quinta-feira, 6 de setembro de 2012

fim de semana em BH

Estive com o HOG RJ em BH para prestigiar o lançamento da segunda edição do livro "Ushuaia, viajar de moto para El Fin del Mondo" do nosso companheiro Artur Albuquerque.

O lugar escolhido para a manhã de autógrafos foi a loja BH Harley-Davidson, durante o café da manhã, já que o dealer mineiro/carioca patrocinou a nova edição.

Belo Horizonte continua uma cidade boa de se visitar, principalmente porque o choque de ordem que tirou as mesas de bar das calçadas ainda não acontece na capital mineira. Dessa forma ainda se consegue sentar ao ar livre em plena cidade.

Houve uma confraternização entre os dois Chapters (BH e RJ) na sexta à noite e no sábado, após a manhã de autógrafos, o Chapter RJ saiu para um "rolé urbano" pela capital mineira.

Mas o que vale mesmo é comentar sobre a estrada: a BR-040 está em ótimas condições de uso na parte pedagiada (até Juiz de Fora) e segue em boas condições até Conselheiro Lafayete e desse ponto em diante piora muito por conta das mineradoras. Piso muito maltratado, muita sujeira e tráfego excessivo de caminhões forçam a baixar o ritmo de viagem (sem falar nos inúmeros pardais).

Na volta, o pessoal do Chapter BH sugeriu um desvio pela Estrada Real (MG-030) já na saída de Belo Horizonte e retornando à BR-040 na saída para Ouro Preto, praticamente depois de Conselheiro Lafayete onde a BR-040 volta a ter boas condições para uma viagem tranquila.

Apesar do ritmo mais lento ditado pela sinuosidade do traçado da MG-030, o bom estado do piso e as excelentes paisagens, sem falar que os caminhões das mineradoras ficam fora desse trajeto, fazem com que esse desvio valha a pena. Em termos de quilometragem, o aumento é pequeno (cerca de 20 kms) e o se faz praticamente no mesmo tempo de viagem.

Para quem gosta de estrada, vale a pena.


Nenhum comentário: