domingo, 28 de setembro de 2014

garantia estendida

Para quem ainda não conhece, a HDMC oferece um plano de extended service que funciona como um seguro contra quebra de peças por defeito apresentado após o término da garantia.

Lógico que para usar o serviço você deve ter feito todas as revisões durante o prazo de garantia. O local onde foram feitas as revisões é fonte de muita discussão, já que o manual vem com a recomendação da execução de serviço feita em oficina autorizada ou certificada, e não deixa explícito como é feita a certificação de oficina não autorizada.

No Brasil, a HDMC começou a oferecer este serviço em 2013 alguns meses após o lançamento do Harley-Davidson Financial Services, serviço este feito em parceria com a Bradesco Seguros.

Em tese, a garantia estendida é um serviço premium que oferece proteção ao bolso do proprietário de HD em caso de defeito pós-garantia em uma peça vital e cara (coisa natural em termos de HD), basta ver o link no site da HDMC: http://www.harley-davidson.com/content/h-d/pt_BR/company/finance/extended-service.html .

Muitos amigos que compraram as Tourings Rushmore Project aderiram ao serviço, e eu penso que ser recomendável pois com a tecnologia embarcada e o sistema elétrico que a gente da conhece, a possibilidade de defeito em um módulo de ABS ou BCM vai custar caro ao bolso se acontecer após o término da garantia.

Logo após a primeira fase de vendas do projeto garantia estendida aos consumidores de moto zero, a HDMC estendeu esse serviço a quem tinha comprado e estava em garantia e aos proprietários que estavam em final de garantia.

Tudo ótimo, mas sempre tem algum pepino. Esse serviço funciona como um seguro, e como tal estará sujeito à análise da seguradora como em um processo de sinistro comum: documentação e vistorias feitas, o serviço é autorizado e a autorizada executa o serviço. Não é automático como no reparo em garantia, onde cumprida as exigências normais, a fábrica autoriza o serviço.

Com isso o reparo pode custar mais tempo da moto parada na oficina, uma vez autorizado o serviço pela seguradora, será preciso ter a peça em estoque. E isso deve ser difícil levando em consideração a logística habitual da HDMC Brasil. 

Tudo dentro da normalidade, é um seguro contra defeitos de peça.

Acredito que não existirão problemas no uso dessa garantia, não li nada sobre exceto sobre relato de problemas burocráticos na contratação do serviço como emissão de apólice deixando intervalo de tempo sem cobertura ao fim da garantia (detalhe é sempre conferir os dados da apólice).

E por último, uma informação que me causou surpresa: a seguradora que vende o serviço é a Liberty e não a Bradesco Seguros que já vende os serviços do Financial Services, mesmo com extended service sendo um serviço previsto a ser prestado pelo Financial Services.

Custo a entender como funciona uma parceria entre a HDMC e o Bradesco onde a montadora tira um serviço, em tese rentável para a seguradora já que seria um serviço com sinistralidade perto de zero levando em consideração a confiabilidade das motos, do controle do banco parceiro para entregar a um concorrente.

Só consigo imaginar que o Bradesco não tenha se interessado pela administração desse seguro específico.

Gostaria de saber quais os motivos para o Bradesco não ter se interessado pelo serviço...

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