quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Zumo na Fat: fotos e impressões de uso


Promessa é dívida e como prometi fotos do Zumo instalado na Fat, vamos a elas.

Para dar ideia do tamanho do Zumo, fotografei-o junto com um iPhone 4s. Notem que a tela do GPS tem praticamente o tamanho do celular. Em termos de praticidade, o Zumo cabe dentro do bolso de um casaco de couro, podendo ser carregado sem grandes problemas em cada parada que você deixe a moto fora da sua vigilância.


O equipamento foi instalado diretamente na bateria, usando a fiação fornecida na caixa, mas preferi colocar dois conectores para poder fazer a ligação com mais segurança

Nesse cabo existe um fusível para a segurança do circuito e o cabo foi preso junto ao quadro, por baixo do tanque.

No guidão foi colocado o suporte para prender o GPS, onde o cabo de energia fica preso junto com uma tomada magnética que faz o contato para alimentar o equipamento. A tomada fica protegida por uma capa de borracha, que na foto está tapando a tomada, e deve ser retirada e encaixada no local acima da tomada.


Esse suporte pode ser regulado através de duas borboletas que uma vez atarrachadas garantem que o equipamento fique isento de vibração do guidão.


O GPS encaixa em uma ranhura na parte de baixo e fica preso por uma trava no alto do suporte. Na foto, a trava está à esquerda da tampa marcada com o nome do modelo (Zumo).


As próximas duas fotos mostram o GPS ligado e preso no guidão, uma com foco no GPS e a outra mostrando a posição do equipamento no guidão.



Em uso, a leitura do GPS é mais fácil que a leitura do velocímetro, mas notei uma tendência da minha parte de buscar as informações do GPS a todo momento, tirando um pouco do foco nas condições de trânsito, coisa que estou me policiando para diminuir.

Ainda sobre o uso: conectei o Zumo a um fone Bluetooth (também pode ser usado com fone com fio, mas não me agrada a ideia de ficar preso por um fio ao guidão) e também consegui conectar o celular ao GPS. Os trés equipamentos, celular, GPS e fone, funcionam em conjunto permitindo usar o telefone e receber as informações do Zumo no fone Bluetooth. O gerenciamento é feito pelo GPS, que suspende as informações para atender o celular, podendo inclusive fazer ligação por meio da agenda ou viva-voz fazendo a procura na agenda do celular.

Ainda não consegui fazer tocar música, o equipamento não tem tocador de MP3, devendo usar o celular como fonte para a música. Mas ainda não descobri como acessar as musicas no celular para que o GPS gerencie música/informação/chamadas.






2 comentários:

Barbados Brotherhood disse...

Muito bom Wolf.
Valeu pelas fotos. Já deu pra ter uma boa ideia do aparelho.

Roque disse...

Bom dia. Ficou muito boa a instalação. Uma das minhas críticas ao Zumo 390LM foi exatamente a impossibilidade de reproduzir músicas em mp3. Espero que você consiga descobrir a forma de utilizar as músicas do celular para cobrir esta "falha" do 390LM. Abraços.