terça-feira, 26 de maio de 2009

HD Porto



Visitei a loja HD na cidade do Porto. O Porto é a segunda maior cidade portuguesa, encarnando uma rivalidade com a capital Lisboa digna da rivalidade entre Rio e São Paulo no Brasil. A cidade do Porto é uma cidade bastante antiga, preserva suas tradições e é sede do Futebol Clube do Porto, único time de futebol português campeão mundial, o que aumenta ainda mais a rivalidade com Lisboa, sede do Benfica.

A loja é pequena, com poucos acessórios e poucas motos em exposição. Não consegui sequer comprar uma camiseta do dealer porque as camisetas não foram entregues apesar de encomendadas. O Chapter Porto parece mais ativo do que o Chapter Minho (da ex-loja HD em Braga) e tem um mural com fotos, além de vender o material de merchandise como camisetas, patches e pins. Infelizmente esse material está a venda apenas para os membros do chapter. Conversei com o pessoal da loja e ficaram de verificar a possibilidade de vender camiseta ou pin pelo fato de ser turista e ter demonstrado interesse no HOG.

Entre as motocicletas em exposição estava a nova XR 1200 e a Sportster 883 Iron. Completava o salão uma Fat e uma Sportster 883 Low. Os preços das Sportsters são bastante parecidos com os nossos (cerca de 9000 Euros ou 27000 Reais), mas as softails (a Fat em exposição custava 21000 Euros ou 62000 Reais) são bem mais salgadas. Não perguntei sobre as touring, mas conversando sobre os preços brasileiros deu para perceber que os preços portugueses são maiores também.

Entre os acessórios me chamou a atenção a possibilidade de efetuar troca do bloco do motor, em exposição no salão, sem grandes problemas. Escapamentos (um belo V&H estava exposto na vitrine) e acessórios de performance (filtros de ar, SERT e equipamentos do catálogo SE) são vendidos e colocados sem grandes problemas o que me dá a sensação de que as modificações nas motocicletas são feitas sem grande estresse.

Exceto o escapamento V&H da vitrine, não vi acessórios after market,Kuryakin por exemplo, em exposição.

Com a proximidade do verão, parece que as vendas vão melhorar porque enquanto estava na loja o gerente/vendedor efetivou duas vendas para entrega na próxima semana. Mas definitivamente Harley-Davidson é artigo de luxo em Portugal.

2 comentários:

RM Style disse...

Caro Wolfmann

Vi por acaso o seu blog e fiquei com pena que na sua visita não tenha conseguido a sua T-Shirt e pino do Chapter. Já temos as t-shirts e mais motos em exposição com a nova Dyna Wide Glide,Fat Boy Special, Ultra Glide Limited,V-Rod Muscle,etc..Vamos ter cá no Porto O Encontro Nacional no dia 20 de Junho de 2010 , vesperas das festas da cidade, o S.João. Visite-nos em www.hdporto.com
Um abraço
Rui Marinho
H-D Porto

wolfmann disse...

A idéia de comparecer ao encontro nacional é atraente, ainda mais com o grande número de parentes que tenho em Braga e Póvoa de Lanhoso, mas no momento não posso programar nada em virtude da recuperação da minha esposa.
Nós aqui no Brasil ainda estamos na linha 2009 e as grandes atrações continuam sendo as touring totalmente remodeladas.
Aconteceu em São Paulo o Salão Duas Rodas em outubro passado e já foram apresentadas as atrações para o próximo ano: a Fat Boy Lo (que acredito ser a Fat Boy Special), Sportster 883 Iron e a Sportster XR1200X.
Mas tenha certeza que visitarei novamente a loja na próxima oportunidade que visitar Portugal.
abraço.