terça-feira, 19 de maio de 2009

Harley Davidson em Portugal

Cheguei com tempo chuvoso e somente ontem começou a melhorar... frio e chuva não ajudam o uso da motocicleta e não vi praticamente nenhuma motocicleta desde que cheguei em Braga, no norte de Portugal.

Somente as pequenas cilindradas e muito raramente. Harley Davidson é produto de luxo e as necessidades impostas pela matriz acabam inviabilizando algumas revendas.

Aqui em Braga existia uma autorizada que encerrou seu contrato com a matriz no fim do ano passado. Passei no local (chamado aqui de "stand de vendas") e só enconrei um balcão com uma atendente e o dono da oficina.

O final do contrato se deve principalmente à exigência de cumprimento de cota mínima de venda de 20 motos por ano, que infelizmente não vem sendo cumprida. Para dar uma idéia, as quatro lojas autorizadas existentes em Portugal (Faro, Lisboa, Pombal e Porto) venderam juntas 22 motos nos últimos 4 meses.

Arrisquei a pedir informações para chegar na loja do Porto (cidade localizada à cerca de 50 kms de Braga) e o proprietário da ex-HD Braga me disse que era melhor ir a Vigo, na Espanha.

O Chapter continua ativo (Chapter Minho) e fazem passeios quinzenalmente com média de quinze motos. Existe interesse em alugar Harleys, mas a legislação continua a ser um empecilho. Existem 300 Harleys na região de Braga. Realmente a lenda vive nas mãos dos proprietários.

Ainda se acham alguns produtos HD na loja de Braga, mas a loja está bem abandonada: algumas japonesas, uma Dyna e duas Electra Glide (uma com pintura comemorativa dos 100 anos) dão o tom na loja, que sequer tem letreiro ou marca visual HD.

Vamos a Vigo hoje... e veremos o que os espanhóis nos mostram. Ainda pretendo ir a loja HD-Porto antes de retornar.

3 comentários:

Anônimo disse...

tenho 55 anos vim trabalhar para o canada e só assim poderei comprar uma

jose Lobo disse...

É uma pena que as vendas em Portugal estejam tão baixas. Sou amigo do representante no Rio de Janeiro, a loja do Rio, na Barra da Tijuca, tem vendido a média de 100 motos por mês.
A minha, uma Street Glide, foi adquirida a 5 meses por R$ 70.000,00(reais) me parece que em Portugal estão bem mais caras.
Estou indo para Portugal dia 30/12 e gostaria de comprar camisetas da Harley com o nome das cidades que têm lojas, vou todo ano, mas nunca encontrei nenhuma loja nas cidades que estive. Se puder me ajudar passando os endereços fico muito agradecidos.
Para vocês Harleyros bons passeios.
Jose Lobo (RJ/ RJ - Brasil)

wolfmann disse...

José Lobo, no site da HD você encontrar uma aba "encontre uma concessionária" que te dá o endereço de todas os dealers no mundo.

Em Portugal são três dealers:no Porto é a HD Porto (rua de Camões 443), em Lisboa é a Harley-Davidson Lisboa (Rua Vitor Hugo 16f) e em Faro é Harley-Davidson Algarve (E.N. 125, km. 86,6).

Se estiver pelo norte de Portugal e for à Espanha você encontra a Harley-Davidson A Coruña (Avda, General SanJurjo 117-119) e pelo sul de Portugal você tem a Harley-Davidson Sevilla (Avda. de Jerez 46) e em Cadiz você tem a Harley-Davidson Cadiz (Ctra Puerto a Rota km 0,525).

Nessa "caça ao tesouro" você consegue fazer muitos kms, visitando belas cidades. Boa viagem.

Abraço