domingo, 31 de agosto de 2008

alternativas ao SERT

Falar em modificações na injeção e me prender somente ao SERT pode parecer parcial, por isso acho válido comentar algumas alternativas ao SERT.

Deixando claro que essas alternativas não remapeiam a injeção, apenas se limitam a interferir nos parametros que podem ser personalizados fazendo com que a injeção passe a trabalhar "amarrada" a esses parametros como se fosse um carburador, deixando de atender parte da situações atendidas pela injeção.

A primeira alternativa é o Race Fueller. O Race Fueller pode ser utilizado em várias motocicletas e é um equipamento que fica preso à moto interferindo com a injeção no tocante ao fluxo da marcha lenta, podendo aumentar ou diminuir conforme a ocorrência dos parametros setados nele.

A segunda alternativa existente, e bastante conhecida, é o Power Comand. Também fica preso na moto, e elimina uma série de sensores existentes na moto simulando respostas previamente configuradas que não vão representar a realidade encontrada no uso da moto, mas sim as situações testadas pelo fabricante. Tem sido bastante usado quando se troca o escapamento completo.

A terceira alternativa existente que também é bem conhecida é o Fuelpak da Vance & Hines. Essa alternativa também tem muitos adeptos em função de ser desenvolvida para os escapamentos V&H, opção de mais da metade dos Harleyros quando trocam escapamento. Também serve em várias motos, ficando preso na moto para enganar a injeção de acordo com os parametros configurados previamente. Grande vantagem desse equipamento são as configurações (chamadas de mapas pela V&H) desenvolvidas pelo fabricante.

Ainda conheço mais duas alternativas: o Cobra F1 e o Nightrider. O Cobra funciona como os sistemas citados acima e o Nightrider funciona enganando os sensores da injeção forçando-os a enviar mensagens diferentes à injeção e com isso enriquecendo a mistura.

Vale a pena experimentar essas alternativas? É questão pessoal e de custo, mas ao se fazer a opção por essas alternativas deve ser sempre lembrado que a injeção estará operando fora do esperado pelo seu projeto.

Nenhum comentário: