terça-feira, 9 de agosto de 2011

filtro de ar e escape esportivo afetam a vida útil do motor?

Muita gente fica preocupada com as alterações mecânicas e o quanto isso pode afetar a vida útil do motor da motocicleta.

Reza a lenda que um motor de HD dura pela eternidade antes de ser necessário retífica.

Assim como eu escuto muito que os engenheiros devem saber o que estão fazendo quando projetam e fabricam uma HD e que as alterações vão diminuir a vida útil de um motor HD.

Bem, eu discordo de ambas as afirmações. Não existe motor que dure a vida inteira e acho que alterar filtro e escape só beneficia o aproveitamento do motor e consequentemente aumenta a vida útil dele.

Aos 48000 kms, minha Fat teve a troca dos tensores preventiva e ainda se encontravam em bom estado, podendo seguir por muito tempo. Para a troca desses motores é aberto o cabeçote e segundo o Paulo Leal, minha moto segue em excelente estado, com baixa deterioração visível.

Sendo assim, a troca de filtro e escape com apenas uma semana de uso não produziu nenhuma consequencia negativa até o momento da abertura do cabeçote. Uma moto stock teria o mesmo resultado? Provavelmente sim.

Então porque afirmo que as alterações trouxeram benefícios? Em primeiro lugar porque não trouxeram prejuízos como muitos falam. E depois porque a moto trabalha fazendo menos esforço e dissipando menos calor exatamente por ter menos trabalho em admitir, queimar e expulsar a mistura mais rica que está programada pelo SERT.

Mistura mais rica significa mais combustível para ser queimando, menos trabalho para comprimir a mistura e menos esforço para executar o mesmo trabalho que um motor stock teria.

Ao longo do tempo isso vai ser comprovado, mas até agora nada me faz pensar que tenha diminuído a vida útil do meu motor.

Um comentário:

Vinicius Batistetti disse...

Parabéns e obrigado pelo texto!
Simples, direto e com um argumento incontestável!