quarta-feira, 24 de setembro de 2014

a polêmica entre fãs do SoA e MCs

Pois é: surgiu uma situação entre os fãs cosplay do SoA e membros de MCs por conta do colete vendido como souvenir da série e que alguns tem usado como forma de se identificar como fã da série se sentindo o próprio "wanabe" SoA.

Enquanto muitos defendem o uso do colete fechado do SoA fazendo uma comparação com camisetas de bandas de rock, membros de MCs alegam ser desrepeitoso o uso de um colete fechado por quem não fez por onde.

Já deixei clara a minha posição em pertencer a um MC: não tenho perfil para ser membro de MC, o que não me impede de ver o conflito com a visão de quem se interessa pela cultura do mundo de duas rodas, coisa que parece difícil de ser vista com quem não quer se interessar pelo que acontece fora do mundo do life style do marketing que envolve esse universo tão atraente para quem olha de fora.

Ou não entendem ou preferem confundir para não entender.

Já vi vários "MC"s nascerem pelo desejo de usar o colete fechado. E já vi esses mesmos "MC"s morrerem por não entenderem o que significa usar um colete fechado. Mais do que usar um colete do SoA por ser um fã, é preciso entender o que significa usar um colete fechado.

O souvenir da série que é vendido na web, se realmente fosse uma simples questão de marketing de uma série de ficção teria o cuidado de evitar a venda do colete fechado nem que fosse para valorizar o conteúdo da série: a vida de clube 1%.

O descompromisso com o significado já desmerece esse marketing mal (valeu Tovar!) feito.

Mesmo não pertencendo a MC, entendo e conheço o comprometimento que cada membro tem com o clube e isso está representado no colete fechado. O uso desse souvenir representa para cada membro de MC um desrespeito a esse comprometimento, que para muitos é razão para acordar diariamente.

O fã da série pode até não conhecer o significado de um colete fechado, mas se é realmente um fã dos MCs e por isso se tornou fã da série vai procurar saber como não desrespeitar os MCs que tanto diz admirar.

O problema é o "malvadão de fim de semana" com hora para voltar para casa e que não passa muito da "esquina onde todos se reúnem" que quer usar a desculpa de ser fã para usar um colete fechado.

Essa é a questão que incomoda os membros de MCs quando encontram um colete do SoA na rua.

7 comentários:

Tovar disse...

Faço parte de um MC, sendo um dos fundadores. Ultimamente não venho mais encontrando sentido em permanecer no grupo.
Com o passar do tempo vamos mudando de idéias e ideais.
Concordo com a posição manifestada a respeito de MC's tanto neste blog quanto no blog do Bayer.

Bayer // Old Dog disse...

Kurt Sutter, o criador e produtor da série, tanto sabe disso que proibiu a venda de qualquer merchandising que usasse o "three piece patch", especialmente os que contêm o território.

Um post dele sobre o assunto:
http://sutterink.blogspot.com.br/2009/01/ebay-scum-continue-to-exploit.html

Luis Álvarez disse...

Estou no motoclubismo já faz aproximadamente uma década, digo que ficaria bem bravo se por acaso visse um fulano com o colete do meu clube, iria usar de qualquer artifício legal pra tirar o colete do cara.

Mas por favor, não confundam as coisas, um colete é um colete, não existem "donos" do motociclismo, e mesmo se existisse alguém exigindo a patente do padrão dos coletes, esse alguém certamente não seria nenhum clube 1%.

O que aconteceu no nordeste há algum tempo atrás foi uma covardia tamanha que eu não tenho como descrever, uma turma bem família ( com até crianças envolvidas) com colete SOA foi obrigado a tirar os patchs do colete, sendo o motivo alegado "não é um mc, logo não pode usar colete desta maneira".

O clube, que tirou os coletes com tamanha violência, tem membros acusados de tráfico de drogas, porte ilegal de armas de calibre restrito e até homicídio, que moral ele tem pra querer "moralizar" e até "profissionalizar" o meio?

Se liguem, liberdade é algo frequentemente usado no nosso meio, mas o conceito anda cada dia mais distorcido. E a força abusiva e autoritária ganha espaço nessa brecha.

Dane-se que você dorme e acorda pelo seu MC, você não é dono do motoclubismo... muito menos do motociclismo...

Fabio disse...

Essa questão é complicada e não é apenas no Brasil que isso está acontecendo.
Existem inclusive alguns vídeos no Youtube onde líderes de MCs alertam que o uso dos Patches de SOA em coletes deve ser evitado por conta de considerarem falta de respeito com quem realmente vive o motoclubismo.
Concordo com sua colocação, Luis Álvarez, porém, existe também a questão do direito autoral. Como bem disse o Bayer, o próprio autor da série proibiu a venda dos Patches.
No Brasil ocorreu um caso em que foi fundado um motoclube chamado "Filhos da Anarquia", na cidade de Cianorte, no Paraná. Eles usavam inclusive os Patches do seriado em seus coletes. O resultado disso foi uma notificação da FOX LA solicitando "gentilmente" a mudança do nome do motoclube, exclusão da página do clube no Facebook e a imediata remoção dos PATCHES e tudo relacionado ao seriado sob pena de processo por uso indevido da marca. Conheço alguns detalhes desse caso pois trabalho na área(TV por Assinatura) e tenho alguns contatos na citada programadora.
Vejam que o caso não é simplesmente "sou fã e tenho o direito de me vestir como um membro do MC". O buraco é bem, bem mais embaixo.

wolfmann disse...

Fábio, desculpe pelo tempo que o comentário esteve pendente de moderação. Estava viajando e o blog entrou de férias comigo.

Sobre o post, reitero a posição sobre o colete fechado: a tradição sobre o mérito em conseguir fechar o colete existe e aquele que deseja ser respeitado precisa respeitar as tradições existentes.

Deseja usar um colete? Existem várias opções: desde o colete do HOG (que eu uso nos eventos HD/HOG) até coletes com patches diversos das marcas ou até mesmo o Lone Wolf.

Fábio disse...

Falou tudo, Sr. Wolfman.
Como eu disse: concordo com o Sr. Luiz Álvares no que tange à abuso de força, desrespeito à grupos familiares e etc, mas como ex-membro de um M.C, conheço algumas outras histórias além da que citei anteriormente que não acabaram muito bem pra quem decidiu bater de frente e não respeitar algumas das "regras não escritas".
Infelizmente tem muito disso, creio eu, principalmente em se tratando do pessoal que esta iniciando nesse mundo.
O Bayer já citou em seu Blog por diversas vezes algumas dessas "regras", sempre seguidas de algum alerta do tipo "cuidado onde você está pisando" mas tem sempre gente que prefere pagar pra ver...

Luís Alvarez disse...

Sinto empatia pela ideia do Tovar, quanto mais vejo "as regras não escritas" e o meu clube abraçando essa escrotidão que vem numa sacola, sinto vontade de me afastar desse mundo.

Quem assistiu "Easy rider" e "Road to paloma", acha que motociclismo tem tudo a ver com liberdade e conhecer a si mesmo, saiba que o motoclubismo é tudo isso ao contrário, tem tudo a ver com "regras, regras e mais regras, álibis para sair arrumando treta por aí".

E não há uma boa maneira de terminar esse texto