quarta-feira, 20 de outubro de 2010

FTD: evento genérico HOG

Na quinta feira passada (14.10) começou a ser divulgado o 1º HOG Chapters Brasil - Petropólis/2010. Através de e-mail enviado a algumas pessoas, principalmente para o Chapter Curitiba (o blog que divulga a programação postou chamada na sexta e o Guma HD postou antes, na quinta) e foi crescendo a divulgação através da comunidade blogueira (já foi divulgado inclusive pelo HOG RJ através do Facebook).

Eu pedi maiores informações porque as que tinha se resumiam a data e local e recebi e-mail da empresa encarregada do evento com divulgação de preços, sugestão de hotéis para hospedagem, material de divulgação do hotel onde será realizado o evento, divulgação da cidade onde se realizará o evento (Petropólis), distâncias para as capitais do SE, composição do kit (pin + camiseta) e resumo da programação (e bota resumo nisso: welcome drink, festa com DJ, almoço beneficiente). É divulgado também que existe uma foto e dvd oficiais.

Não achei informação sobre quem patrocina o evento e isso chama a atenção nos tempos atuais. Não sei se seria patrocinado pela HD ou pelo dealer nacional, como em todos os anos.

Esse detalhe também chamou a atenção do PHD Roque, que fez seu dever de casa que, após ter contatado a HD, já recebeu resposta da HD dizendo que não existe previsão de evento internacional HD nesta data. Antes disso já havia contatado a empresa responsável pela realização do evento e tinha tido resposta no sentido de que tanto a HD quanto o dealer não estariam envolvidos no evento e que o nome do HOG estava sendo usado apenas para nomear o encontro de motociclistas em Petropólis.

Para maiores esclarecimentos recomendo a leitura do blog dele, em ordem cronológica:

Festa é sempre bom, a programação e o formato já é conhecido por muitos, mas merece algumas considerações: o local do evento é um hotel (que o material enviado pela empresa que realiza o evento afirma ser destinado apenas para os portadores do passaporte) que fica fora da cidade de Petropólis (na BR-040, na altura de Itaipava), assim como os demais hoteis sugeridos, todos nos arredores de Itaipava (com reservas através de outra empresa).

Outro detalhe é o pagamento adiantado e aceito somente até 6/11. Com valores muito próximos dos valores do XII HOG Rally, mas sem o comprometimento da fábrica ou do dealer, acrescidos aos valores dos pacotes de hospedagem de feriados acaba sendo um investimento de risco para um evento (ainda) sem tradição como, por exemplo, os eventos do PHD em Blumenau ou da HD Point (em sua terceira edição) ou ainda os eventos na Argentina (Mendoza) e Uruguai (Punta del Este).

Apesar de começar mal e inspirando certa desconfiança pelo uso indevido da marca do HOG como chamariz, pode ser uma oportunidade para rever os amigos de outros Chapters desde que o evento seja adotado pelos membros do HOG.

Para nós do Chapter RJ, fica fácil subir a serra e encontrar os amigos sem grandes problemas porque mesmo que o hotel esteja vetado aqueles que não tenham o passaporte, a programação parece ser flexível o suficiente para marcar ponto em Itaipava.

Resta saber apenas qual vai ser a adesão ao encontro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nós como proprietários da Harley Davdson que somos, acho que devemos ir ao evento idenpendente se ele é oficial ou não. Se fizermos campanha contra, acho que isso enfraquece cada vez mais a marca e inclusive para aqueles que estão pretendendo comprar uma Harley nova. Certo de que eles pensarão duas vezes, porque o que se parece é que estamos lutando contra a marca e isso nos Estados Unidos não acontece, muito pelo contrario, eles crescem a cada dia porque incentivam as pessoas a participarem.

wolfmann disse...

Amigo ou amiga anônimo, não tem ninguém fazendo campanha contra ou a favor.

Apenas existe um sentimento de desconfiança pelo fato de não haver tradição na empresa que está promovendo e realizando o evento.

Aqui no Rio, o Chapter RJ comparece regularmente desde 2009 nos principais eventos motociclísticos aqui no estado e um evento é um evento, mas quando a gente gasta dinheiro gosta de saber onde está gastando.

Outro detalhe, participar de um evento não oficial ou oficioso engrandeceria a marca ou tornaria mais forte a posição de quem chamar para si a autoria do evento, considerando que o evento seja um sucesso.

E por último, a qualidade da organização do último HOG Rally foi abaixo da média de eventos anteriores. Sei que encontrar os amigos não tem preço, mas isso pode ser feito na praça de Itaipava já que a programação mostra bastante tempo livre entre festa/almoço/foto oficial e a simples movimentação de um grande número de Harleys pelo local do evento já divulga a marca.

Esses são pontos a serem ponderados e como já disse antes, se os membros dos diversos Chapters no Brasil se movimentarem no sentido de prestigiar o evento, com certeza esse será o motivo do sucesso do evento.

Pri disse...

Olá.. Tb recebemos a comunicaçao deste evento na semana passada, o que acreditamos ter sido um pouco em cma da hora.. mesmo assim deu tempo de ir atras dos organizadores e acabamos decidindo por ficar em um hotel mais no centro de petrópolis, já que nenhum hotel sugerido oferecia um pacote aos participantes do evento. Compramos o passaporte e, como estamos há pouco tempo no universo HD (temos harley desde set/09), vamos pela primeira vez em um evento deste tamanho. Já estivemos em outros bate&fica dos chapters aqui de Sao Paulo. Acredito que valha a pena conferir....

wolfmann disse...

Acho que realmente pode valer a pena.

Outros eventos organizados pela HD/dealer que participei foram muito bons, começando pela viagem em grupo até o local do evento.

Se tivermos esse tipo de adesão, com certeza será uma bela festa.