quinta-feira, 25 de julho de 2013

problemas de uma HD fora do catálogo

Mais uma postagem do Old Dog que vale a leitura: http://olddogcycles.com/2013/07/minha-harley-saiu-de-linha-e-agora.html/comment-page-1#comment-1469 

Irretocável e vou aproveitar já que o assunto da compra da HD está em alta: a grande dificuldade na compra de uma moto fora de linha é alguma peça específica do modelo, que pode deixar a moto parada até conseguir uma solução. Minha moto está passando por isso: tenho um defeito que ainda não solucionei, estou na base da tentativa e erro, e já tive que peneirar o mercado para achar uma peça. Mas nada que já não aconteça com as motos em garantia.

A maioria dos interessados em comprar sua HD acabam deixando de lado um modelo que lhes interessa apenas pelo anúncio que a fábrica pretende encerrar a sua montagem. Esse é um pensamento de quem comprar carro zero pensando em trocar no final do ano e efetivamente não vai se aplicar a uma HD.

Muitas motos que saíram de linha foram bastante valorizadas, como é a Softail Deuce. Não dá para saber se a XR1200 ou a Blackline (bolas da vez) terão valorização ou não quando estiverem fora de linha. O que dá para saber é que elas continuarão sendo mantidas pelos seus proprietários, mesmo fora de linha.

Provavelmente com as mesmas dificuldades em manter uma Fat Boy 2006 com motor TC88, que também saiu de linha e foi substituída por uma moto totalmente diferente apesar de manter o mesmo nome.

E como proprietário de uma moto fora de linha, posso dizer que não é muito diferente de manter uma moto em período de garantia (no máximo dois anos de fabricação).

Se a sua ideia é comprar uma HD, compre a que lhe agrade e tente fazer o melhor negócio possível. O uso compensa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Wolfmann,

Mais uma vez uma boa colocação. Eu sinceramente acho que a dificuldade de manter uma antiga, as vezes é até mais fácil do que as atuais. Pois as peças para as antigas são na maioria das vezes mais fáceis de serem encontradas. Além disso, há outras coisas mais difíceis nas atuais, como uma simples sangria de freio, que nas sem abs, podem ser feitas de forma " tradicional" enquanto nas com abs so com uma ferramenta eletrônica especial. Sem contar que a HD, mudou o protocolo de comunicação das ECM's atuais para CAN BUS e com algumas alterações fora do comum... Ou seja fica mais difícil um diagnóstico e até mesmo de encontrar um scanner adequado.
Hoje o dito,mecànico, tem de comhecer pouco de mecânica e saber muito de Ingles e de eletrônica, para poder ler os scanner e diagnosticar ou até para executar simples procedimentos de teste.

Eu, ando estudando muito minha HD e estou na caça de um scanner efetivo, para que eu possa desvendar alguns mistérios e poder ajudar maisos colegas.

Mais, quanto mais antiga , mais fácil de mexer....

E falta de peça é algo comum no meio automotivo e motociclistico... Enquanto o Brasileiro não aprender a exigir seus direitos, isso não vai mudar.

Abcs
Alex63