quinta-feira, 1 de março de 2012

calor: como administrar o desconforto?

Este mês de fevereiro deve ter sido um dos mais quentes dos últimos anos e o desconforto causado pelo calor (e aumentado pela dissipação de calor vinda do motor Twin Cam) acaba sendo um fator importante na hora da pilotagem segura.

Se você pilota equipado, como manda a regra (capacete, casaco, calça, luva e bota), e se desloca no horários de pico por uma cidade como Rio ou São Paulo, o desconforto causado pelo equipamento de proteção acaba sendo fator gerador de estresse e consequente desatenção.

Se você pilota se permitindo diminuir a proteção, pode acabar se arrependendo por conta de um acidente.

Chegamos a uma situação entre a cruz e a espada.

Infelizmente não existe conduta perfeita.

Minha experiência é minizar o risco e aumentar o conforto. Se você decide abandonar luva ou bota o risco aumenta em uma proporção pequena e conseguindo maior conforto, vale a pena.

Se você decide abandonar o casaco e usa o capacete aberto, recomendo mais cautela na sua pilotagem pois seu risco em deixar pele pelo asfalto aumenta na mesma proporção em que você abusa do corredor, da velocidade ou de manobras mais audaciosas.

Sei que a intenção é aproveitar a versatilidade da motocicleta e sair logo do calor, mas lembre sempre que quanto menos equipado, maior deve ser sua preocupação com você, sua moto e o mundo à sua volta.

Vale sempre lembrar sobre a hidratação: a gente transpira bastante e perde água, principalmente no meio de carros e ônibus: procure beber água e se realmente dispensar o casaco, lembre do protetor solar.

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