sábado, 12 de setembro de 2015

primeira moto

Faz algum tempo que fiz uma postagem sobre começar a andar de motocicleta escolhendo uma Harley-Davidson (http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2013/03/hd-como-primeira-moto.html).

De lá para cá, a situação não evoluiu, apenas mais e mais colegas entram em fóruns e comunidades querendo saber se é difícil, se existe algum macete ou fórmula mágica para viver o sonho de "pilotar a sua HD", mesmo sem ter qualquer experiência ou sequer estar habilitado.

No Fórum Harley um dos administradores, o Mazz, teve o paciente trabalho de fazer um resumo das principais opiniões sobre o assunto, que vou tomar a liberdade de transcrever. Vale a leitura e quem quiser participar da discussão basta postar no Fórum Harley: é um tópico fixado na seção geral.

Já que você investiu um bom dinheiro na moto, nada melhor que proteger seu investimento, ainda mais pra você que tá começando agora com motos custom. Coloque um mata-cachorro. Não precisa ser original da HD não. Compra um nacional, barato e de boa qualidade e a CC instala para você. SÉRIO, ITEM MAIS IMPORTANTE DESSA SUA NOVA "JORNADA"....
Os cursos de pilotagem vão te ajudar muito. Faça o mais rápido o possível.
O que você precisa aprender mais rápido, na minha singela opinião:
1) Controlar bem a moto em baixas velocidades (baixas mesmo, tipo 5 km/h): ajuda muito o controle se você usar o freio traseiro e meia embreagem. Isso vai te trazer, ao longo do tempo, confiança para manobrar a moto, em especial em lugares apertados e PRINCIPALMENTE fazer curvas fechadas em baixa velocidade. item número 1 de quedas entre principiantes
2) LUGAR DE MOTO É NO CORREDOR. ponto final: O coeficiente de frenagem de um carro é bem maior que de uma moto, mesmo com ABS. Logo, se você estiver no corredor e o transito parar de repente, vc não casseta a moto atrás de ngm!!!! Se os motobas encherem ou encostarem, vai pro lado e deixa passar. (Se você tiver medo do corredor, ande com a moto como um carro, mas, lembre-se de observar bem a distância entre o veículo da frente, e atenção especial as frenagens dos carros e que mutos tem lâmpadas queimadas)

Citação de: GUGOPLEXO em Julho 31, 2015, 12:23:40 pm
Vou dar meu pitado, considerando quase 30 anos pilotando motos.
1-) Se a habilitação é recente, primeira moto, melhor se comportar como carro no início, seja em avenidas largas ou estreitas, até ter confiança e domínio suficiente para trafegar entre os carros, situação atualmente permitida pelo veto ao artigo 56 do CTB, mas que depende da avaliação da autoridade de trânsito segundo seus artigos 192 e 193.
2-) Ver e ser visto. Pontos cegos têm em todos os veículos e o motociclista ainda não tem olhos nas costas. Bons retrovisores, menos 'convexos', ajudam. As Harleys tem som característico, o que ajuda bastante a chamar a atenção dos outros motoristas.
3-) Se não é sua primeira moto e vc tem boa habilidade, não terá dificuldade em andar com qualquer moto no corredor, de bis a ultra, desde, lógico, que tenha espaço para passar. Acho muito relativo essa coisa de 'escadinha', pois é o perfil de cada um que determina sua forma de condução.
4-) Os 'motobas', na sua maioria, literalmente correm para ganhar o pão. Normalmente usam o corredor mais à esquerda, assim, sempre que posso, fico no do meio para não atrapalhar.
5-) em cidades densamente povoadas como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, etc, o costume acaba criando regras próprias entre os motoristas. Portanto, importante saber onde está andando, para não tomar de cara uma fechada por ter sido um pouco incisivo na sua buzina. Aconteceu isso comigo no Rio de Janeiro ao tentar passar um taxista. A selva é, inequivocadamente, de pedra.
De resto, para mim, lugar das Harleys é na estrada e não para o dia-a-dia, mas obviamente essa condição não vale para todos.
Abx.

