Parece que o calo das Electra Glide são as ponteiras. Vários colegas vem reclamando da quebra do escapamento logo após a sonda lambda, na junção da ponteira.
O primeiro a sofrer com esse problema foi o Claudio, aqui do HOG RJ, durante uma viagem à Goiânia. Recorreu à oficina autorizada em Goiânia e foi informado que deveria resolver o problema na volta ao Rio de Janeiro e, para seguir viagem, foi soldado o cano.
Já vi soluções com arames amarrados, colocando o escapamento para dentro da ponteira.
Mas a solução correta é a troca do escapamento e ponteira pela autorizada, já que as motocicletas encontram-se em garantia, solução que o Claudio vem tentando desde a volta de Goiânia em Julho deste ano. A moto chegou a ficar na oficina por mais de trinta dias sem haver solução para a troca, chegando mesmo a enviar o cano para análise nos EUA.
O cano retornou dos EUA, continua quebrado e soldado e voltou a ser instalado na moto para poder liberar a saída.
O número de reclamações sobre esse defeito vem aumentando em todo o Brasil e a solução ainda não existe para a troca, sequer foi descoberta e/ou divulgada a causa para essa quebra.
Minha teoria recai sobre as mudanças do novo quadro, que ao deixarem o sistema mais rígido deixaram de calcular o novo esforço sobre a fixação do escapamento que ao trabalhar acompanhando a rigidez do novo quadro submete o encaixe da ponteira a esforço não projetado e causa a quebra.
Solução: aproveite a quebra do escapamento e troque as ponteiras por outras esportivas. Além de ganhar uma HD nova, com barulho de HD, você ainda consegue aliviar o peso no escapamento por conta da ponteira esportiva com catalisador mais leve e consequentemente diminuindo o esforço no encaixe.
Ou seja paciente, que um dia a coisa se normaliza.
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