domingo, 31 de agosto de 2008

modificações nas Harley

Fernando, amigo e colega de HOG, trocou a sua Sportster por uma Fat Boy. Como em todo nascimento de uma criança, todos dão palpites, ele tem várias dúvidas e vários desejos de como quer que sua moto fique.

Um deles, comum a todos os novos proprietários de Fat Boy, é a ergonomia da moto. Com os novos aros e pneus, acrescidos ao banco mais alto que o do modelo anterior, a moto fica muito difícil para os não gigantes americanos, condição normal dos brasileiros.

Qualquer pessoa que olha para uma Harley Davidson percebe logo que a moto é pesada. Todos os comentários são do tipo: "essa moto deve ser confortável, mas não é muito pesada?". As pessoas se esquecem que a moto quando está andando não pesa nada, mas um dos problemas é na hora de parar a moto.

Mas esse problema não é exclusividade de uma moto pesada. Um amigo baixinho (mede 1,60m) vivia caindo com uma Honda XR 200, que é pouco melhor que uma bicicleta... leve, ágil, com uma arrancada possante, mas com uma altura do banco superior aos 85 cm. Ele desistiu da magrela, comprou uma Twister, e ainda reclamava que a moto era alta (altura do banco perto dos 80 cm). Esteve comigo em um café da manhã na loja da HD no Rio e sentou numa softail Deluxe (altura do banco de 62 cm) e se sentiu nas nuvens.

Como se explica que uma pessoa se sinta bem com uma moto de 300 kg e não se acomode em uma moto de 120 Kg? Problema de ergonomia, ou melhor, achar o tamanho certo para você. Se você consegue colocar os dois pés plantados no chão, com certeza o peso da moto não vai te incomodar. Tamanho do guidão e manetes também influencia bastante, assim como as pedaleiras.

No caso das Harley, é possível fazer quase tudo com elas para deixá-las com a sua cara, inclusive usar a ergonomia para deixá-las mais seguras. Vou exemplificar: Minha esposa tem 1,56 e pesa 50 Kg, andava de scooter, passou para uma 125 e dela para uma Virago 535 (todas motocicletas com rótulo de moto de mulher) e queria andar de HD. Na loja experimentava todo tipo de modelo (Fat Boy, Deluxe, Heritage, 883, 883 low) e já estava decidida a comprar uma 883 e modificar. Eu já disse antes que não gosto da 883 por motivos estéticos e acabei convencendo a ela que uma softail seria a melhor opção. Resultado: comprei uma softail FX usada e modifiquei ela para que ficasse com uma cara de chopper: rebaixei a moto na frente e atrás e a altura do banco (banco feito sob medida) ficou em menos de 60 cm. A moto tem uma ciclistica fantástica, anda muito bem e com o guidão V-bar que coloquei, a minha esposa consegue andar na moto com toda a segurança. Coloca os dois pés no chão, e esterça o guidão com facilidade por conta da alavanca maior que o guidão novo dá para ela. Onde a moto para todos ficam tentando entender o que aconteceu com a moto.

Na minha Fat Boy, eu não me achava em cima dela, no caso andando com ela. Coloquei um Raiser no guidão e a moto hoje é a coisa mais confortável que eu tenho depois da minha cama.
Estou inclusive estudando a troca do banco original por um banco Badlander (original Night Train) para melhorar ainda mais a dirigibilidade dela.

Outro exemplo é um colega de HOG, com mais de 60 anos, franzino e baixinho, que comprou uma Heritage classic (a Heritage mais completa, com wind shield, side bags e sissy bar) e sofre muito para manobrar e parar a moto. Depois que viu a minha FX modificada já se animou a modificar a Heritage dele. Ele quer andar de HD, mas apanha muito do modelo que ele escolheu... talvez a Deluxe tivesse sido uma escolha mais acertada, mas como dizem: gosto não se discute.
Resultado: baixou a traseira da moto e hoje está feliz com a moto.

No caso da Fat Boy, o problema não está apenas em parar a moto. Pilotar a moto é algo complicado. Do mesmo jeito que a Rocker, a Fat precisa ser modificada para uma pilotagem mais agradável, pelo menos para mim. As soluções que apontaram para o Fernando foram a troca do banco ou do guidão.

O banco original da Fat compõe um estilo, exatamente um estilo que atrai o comprador da Fat Boy e dificilmente um proprietário de Fat Boy vai trocar o banco, pelo menos logo no início de uso. Caso óbvio do Fernando, mas como já disse antes eu vou trocar meu banco para uso diário (levei dois anos para decidir isso) e o Roberto também já trocou.

Restou ao Fernando trocar o guidão, que lógico também compõe o estilo da moto, e do mesmo modo ninguém quer trocar. Colocar um Raiser para levantar o guidão é impossível pela adoção de um Raser diferente para os modelos a partir de 2007 (base retangular ao invés da base circular tradicional) para aguentar o novo diâmetro do guidão. Resta apenas adotar o guidão semi-ape que já está sendo desenvolvido para a Fat Boy (adotando o mesmo diâmetro do tubo) ou trocar todo o guidão e mesa.

Escolha difícil, mas parece que vai adotar o guidão semi-ape.

Portanto, se a sua HD não está te deixando ficar parado em cima dela ou não te deixa confortável para uma pilotagem mais segura, não desista do seu sonho de harleyro... incorpore o espírito de harleyro e modifique-a!

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