Citação de: kaatz em Agosto 06, 2015, 10:18:32 am
Um ponto importante é que as harleys não freiam igual a carro, andar atrás deles além do risco da colisão na traseira da moto, existe o risco de voce bater atrás de um carro, não ver um buraco e não ver o que ocorre a frente.
Na pior situação, o corredor lhe proporciona alguns metros a mais como área de escape.
Concordo com o que o Gugoplexo falou sobre Harley no dia a dia. Se sua rotina é basicamente trânsito urbano das grandes capitais acho que vale a pena refletir sobre a melhor moto para o corredor, porque penso ser inevitável utilizá-lo.

3) Carro tem ponto cego, mas não tem ponto surdo: Coloque um par de ponteiras nessa sua motoca. Pode ser nacional de boa qualidade e preço ou pode pedir pro Levi (tem banner aqui do fórum) trazer um Vance & Hines legal pra vc.... (ou ate um Screaming Eagle original...)
4) Equipamento de proteção: Nada de capacete Taurus aberto pra começar. Pega um bom com queixeira (pode ser removivel ou escamoteável)
5) Não tenha medo da máquina. se cair, levante (existem vários vídeos mostrando como levantar uma HD sem provocar problemas de coluna)
6) Curvas: Bom, o Marcos Bonfim já disse muita coisa a respeito das curvas. Aliás, foi um dos melhores comentários a respeito aqui no fórum.

Citação de: marcos.bonfim.7 em Julho 27, 2015, 10:48:45 pm
Parabéns pelo brinquedo. Minha primeira moto foi uma esportiva de baixa CC que era um canhão. E tive que descobrir em menos de 300 MTS como se faz uma curva numa moto de verdade. Era acertar ou dar de cara num poste.
1) CG tem pouca distância entre eixos e ângulo de caster. Sendo assim se VC virar o guidão ela vai se comportar como uma bicicleta. Numa moto com 2mt de distância entre eixos isso não acontece. As Harleys não tem um caster muito avançado mas já dão lá pra casa dos 30 e tantos graus. Então o guidão serve mesmo apenas para VC se segurar.
2) Curvas em moto de verdade não são feitas pela moto. Mas pelo piloto. Uma questão de física aplicada que os pilotos de moto chamam de pêndulo. Numa esportiva ele precisa ser bem exagerado te levando a apoiar o joelho no asfalto com o corpo todo para fora da moto devido a velocidade alta. Ahhh saudade... As vezes dava até uma raspadinha no cotovelo. Já nas moto de maior peso e de estrada o pouco que VC deixar seu peso "cair" para o lado da curva já é normalmente suficiente, dados os fatores como a distância entre eixos e o baixo centro de gravidade.
Para te explicar melhor... Assiste umas curvas do Rossi na Moto GP. E depois começe a olhar com mais piedade para os motoboys fazendo curva com a moto para um lado e o corpo tentando ficar retinho. Ehh coitados. Por que isso que vão pra cova rápido.
Agora nas Harleys a coisa é muito mais tranqüila. Para não ter erro reserve um bom ângulo de curva, para não ser forçado a deitar demais. Lembre que é impossível fazer qualquer curva decente  com velocidade ou não, sem deitar a moto, pelo menos um pouquinho.
Para iniciar a curva tenha torque na mão, ou seja, não esteja num rotação na qual não seja possível aceleração. Se preciso reduza uma marcha, antes de iniciar o processo. Deixe o seu peso ceder levemente para o lado da curva. Nem será preciso descolar o traseiro do banco. Um leve jogo do tronco já resolve. Ajude com um pouco de esterço para o lado da curva. No momento em ela começar a inclinar compense na aceleração. E pronto a física fará a moto andar sobre um eixo imaginário que será o vetor da curva. Quando mais rápido o deitar e acelerar e com maior ângulo, maior a velocidade angular e mais rápido VC está de novo indo reto, do lado de lá da curva. No entanto há limites... As pedaleiras, escapes e sua agilidade, assim como as condições da pista e dos pneus.
Para sair da curva simplesmente vá alinhando o guidão e aliviando o peso da lateral para o centro da moto.
Assim VC faz curvas de quase qualquer velocidade. Mas depois de dominar esta parte. Sugiro estudar o contra-esterço que vai facilitar muito a vida na hora de inclinar a moto. E principalmente na estrada onde sequências de curvas não te dão tempo para utilizar apenas o peso do corpo.

