domingo, 3 de agosto de 2008

luvas, botas e meias

Ficou faltando falar do equipamento para as extremidades: mãos e pés.

Muitos acham as luvas um equipamento inútil. Alegam que alteram o tato, além de ser uma "frescura" para evitar calos nas mãos. Eu uso luvas o tempo inteiro, sejam luvas integrais ou luvas sem dedos.

O grande alvo da proteção da luva não são os dedos, mas sim a palma da mão. Em caso de queda, e não precisa nem ser de motocicleta, a primeira coisa que você faz é esticar os braços e colocar as mãos em posição de apoio, colocando a palma da mão no chão. Não sei se todos sabem, mas a palma da mão e a planta do pé não pode levar pontos para fechar um corte profundo.

A questão do tato é resolvida com uso de luva sem dedo, com proteção apenas para a palma da mão, resolvendo assim um dos ditos "problemas fatais" das luvas.

A luva funciona bem na estrada, protegendo sua mão e seus dedos de pedras e objetos que são lançados pelos carros e caminhões, além de manter a sua mão seca no caso de chuva (lógico que a luva precisa ser impermeável).

Ao fazer a opção pela luva, lembre-se que as luvas de couro precisam ser amaciadas para dar conforto máximo e, na hora de comprar as luvas, não se esqueça de experimentá-las, pois luvas grandes atrapalham mais do que ajudam.

Uma última dica para quem está pensando em comprar luvas é a luva de cano. As luvas, em sua maioria de modelos acabam no pulso, mas existem modelos que você pode colocar a manga do casaco dentro da luva, evitando assim que o vento entre dentro do casaco.

Outra polêmica são as botas. Para que comprar botas se dá para andar de tenis, aliás vários colegas dizem que preferem usar tenis por conta do conforto.

Problemas do tenis: escorrega, tem material fraco para proteger o pé, e principalmente o tornozelo, de pancadas, além de deixar entrar água.

A bota deve ser usada, principalmente em viagens, exatamente para evitar esses problemas. Se você está andando com uma motocicleta de cilindrada média ou baixa, essa moto é leve e pequena na maior parte das vezes. A Harley é grande e pesada (mesmo as Sportsters tem peso diferenciado em relação às demais motos de mesma cilindrada). Até mesmo parando a moto no pedágio ou em um posto de gasolina você pode torcer o tornozelo porque seu pé escorregou.

As botas para uso de motociclistas tem proteção nos tornozelos, biqueiras e piso antiderrapante, coisas que o tenis não tem.

Não esqueça que a bota não pode ser grande ou seu pé não estará adequadamente protegido porque estará fora do projeto da mesma.

A Harley ainda tem uma classificação que ainda não encontrei no mercado: riding e after riding. As botas que são classificadas como riding são muito mais seguras, e desenvolvidas para máximo conforto e proteção em viagem, enquanto as classificadas como after riding, apesar de apresentar boa proteção, tem maior conforto devido ao menor peso dos materiais além de serem mais flexíveis no uso, sendo excelentes para o uso diário.

E por último, um lembrete: meias. As meias são complemento natural do calçado. Não adianta usar uma bota excelente para a sua proteção e acabar com os pés cheios de bolhas porque estava usando uma meia social (daquelas finas) ou estava sem meias. Procure uma meia confortável, que cubra o tornozelo e tenha alguma proteção nos calcanhares para evitar as bolhas.

A Harley tem uma linha completa de luvas e botas e, pasmem, meias. Não vamos ser fanáticos e comprar meias da Harley, mas vale a pena experimentar os modelos. Não compre pela internet se não tiver experimentado ao vivo antes. Evite o aborrecimento de pensar que o produto parecia excelente, mas quando usou era ruim, quando na realidade era do tamanho errado.

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