domingo, 17 de agosto de 2008

Garantia de fábrica

Em Junho falei sobre oficinas, como escolher e porque escolher. Com a presente onda consumista outra coisa muito comentada, além da dúvida sobre fazer ou não seguro (que também foi tema de outra postagem em Julho), é garantia e pós-venda Harley Davidson.

Problemas com as oficina autorizadas sempre houveram, e do mesmo modo que critico também elogio: na semana passada minha moto voltou à oficina motivada por problemas de performance que vieram com o remapeamento da injeção.

Antes disso a moto havia voltado pelo mesmo motivo e havia ficado quase uma semana na oficina e continuava com os mesmos defeitos e piorado bastante a performance, quando o mecânico disse que poderia ser defeito na mangueira da injeção que já havia sido trocada em garantia seis meses antes.

Pois bem, a moto entrou de manhã, recebida pela Miriam já que os dois responsáveis pela oficina estavam em curso. Por incrível que pareça a moto estava pronta a tarde, com a mangueira trocada e regulada com novo mapa mais adequado. È verdade que isso aconteceu somente uma vez em dois anos, mas eu acredito que isso possa se repetir.

A oficina vem passando por reformulação para atender a nova demanda aquecida, inclusive com novos funcionários, mas ainda acho que sofreremos bastante com problemas na oficina autorizada. Isso tudo nos trás aos problemas que poderão ocorrer com as motos que ainda estarão em período de garantia.

De cara temos de nos conscientizar que não existe meia garantia ou restrições aos itens cobertos pela garantia simplesmente porque estes não são originais HD, como por exemplo escapamentos V&H.

É preciso que todos se conscientizem que poderemos ter de nos aborrecer porque a autorizada não quer cumprir sua parte na garantia, mas também é preciso conversar para realmente entender que o item com defeito deixou de ser coberto pela garantia por mau uso. E isso tudo é motivo para escolher a oficina na hora de uma customização ou a manutenção normal recomendada pela fábrica.

Alguns desistem da garantia assim que compram, outros procuram meios de burlar os problemas que aconteceram porque escolheram mal onde fazer a customização.

Eu de minha parte vou continuar insistindo com a oficina autorizada, por escolha e por achar que não existem mecânicos habilitados para fazer mecânica em itens de alta performance como a injeção eletrônica, e fazendo minhas modificações de embelezamento onde encontrar melhor preço para tal.

Vou transcrever posts enviados em um Fórum de proprietários de Harley Davidson (www.biduzidos.com.br) em um tópico chamado “serviços e oficinas não recomendados” para ilustrar melhor o que estou comentando.

"Celestino, a garantia tem um problema conceitual. Acompanha o raciocínio: comprei uma moto nova, que tem dois anos de garantia, e para mantê-la preciso fazer as manutenções programadas em concessionário autorizado. Se não cumprir a sua parte no contrato, é impossível exigir o cumprimento da outra parte.Fazer as revisões no Izzo pode ser problemático, mas maior problema vai ser um defeito escondido (o vício redibitório) que só aparece com o tempo e te faz perder a moto. Se vocÊ perdeu a garantia vai pagar duas vezes, uma quando comprou a moto e outra para consertar o defeito.Nosso problema é fazer valer o direito da garantia. O atendimento não é ruim, o problema é o descaso em resolver problemas que dependem de peça e de pessoal especializado. Reclamar na matriz pode ser uma solução, embora o pessoal do PHD tenha se mobilizado para tal e não conseguiu muita coisa (mas eles não tem loja HD em SC). Não pode é achar que porque vai demorar a resolver não vai reclamar. Eu sou pela mobilização dos donos de HD para melhorar a forma que somos tratados. Todos são membros do HOG, e como tal temos de reclamar com a chefia do HOG para eles reclamarem com o Willie G.Fazer ou não serviço em oficina independente é opção de cada um. A FX que eu comprei ainda tinha alguns meses de garantia, que não teve necessidade de ser acionada. Fiz revisões na loja porque não tem pessoal com capacidade técnica para fazer mecânica nas injetadas, mas as alterações (customizações) foram feitas em oficinas independentes. A suspensão foi rebaixada pelo Silvestre, o aro e pneu na Brazil Custom assim como punhos, pedaleiras e detalhes decorativos. O banco foi feito em SP. A Fat também teve as mudanças decorativas feitas na Brazil Custom, mas a mecânica é toda feita na loja HD (estágio I do Kit 95, remapeamento da injenção)". Postado por wolfmann.


"Esse negócio da garantia é que nem seguro. Depois que passou e não deu nada, a pessoa fala "ah devia não ter feito!"Quanto eu vou gastar com 2 revisões na Izzo durante os 2 primeiros anos? R$1300? E poderia gastar quanto? Uns R$300?E se dá um problema mais grave de válvula, pistão, bomba de gasolina, etc....? Quanto eu terei que pagar pra arrumar, se eu tiver desencanado da garantia?Prefiro pagar milão a mais e poder chegar lá na loja chutando o balde se der problema, etc... melhor que ter que chegar pianinho tentando negociar alguma coisa ou convencê-los que um eventual problema não foi causado pela falta das revisões oficiais.Quanto aos mecânicos de H-D não-oficiais, quem abriu oficina agora tem a idéia certa mas o timing totalmente errado!! Então agora tem que esperar passar os 2 anos, porque a partir daí, certamente terão muito trabalho a fazer! (ou será que muitos continuarão levando as motos na Izzo após o fim da garantia? eu não!)abrs!" Postado por Gustavo Bocuzzi

"Celestino, eu abro mão da garantia, se me derem um desconto no preço da moto nova. A garantia está embutida no preço da moto e sou obrigado a pagar por ela e por isso quero poder usar se necessário.Como disse o Bocuzzi, é que nem seguro. Se eu tiver uma oficina que me atenda melhor do que o Izzo aqui no Rio eu troco de mecânico, mas infelizmente não tem.Está abrindo agora uma oficina por um ex-integrante do Izzo, nos moldes do Pimenta, mas o passado dele não o recomenda (está fazendo a segunda tentativa). Depois que saiu da HD teve diversos problemas com peças de origem duvidosa, sem falar na troca de peças entre motos que estavam na oficina. Não dá para confiar em um cara assim.Eu não acredito que o Izzo perca a concessão. Tá vendendo muito! Eles só precisam melhorar a questão de distribuição de peças.O grande problema deles é a não consignação na compra de peças nos EUA. Eles compram do mesmo modo que o Pimenta e outros... fazem uma pesquisa de mercado e só repõe estoque quando acaba tudo.E vamos torcer para Deus não ser globalizado e continuar gostando de andar de HD e não de japas como disse o Celestino". Postado por wolfmann

"Nao acho que seja tudo culpa da nossa querida receita federal empacando as importaçoes. A J.Toledo tem a grande maioria das peças importadas a pronta entrega e olha que GSX, Bandit tem aos montes por ai.Acredito mesmo que o IZZO tem uma meta de vendas de moto muito agressiva e foca todas as suas forças nisso para justamente nao perder a representaçao unica da marca no Brasil. Com certeza isso serve de vitrine para as outras parcerias que ele tem com a Triumph, MV Augusta, Ducatti, etc.Esta falta de peças nao acontece so com Harley no Grupo IZZO, a esposa de um amigo meu tem uma Daytona 675 e deixou cair. Quebrou o espelho e o IZZO deu o prazo de 4 meses para chegar a peça. Isso para um espelho que deve ser uma das peças mais vendidas para estas motos... caiu, quebrou.Abcs." Postado por DaltonB

"Hoje ao meio-dia em ponto vi algo espantoso. Peguei a Sumaré pela maravilhosa pista exclusiva de motos no sentido Pompéia (que, diga-se, é o mesmo sentido da HD-Pacaembu). O limite de velocidade ali é de 60km e sempre tem radar móvel na descida após o viaduto do metrô Sumaré. Pois ao meu lado passou uma HD-Fat esmirilhando. Motorista e garupa com uniforme de mecânicos da Harley Davidson! O garupa ia com as duas mãos para trás tampando a placa da moto!!! Eu tenho medo de deixar minha moto num lugar desses para fazer a revisão. Mas, como diz sabiamente o Bocuzzi, não quero arriscar perder a garantia. Mas que é f..., izzo é." Postado por Aranha

"Ontem liguei à HD Bandeirantes para saber se tinham e quanto custava a lâmpada traseira da 883. Tinha (milagre) e custava R$4 (opa, outro milagre, achei que custaria bem mais por ser da HD!)Hoje fui comprar.- Vai levar ou quer que instale.- Ah, já estou aqui mesmo, pode instalarFulano digitou, digitou, pediu todos meus dados pra cadastro, etc, imprimiu e já ia me entregando pra eu assinar a OS.- São R$20,XX- O quê??- R$5,86 a lâmpada e R$15,XX da mão de obra- Esquece, pode me dar a lâmpada que eu coloco em casa.É brincadeira?? R$16 para tirar 2 parafusos com chave philips, trocar a lâmpada e colocar os parafusos de volta?!?!? É a hora técnica mais cara do mundo!!! Sem falar que pra instalar acessórios não cobram nada, mas pra trocar uma lâmpada cobram tudo isso..."Postado por Gustavo Bocuzzi

"acho que o wolf está com razão qto as oficinas, Izzo e outros que "gentilmente" conseguem peças e acessórios HD se aproveitam da "condição" financeira que supostamente um consumidor de HD possui e a paixão pela moto, no entanto a falta de outras autorizadas competindo em serviços e peças contribuem em muito para esta situação... Se houvessem mais concessionárias HD não Izzo vc veria que e história seria diferente, nunca tive a curiosidade de averiguar se proprietários de BMW tem o mesmo problema que os de HD, mas só pela presença de mais representante no Brasil já deve no mínimo favorecer uma conpetição em atendimento, serviços e negociação bastante favorável ao consumidor.gustavo é o wagner... bugno... estamos em canela.., e a marcia estava usando o meu micro e esqueci de trocar o usuário... "Postado por W Bugno

2 comentários:

Anônimo disse...

A única garantia que temos por parte da IZZO é a do mau atendimento, que vai desde a recepção até o trabalho técnico.

wolfmann disse...

Minha garantia já se encerrou e, com exceção aos prazos para chegada de peças (esperei nove meses por novos bicos injetores e dez meses por uma buzina), sempre fui atendido nas reclamações.

O meu problema é estar no Rio de Janeiro, onde bons mecânicos que saibam trabalhar com a injeção eletrônica não existem ainda e preciso usar as oficinas autorizadas quando é necessário um reparo ou serviço na injeção.

Alguns mecânicos começaram a mexer com a injeção, mas são raros e ainda tem menos experiência do que os mecânicos do Izzo. É escolher entre a cruz e a espada, e por enquanto vou continuar na autorizada.