7) Vai no estacionamento de algum supermercado. Se vc for de SP, tem um mercado la no começo da raposo que o pessoal usa pra treinar. La vc pega umas caixas de papelao e treina alguns slalons com a moto... de preferência em baixa velocidade.
8)Citação de: Dado em Julho 31, 2015, 10:03:46 am
Se a moto for PESADA e por algum motivo, manobrando, você desequilibrar ou pender demais a ponto de não conseguir segurar, NÃO tente levantar ela, você vai se matar de fazer forca até te dar uma câimbra e vc soltar ela com tudo no chão arrebentando mais ainda.
Se pendeu e vc viu que não da pra voltar deite ela devagar até o chão... ai vc sai dela e se coloca em uma posição boa para levantar.
Dessa forma vai minimizar e muito o prejuízo!!!
9) Não pare rápido segurando o freio da frente com muita força enquanto não está 100% reto. É muito comum este tipo de queda
10) MUITO IMPORTANTE - não compre peças de moto roubadas, esta cobra pode te picar um dia! Investigue a fundo a origem!
11) Aprendendo com os erros, nossos e de amigos:

Citação de: PeterKing em Janeiro 13, 2013, 06:56:50 pm
[...] Realmente pensando com cabeça fria vemos que podíamos ter feito algo pra minimizar riscos!
Tenho 4 meses de HD!
Acho que faltou um pouco de direção defensiva entende?
Hj sinceramente eu esperaria a carreta fazer a curva passaria por tras dela e pela esquerda !mesmo que buzinassem atras de mim!
E como tu disse! Farol , buzina tudo e mesmo assim ficar muito esperto !
[...]
Nao posso reclamar pois ganhei minha vida novamente mas que doeu tb o coração qdo vi a motoca putz!
To pagando a bichinha ainda!
Mas blz!
De qq forma  fica o aprendizado e alegria de viver ,por isso quis relatar isso aqui 
Pelo menos trocamos experiências e alertamos ate mesmo os mais experientes !!!!!

