quinta-feira, 5 de setembro de 2013

a caminho do HD 110th Experience: Yellowstone National Park

Tivemos um trecho longo de ligação entre os parques de Zion/Bryce e o próximo parque: Yellowstone, mais de 500 milhas para percorrer.

O planejamento da BBT dividiu essa ligação com dois pernoites: em Ogden (Utah) e Jackson (Wyoming) até a entrada de Yellowstone.

O primeiro dia foi de auto-estrada: 240 milhas até Ogden, uma cidade que serviu de esconderijo para os gangsters no final da repressão da Lei Seca.

No caminho visitamos o dealer HD em Lindon (Utah): aTimpanogos. Outra loja onde o Giba conseguiu um desconto para o grupo nas compras de motorclothes e acessórios. Ainda não foi dessa vez que encontrei o sensor para a Fat.

Nessa loja fiz o ass test em três modelos exclusivos do catálogo EUA 2013 que acho muito interessantes: as Sportsters 48, 72 e a Softail Slim. Dessas três apenas a Sportster 48 foi prometida para o catálogo brasileiro em 2014, um pena.

Sobre as Sportsters dá para dizer que a 72 tem menos detalhes a serem resolvidos: a pintura candy não me agrada. Comando avançado e guidão mini ape resolvem bem a ergonomia para o meu uso, mesmo não sendo a minha preferência pelo mini ape. O banco solo não dá muito apoio à lombar e talvez precise de alguma modificação.

A 48 é mais interessante, tanto pela pintura sólida, quanto pelos espelhos invertidos. O banco é o mesmo da 72 e vale pensar em alguma coisa para apoiar a lombar, embora o guidão esteja em uma posição que me deixa com os braços esticados e precise de um riser maior ou talvez um mini-ape. Comando avançado, rodas mais largas e o tanque pequeno me atraem muito, sendo o modelo das Sportsters que mais me atrai.

Comparando as duas com a Sportster XL1200 Custom, a 48 tem a mesma base e talvez o riser da custom seja a solução para a ergonomia dela. Já a 72 é uma solução bem mais conhecida, deixando o diferencial para o aro 21 e os pneus de perfil baixo. São motos "pequenas" na comparação com as "gordas", mas vale o conceito, principalmente para a 48, onde menos é mais.

A Softail Slim é uma moto que me faria encarar os problemas do pós-venda HDMC novamente. Moto baixa, guidão confortável e banco na posição certa deixam a ergonomia muito próxima da minha Fat. Vale a troca do riser e a colocação das Highway Pegs. O motor TC 103 e o ABS são atrativos extras para uma moto cujo estilo é o meu preferido. É uma substituta para minha Fat, não seria uma parceira porque são muito parecidas.

Sobre a loja em si, gostei. Montada na estrutura de uma fábrica antiga, com salão amplo e muito espaço para motos novas e usadas. Estava presente toda a linha 2013 e já esperavam os lançamentos 2014 para o final de semana.

A seção de motorclothes era grande, com muita variedade e muitos itens do HD lifestyle (até churrasqueira tinha).

Em Ogden, terminamos o dia em uma cervejaria a 25th Street bem interessante: a Rooster's Brewster. Não bebi, mas os amigos que estavam comigo gostaram de algumas das cervejas fabricadas lá e uma entrada de camarão em molho de queijo é excelente. O molho não precisa nem do camarão.

Pernoite em hotel BW Plus para saída em direção a Jackson.

A ligação seguinte (250 milhas) foi feita por estradas menores, mas com cenários mudando rapidamente: deixamos o Utah, passamos por um pedaço do Idaho para chegar ao Wyoming.

O Idaho é um estado essencialmente agrícola, e passagem por este estado incluiu longas retas até voltarmos a passar pela National Forest, voltando a passar entre morros e vales.

A chegada em Jackson trouxe uma paisagem cinematográfica, de montanha com um rio no fundo do vale.

Jackson é uma cidade movimentada: muita gente fazendo turismo para conhecer a região, que no inverno funciona como uma estação de esqui. Tem uma boutique HD, nada de peças ou oficina.

Hospedagem no The Lodge, hotel muito confortável inspirado em um alojamento de caça, com muita madeira e muitos animais empalhados, coisa que vi muito em outros locais na cidade também, incluindo na steak house que jantamos.

Saindo de Jackson, passamos por dentro do Grand Teton National Park rodando 40 milhas dentro do parque e entramos no Yellowstone National Park pela entrada sul para fazer o South Loop.

Grand Teton e Yellowstone são parques florestais, bem diferentes de Zion e Bryce onde o canyon era a vista principal, e aqui a atração é a vida selvagem.

Vimos gamos, um alce e um bisão no passeio dentro do parque. Parada para fotos do lago e geisers (o Old Faithfull ficou para o dia seguinte) e a paisagem mudou do vermelho dos canyons para o verde das árvores.

Para poder visitar melhor Yellowstone, ficamos em um BW por duas noites em West Yellowstone (Montana), cidade pequena que parece viver da venda de souvenirs de Yellowstone. Perto de Jackson, West Yellowstone parece uma cidade fantasma, sem atrativos além de uma galeria de tiro onde vários colegas experimentaram pistolas, revólveres e fuzis. Eu preferi seguir a recomendação do Hélio Rodrigues Silva e firmei o caráter junto com o Carmelo bebendo uma garrafa de Jack Daniels Old nº 7 e outra de Single Barrel. Lógicamente tivemos a ajuda dos demais companheiros conforme a sessão de tiro se encerrava. Foi uma noite de conversa fiada e muita risada.

O dia seguinte foi usado visitando o Old Faithfull, um geiser que entra em erupção a cada hora e meia jorrando sua água quente diariamente e fazendo o North Loop para ver mais da fauna em Yellowstone marcando mais 300 milhas no odômetro da viagem.

Comparando os dois lados de Yellowstone: o lado sul tem a predominância de geisers, com o enxofre impregnado no ar, e o lado norte mostra uma floresta mais densa onde é possível ver mais da fauna presente no parque. Infelizmente não tivemos a oportunidade de ver um urso pardo ou lobos, mas conseguimos encontrar com uma manada de bisões e ver como os cervos convivem com os moradores em Tower Roosevelt, onde uma fêmea e dois filhotes pastavam no jardim de algumas casas sem serem incomodados.

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