sexta-feira, 29 de maio de 2009

O assunto é pista molhada

já publiquei post com as minhas experiências sobre pilotagem em pista molhada, mas o Harley-Davidson Group (http://harley-davidsongroup.blogspot.com) publicou um artigo da HOG Tales de Março/Abril de 2006 que achei interessante e transcrevo a íntegra:

O texto abaixo foi escrito por Paul Nuccio, Instrutor Líder do Rider's Edge.

Todos nós já passamos por isso. Você está guiando sua moto – seja em uma estrada ou na cidade – quando, de repente, o tempo vira e a ameaça de chuva se torna presente.

Nuvens negras aparecem no horizonte, seguindo ao seu encontro e ameaçam tornar um passeio tranquilo em algo mais desafiador.

Ou, de vez em quando, ainda nem saímos de casa, mas a previsão do tempo diz que a chuva está a caminho e rapidamente torna o dia menos convidativo para rodar de moto.

Então você se pergunta: Que roupas e equipamentos devo usar? Como devo me preparar? Como devo ajustar meu estilo de pilotagem para acomodar os desafios que me aguardam?

Todas ótimas perguntas, mas a primeira que você deve se fazer nessa situação é: Eu quero mesmo andar de moto nessas condições? Ou devo deixar a moto de lado neste dia?

Agora você deve estar pensando: “Ele está brincando? Eu não vou cancelar meu passeio por causa de um pouco de chuva! E se eu estiver na estrada com uma turma e não tiver escolha?”

Você sempre tem escolha. Você é responsável por sua própria segurança e sob nenhuma circunstância você deve sair em condições desconfortáveis para seus critérios. Sem dúvida, em alguns casos essa decisão poderá ser difícil, por exemplo: pressão da turma (mesmo que não intencional), pode ser algo poderoso, pois ninguém quer ser um estraga prazer.

Mas, aqui vai outra forma de ver essa situação: Se você quiser impressionar alguém, mostre o seu bom senso, conheça seus limites e nunca rode acima deles, mesmo que outros de sua turma decidam seguir em frente.

O ideal é estar com flexibilidade de tempo toda vez que você estiver em cima de uma motocicleta, para que possa mudar os planos, se necessário.

Mesmo em passeios longos, os planejadores não programam uma quantidade de quilometros exagerada por dia, possibilitando assim que se aguarde uma tempestade passar ou mesmo atrasar a saída, para que as condições meteorológicas melhorem.

Em resumo, exercitando o bom senso e tomando as precauções apropriadas, não há razão para que uma chuva arruíne o seu passeio de moto.

As motos atuais rodam bem em baixo de chuva, pois a tecnologia possibilita a produção de melhores pneus, suspensões e freios. Essa é a boa noticia.

A performance ainda é afetada por condições chuvosas e ajustes precisam ser feitos, mas os efeitos não são tão drásticos como eram antigamente.

REDUZA A VELOCIDADE
Se existe algo que você deve lembrar quando estiver rodando na chuva (ou outra condição adversa) é diminuir a velocidade e aumentar a margem de segurança.

Aumente a distância entre as motos (se estiver rodando em grupo) e aumente ainda mais a distancia entre os demais veículos de todos os lados, inclusive o traseiro. Isso possibilitará mais tempo de reação e é a atitude mais importante que você pode tomar.

Além disso, o único truque para rodar na chuva é prestar ainda mais atenção nas coisas que você já costuma fazer quando o tempo está bom.

Lembre-se sempre dessas variáveis:

CARACTERÍSTICAS DA ESTRADA
Na chuva, você encontrará superfícies lisas como o gelo e deve evitá-las a todo custo, como por exemplo: trilhos de trem, tampas de bueiro e faixas de pedestre. Aliás, em todo ponto onde houver tinta (faixas, setas, etc) a aderência será muito menor, cuidado.

Para evitar perder o controle da moto, não freie ou acelere quando estiver passando sobre essas superfícies. Na realidade, é melhor simplesmente apertar a embreagem e passar reto sobre a superfície, até mesmo o freio-motor pode causar a perda de tração.

Antecipar é o segredo. Utilize-se da sigla E.A.E. (Escaneie, Avalie e Execute) e, quando identificar uma dessas superfícies escorregadias, pense com antecedência, diminua e, se possível, desvie. Evite ações repentinas.

TEMPO
O momento mais perigoso para andar de moto é durante os primeiros minutos de chuva, pois o óleo que eventualmente esteja depositado na estrada tende a flutuar para a superfície e criar pequenas poças de óleo.

EQUIPAMENTO
Uma inspeção na moto, antes de sair, é sempre recomendada. Sempre cheque os pneus, controles, luzes, óleos e fluidos.

CARGA
Uma moto desbalanceada fará o condutor sofrer mais em condições adversas. A bagagem deverá ser distribuída em pesos iguais ao redor da moto, com os itens mais pesados acondicionados nas partes mais baixas e mais próximas do centro da motocicleta.

PASSAGEIROS
Caso esteja com um passageiro, a decisão de rodar na chuva deverá ser tomada em conjunto. Leve em consideração sua experiência, tanto em pilotar com passageiro quanto em rodar em condições adversas. Não deixe seu ego falar mais alto e lembre-se que a vida de outra pessoa está em suas mãos.

PROGRAMAÇÃO
Nunca pilote com pressa. Não tenha medo de estacionar e mudar de planos, caso as condições do tempo mudem. Atualize-se com a previsão do tempo. Converse com as pessoas daquela região, pois elas saberão mais a respeito do clima naquela área. Telefone e avise que irá atrasar, se necessário.

FADIGA
Um clima desfavorável torna ainda mais importante as paradas para descanso. Saia da motocicleta e estique o corpo com mais frequência. Se aqueça. Coma algo. Se estiver desconfortável, cansado e com frio, a sua atenção estará dividida e você não prestará tanta atenção quanto deveria ao que está em sua frente. As reações também ficarão mais lentas, prejudicando sua capacidade mental, independentemente de sua capacidade física.

ROUPAS
Utilizar roupas apropriadas para o clima farão um mundo de diferença. Felizmente, vivemos em tempos onde existem roupas de alta tecnologia, que podem ser embaladas em pequenos espaços. Lembre-se: coloque a capa ao primeiro sinal de chuva, pois é muito mais fácil permanecer seco do que precisar se secar.

Os principais equipamentos para chuva são os seguintes: capa de chuva (jaqueta e calça), capacete fechado, botas e luvas impermeáveis.

Nenhum comentário: