de pelo menos U$ 60 vai chegar a uma conta de quase U$ 250 (R$ 600) que ainda pode ser taxado na chegada ao Brasil.

Para compra no E-Bay, esses injetores estão com preços unitários variando entre U$ 40 e U$ 80 (cotação de hoje à tarde) e também vamos ter um frete (menor que o frete do dealer, mas não vai ser menos de U$ 40).

Tudo isso toma tempo e ando querendo resolver o problema e fiz novamente cotação na Floripa Harley-Davidson: preço unitário de R$345 e frete via SEDEX, devo estar com os injetores no máximo na próxima segunda-feira. Não cotei nos dealers paulistas e nem no dealer mineiro (meu caminho normal) por já ter sido muito bem atendido na Floripa Harley-Davidson quando precisei do filtro de gasolina e não encontrei nos dealers do Rio, SP e BH.

Mais uma vez, o dealer catarinense mostra que tem bom estoque de peças de reposição (vai fornecer o par de bicos) e preço justo (apenas R$ 90 a maior que a cotação do dealer americano). Estou ficando cliente assíduo da Floripa Harley-Davidson, indicação do meu amigo Wilson Roque.

3 comentários:

Roque disse...

Fico feliz em saber que a Floripa Harley-Davidson tem podido ajudá-lo. Realmente é um dealer com serviço e atenção ao cliente semelhante ao encontrado nos EUA. Tomara que sirva de exemplo para os demais.

DANGER KISS Cover disse...

Wolfmann,

Acompanho seu site faz um bom tempo.
Bem, tenho uma heritage 2012 e recentemente tive um problema semelhante ao seu.
Limpei os bicos e nada ...
Então fui à concessionária. Eles disseram que era o sensor de temperatura. Trocaram na garantia.
Resolveu. Minha moto não falhou mais, nem deixou de manter a aceleração.
Bem, não sei se esse relato te ajuda. De qualquer forma ...
Abraço,

Allegretti

wolfmann disse...

Roque, dessa vez liguei antes para a Floripa HD que para São Paulo. Preço justo e tinha em estoque: nem perdi tempo.

Ricardo, já troquei esse sensor: trouxe na viagem que fiz aos EUA.