quinta-feira, 14 de maio de 2009

Você faz parte de um motoclube e não sabia?

Nem só de Harley-Davidson vive um Harleyro.... Também gostamos de conviver com os colegas, tenham ou não HD, jogar conversa fora e viajar com os amigos.

Pensei bastante antes de postar sobre o assunto e acho que é válido refletir sobre alguns casos que vem ocorrendo nos motogrupos, pois me parece que tentam sutilmente fazer parecer que esses motogrupos são na realidade motoclubes, onde tudo tem uma regra e pensar por si mesmo é uma transgressão a um código de conduta.

Eu já postei anteriormente sobre motoclubes e motogrupos fazendo ressalvas sobre pertencer a um motoclube e pertencer a um motogrupo.

Eu ando com o HOG RJ porque a maioria dos amigos que andam comigo andam com o HOG. O HOG tem muitas críticas e alguns até evitam sair no trem do HOG por achar que os novatos trazem insegurança à viagem. Tudo bem, afinal o HOG não é um motoclube, ou pelo menos eu pensava assim.

A minha convivência com o HOG RJ me dá uma sensação de que todos os chapters se comportam da mesma maneira: total liberdade para ir a encontros, marcar viagens com determinados membros sem comunicar ao resto do chapter, marcar encontros em locais diferentes, as vezes até indo a vários locais no mesmo dia só para encontrar com amigos que preferiram ir a um lugar diferente.

Pelo que tenho lido isso não é regra nos demais chapters. Já acho bastante estranho que não haja renovação nas diretorias, mas entendo que um bom trabalho deva ser mantido até o momento em que o diretor diga que está cansado e não pode mais continuar mantendo o bom nível. Assim aconteceu no HOG RJ e por isso pensava que assim seria nos demais chapters.

No blog do HOG POA, mantido pelo Reinaldo e a Fernanda, houve uma mudança singela, mas bastante significativa: hoje esse blog é o blog Harlystas - blog dos amigos harlystas do Rio Grande do Sul. Por que essa mudança? Por conta de uma divergência sobre o local para haver uma reunião no meio da semana. Indicaram um local diferente do local indicado pela direção do HOG POA e o Reinaldo passou a ser tachado de desagregador.

Bom isso poderia ser um caso isolado, mas acontece também em SP, onde os colegas do Harley-Davidson Group (amigos entre si com o interesse mútuo nas HDs) se distanciam visivelmente dos chapters paulistas.

E isso não acontece só no HOG. Acontece também nos Biduzidos, onde diferenças pessoais não foram resolvidas e uma parte dos foristas deixou de postar e comparecer ao tradicional café da manhã no Serra Azul.

Não pensem que isso também não acontece no Rio, apenas as diferenças pessoais são resolvidas antes que o mau-estar seja extremado.

Frequentar o HOG ou qualquer outro motogrupo como os Biduzidos é questão pessoal e vale para cada um. Querer impor vontades ou regras em um grupo que preza a liberdade pessoal é desagregar. Não existem chefes, presidentes ou coisa parecida em um moto grupo. Existe sim um grupo de iguais que se tratam como iguais. Diferenças pessoais devem ser resolvidas entre aqueles que envolveram no episódio e tomar partido só leva a desagregação, do mesmo modo que usar de influência para isolar alguém leva ao mesmo destino.

Eu andei sozinho muitos anos, prezo o relacionamento interpessoal que um motogrupo permite, mas não aturo um "otoridade" investida por um revendedor ou coisa parecida.

Eu não tenho privilégios por frequentar o HOG RJ e acho que nenhum dos demais membros dos demais chapters tem. Hierarquia ficou no tempo em que estive nas forças armadas e vale para todos aqueles que prezam a liberdade de pensamento e opinião.

4 comentários:

Bayer // Old Dog disse...

Concordo. Inclusive, vai contra a liberdade que todo mundo encontra em uma moto.

A única coisa que um motoclube precisa é de amigos com bom senso. O resto se resolve.

Alberto disse...

Nada a ver com o assunto mas cheguei a pensar em trocar a minha Fat por uma RK porcausa da bagagem...Nao troquei! Hoje passei na HD Cerro Cora e a RK baixou para R$ 55900,00 .

HARLYSTAS - RIO GRANDE DO SUL disse...

Caro amigo,
A semana foi bastante "diferente" por aqui. Decidimos romper com o Chapter. Tudo está voltando a PAZ, com cada um ficando onde quer estar. Os motivos, teu texto explica de forma muito clara. Muito obrigado pelo teu comentário no post NOTA DE ESCLARECIMENTO, fiquei muito lisongeado. Espero em breve dividirmos a estrada. Grande abraço do amigo do SUL, REINALDO

wolfmann disse...

Imagino que a atitude em romper com o HOG tenha a sido a alternativa mais díficil de ser feita, mas em certos momentos não existe outra alternativa além a do caminho mais duro.
Perde o HOG POA, perdem os companheiros novatos que deixam de ter a possibilidade de desfrutar de maior contato com veteranos com muita experiência em estrada e em HDs e perde a loja HD POA que enfrentará maior dificuldade na divulgação das "novidades" nos pampas.
Mas não perde a Harley nem os amigos que porventura mantenham-se próximos apesar das "otoridades" do HOG, pois a paixão pela HD continua (senão o blog teria virado multimarca... hehehe) e convívio com iguais (com certeza iguais até na defesa da liberdade de pensamento e expressão) vai se estreitar com o episódio.
Manter a independência de pensamento é fundamental para a credibilidade pessoal.
Keep on riding, keep on living... ride to live, live to ride!