Citação de: Udo em Janeiro 11, 2013, 05:14:02 pm
Fala, galera!
Bom, hoje de manhã eu sofri um acidente com minha moto. Estava a uns 50 km/h na Estrada de Itapecerica e iria passar entre um Fiesta branco e um caminhão, quando o Fiesta me fechou e eu freei. 
A roda da frente derrapou e eu fui pro chão, embaixo do caminhão de 2 eixos em movimento.
No momento pensei: Vai passar por cima de mim, morri.
Só que, ao invés de acontecer isso, as rodas traseiras me empurraram pra frente e eu fiquei com o corpo todo embaixo do caminhão, ainda em movimento.
Nisso eu consegui me alinhar em relação ao caminhão e pensei: Se eu ficar assim, ele vai passar direto e daí blz!
E foi isso que aconteceu. O caminhão seguiu em frente, eu deitado no asfalto com a cara colada no chão e ele passou. O para-choque traseiro (aquele que retrai quando o caminhão passa por uma valeta) ainda bateu no meu capacete e o caminhão só parou uns 50 metros depois. O motorista, que não teve culpa de nada, ficou muito assustado com tudo, me deu todos os dados que pedi e seguiu seu caminho, pois eu disse que ele não poderia fazer mais nada ali.
Eu nem acreditei enquanto levantava, com um dos pés descalços e ralados nos joelhos e punhos. Me levantei e mexi braços e pernas pra ter certeza de que não tinha quebrado nada, enquanto vários motoqueiros pararam o trânsito e correram pra me ajudar. Eles gritavam: Não levanta, mano, o caminhão passou por cima de você!
Só que eu estava bem. Caminhei até a beirada da avenida e um dos motoqueiros trouxe meu tênis que tinha sumido. Calcei, tirei o capacete, enquanto todos diziam que eu tinha nascido de novo.
E é verdade, nasci de novo. Caí embaixo de um caminhão em movimento e saí quase intacto. 
A moto pode dar perda total, só terei confirmação na semana que vem. O meu mac, que estava no baú, ficou preso entre as rodas dos eixos traseiro do caminhão, que é onde eu teria ficado, e morrido. O mac ainda liga, mas a tela está destruída e o hd não gira. Depois vou ver se dá pra recuperar os dados.
Mas estou bem e quero comemorar isso. Aceito sugestões e estão todos convidados pro meu re-aniversário.
Deixo aqui o meu muitíssmo obrigado a todos que torceram, rezaram e ajudaram, em especial aos anônimos de duas rodas que pararam no momento do acidente.
Pode dizer o que quiser dos "motoqueiros", mas hoje eles me ajudaram quando eu mais precisei.
Muito obrigado, um abraço e boa vida a todos, pois não é todos os dias que dá pra ter uma segunda chance.

12) AH o vendedor mandou eu pegar a sportster, que é uma moto de entrada.... [bravo]
O que todo mundo tem que entender é que sportster não é moto de entrada nem o primeiro degrau da escada... é a HD mais clássica em linha, e uma das mais difíceis de pilotar... acho que so perde pra rocket e pras v-rods com o pneuzao todo.... o motor é altão e bem arredio.... (se não acredita que ele é arredio, segura ele a 135 kms/h segurando BEM firme durante mais de 20 mins kkk)
uma deluxe por exemplo é a mais fácil de pilotar..
Por fim: Assista o DVD "Ride like a pro" (se vira pra achar kkkk) e observe bem os outros motociclistas, tem bastante a aprender com eles.

 Seguir essas recomendações é questão pessoal. Nada garante que "chutar o balde" e decidir viver o sonho de "pilotar a primeira HD" ignorando o que foi resumido pelo Mazz vai ser fatal ou sequer será a certeza de um acidente.

Como já disse em outras oportunidades: cada um sabe onde aperta o sapato, mas é mais fácil (e menos doloroso em duas rodas) aprender com os erros dos outros do que com os nossos.

De resto, só posso desejar que a estrada e as ruas sejam sempre madrinhas e não madrastas.

6 comentários:

Bayer // Old Dog disse...

Compartilhado!

Gabriel disse...

Valeu Wolfmann!!!

Dicas e conselhos preciosos pra quem esta começando, como eu (ainda que não com uma HD).

Abraços

wolfmann disse...

Gabriel, esse "resumão" é um apanhado das opiniões de foristas do Fórum Harley.

Dentro deles estão as minhas opiniões e outras que não concordo na totalidade, mas não deixam de ser boas sugestões.

Abraço.

ACG disse...

A Fat Boy 2008 vem com alarme?

wolfmann disse...

Não vem. O sistema de segurança só foi incorporado a partir de 2011.

Unknown disse...

Legal mesmo Wolfmann, comecei pilotando Bros 150cc, depois fui pra uma tenere 250cc e hj uma Dyna Super Glide Custom... Cada dia que eu saio com ela eu aprendo algo a mais. Nunca sofri um acidente, mas sei que é algo que estamos sujeitos. E uma certeza eu tenho, sempre há algo a aprender quando se trata de pilotar uma moto, ninguém sabe tudo!