domingo, 18 de março de 2012

auto-confiança - falta e excesso: dois extremos a serem prevenidos

A maior causa de tombos de motocicleta é o piloto. Inexperência, imprudência ou negligência do piloto são fatores quase sempre presentes nos acidentes.

Um agravante a esses fatores é a auto-confiança do piloto. Pilotos muitos experientes tendem a ser descuidados nos percursos muito conhecidos como ir e voltar do trabalho. Pilotos pouco experientes acabam não saindo de situações mais complexas porque não acreditam que possam executar uma manobra menos usual.

Como achar o equilíbrio é tarefa que depende de cada um.

Nos últimos trens do HOG que participei tenho visto muitos colegas, que por serem inexperientes com a moto, tem tido dificuldades em manter o ritmo na estrada.

E também já vi outros colegas, que se percebem como muito experientes na pilotagem, tem aumentado as dificuldades para o grupo se manter coeso na estrada.

O Group Riding depende da disciplina para funcionar e isso implica em achar um nível que tanto calouros quanto veteranos possam sentir-se a vontade na formação.

Por mais que você tenha quilometros de motocicleta, se você está começando com a sua primeira HD tenha em mente que a moto tem um nível de exigência diferente das outras motos que você teve. Em relação à outras custom, as HDs normalmente são mais pesadas e estáveis. O grande torque do motor HD é uma vantagem que precisa de tempo e kms para ser usufruída. Técnicas de controle de motos pesadas precisam ser treinadas até o nível de se tornarem instintivas, sem falar em frenagens de emergência e o contra-esterço.

Mesmo um piloto com alta experiência em big trails sente dificuldade na hora de consertar uma curva mal feita com uma custom de alta cilindrada como são as HDs. Pilotos que vieram de speeds nem se fala... outra forma de pilotagem onde derrapagens controladas conseguem resolver problemas inesperados, com certeza vão levar uma HD para o chão.

É o excesso de auto-confiança desses colegas que acaba sendo o problema na hora de acompanhar o trem. Esses colegas exageram na velocidade ou na entrada de uma curva e inesperadamente entram em uma situação que exige uma manobra que a falta de experiência com motos pesadas acaba sendo um agravante, apesar de toda experiência anterior.

Já os pilotos que estão começando agora e tem pouca ou nenhuma experiência (nos últimos treinamentos haviam vários colegas que compraram suas HDs assim que conseguiram a habilitação, sem qualquer experiência além das hondas e yamahas das moto-escolas) precisam se conscientizar que não é apenas ouvindo os mais experientes que conseguirão evitar problemas nas estradas e ruas por onde vão pilotar suas HDs. É preciso se acostumar ao peso, à forma de fazer curva e à suavidade no uso de freios e acelerador para evitar sustos e começar à acreditar que a moto e o piloto conseguem fazer aquela curva acentuada ou desviar daquele "buraco aberto ontem".

Enquanto não acreditar que pode realmente controlar HD e seus mais de 300 kg, você não deve se expor à situações que podem trazer muitos eventos inesperados. Treine, faça percursos mais curtos e mais fáceis. Rode com algum colega mais experiente e preste atenção à forma que ele pilota a HD. Aprenda e não tenha medo de perguntar, alguém sempre vai te responder.

O HOG é uma boa forma de iniciação.

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